O que estudar para concurso

Atualizado em 27/10/2020 às 14:24

Saiba o que estudar para concurso e fique mais perto da vaga!

Cada vez mais os concursos públicos são buscados como forma de as pessoas conseguirem uma oportunidade de trabalho melhor, aliando excelentes salários e benefícios, com estabilidade e carga horária diferenciada. Isso, como se sabe, raramente é encontrado na iniciativa privada. Tendo isso como base, preparamos esse post especial onde iremos te mostrar o que estudar para concurso.

Ter conhecimento desse aspecto é extremamente importante pois apenas serão aprovados e, consequentemente, conquistarão a sonhada vaga, aqueles que estiverem muito bem preparados, que souberem os conteúdos a serem cobrados, enfim. O sucesso depende muito de foco, determinação, e claro, bastante conhecimento.

grupo estudando para concurso

Foco, determinação e conhecimento são peças chave para o sucesso

A partir de agora você verá quais são as disciplinas que mais aparecem nas provas para cada nível de escolaridade, encontrará vídeo aula para concurso de várias delas, conhecerá métodos complementares que farão toda a diferença durante sua preparação, enfim. Trata-se de um roteiro completo que te deixará muito mais perto de ser aprovado.

Escolhendo o concurso

Antes de saber o que será necessário estudar, o ponto de partida é escolher qual será o concurso público para o qual você irá concorrer. Se ele estiver com inscrições abertas ou edital publicado já será possível conhecer os conteúdos programáticos a serem vistos, separados por cargo ou simplesmente pelo nível de escolaridade.

como escolher um concurso público

Saber escolher o concurso que irá prestar é fundamental

Agora, se por acaso o certame que você pretende fazer está com status de autorizado ou previsto, não há ainda como saber o que será cobrado. Nesse caso o estudo se dará através do que foi cobrado em provas anteriores do órgão ou do cargo. Alguns conteúdos tendem a se repetir ou ser muito parecidos, portanto, antecipar a preparação com o auxílio de um curso online pré-edital é muito importante.

No mais, é importante confirmar se de fato as atribuições do cargo para o qual você pretende buscar uma vaga estão de acordo com o que busca, e claro, se possui os requisitos básicos para concorrer a ele.

Ler o edital é fundamental

Acredite, ainda há muita gente, principalmente os concurseiros de primeira viagem, que acreditam que ler o edital do concurso público para qual irão prestar é perda de tempo. Não é! Muito pelo contrário, este documento é um dos seus maiores aliados durante essa jornada.

Tá certo, sabemos que muitas coisas nele contidas não são assim tão necessárias, mas então veja pelo menos os pontos mais importantes, entre eles o cronograma onde constará o período de inscrições, o dia de aplicação das provas, quando será divulgado o ensalamento, etc.

No edital você também ficará por dentro das regras do certame e de como ocorrerá a correção das avaliações. Saberá quantas vagas são disponibilizadas para cada cargo, bem como suas respectivas remunerações, exigências e atribuições.

estudando para concurso

Não se preocupe em gastar alguns minutos lendo o edital

E óbvio, quais serão as disciplinas e assuntos de cada uma delas cobrados para os cargos, através do conteúdo programático, e como as questões serão distribuídas na prova. Quando se trata de o que estudar para concurso, o ideal é que você dedique uma boa quantidade de minutos nessa parte do edital.

Dica captada? Então vamos continuar…

Hora de saber o que estudar para concurso

Cargo escolhido, concurso definido, edital lido, agora é hora de arregaçar as mangas e iniciar a preparação que te levará a ter o nome entre os aprovados. Como prometido, separando por nível de escolaridade, iremos listar quais são as disciplinas e assuntos de cada uma delas que mais costumam ser cobrados:

Nível Fundamental

Quem opta por prestar concurso para cargos que têm como exigência este nível de escolaridade costuma encontrar provas mais simples no que diz respeito a dificuldade e também com uma quantidade menor de questões. Sabendo disso, muitos concurseiros que já possuem nível médio e até superior, também se inscrevem para elas.

As disciplinas comuns são as seguintes:

disciplinas básicas em concursos de nível fundamental

– Língua Portuguesa

Principalmente no que diz respeito a interpretação de textos, ortografia, pontuação, verbos, acentuação e conhecimento das palavras.

– Matemática

Nesta disciplina, que costuma causar temor independente do nível de escolaridade em que será cobrada, os temas mais recorrentes são as operações básicas e com conjuntos, as equações de 1º grau, regra de três e raciocínio lógico.

– Conhecimentos Gerais e Atualidades

Aqui será avaliado se o concurseiro tem conhecimento sobre o que está acontecendo em seu estado, no país, e em algumas vezes até no mundo. Por isso a importância de estar sempre atualizado, ler ou assistir jornais, enfim. Há muitos casos também onde é perguntado sobre o cargo ao qual está concorrendo.

Mas lembre-se, esses são os assuntos mais frequentes, não significa que apenas eles serão cobrados.

Nível Médio

Vagas para concursos que exigem esse nível de escolaridade são muito comuns, bem mais que os de nível fundamental, por exemplo. Em compensação, a cobrança tende a ser mais rígida, bem como a quantidade de questões é relativamente maior.

Entre as disciplinas de conhecimentos básicos que caem nas provas estão:

disciplinas básicas em concursos de nível médio

– Língua Portuguesa

Os assuntos mais comuns são ortografia, morfologia, sintaxe, concordância, regência, gêneros textuais e interpretação de textos. Fique atento também para a possibilidade de precisar fazer uma Redação. Essa informação você encontrará no edital.

– Matemática

Principalmente no que se refere a porcentagens, probabilidade, proporcionalidade, frações, equações de 1º e 2º graus, geometria, juros simples e composto, conjuntos, álgebra e raciocínio lógico (que pode aparecer tanto inserido na disciplina de matemática, como também sendo uma disciplina a parte).

– Informática

Aqui temos a primeira novidade em comparação às disciplinas cobradas em concursos de nível fundamental. Quando se trata de Informática, é fundamental ter noções sobre conceitos básicos de sistemas operacionais (funções e teclas de atalho, principalmente), planilhas de cálculos (Excel e Calc Libreoffice), editores de textos (Word e Writer Libreoffice), e também conceitos básicos de internet.

– Conhecimentos Gerais e Atualidades

A cobrança é basicamente igual ao que se pôde ver no ensino fundamental, mas claro, com um grau de complexidade maior, principalmente no que diz respeito às questões relacionadas ao cargo.

Assim como fizemos quando falamos do nível de escolaridade anterior, lembramos que os assuntos de cada disciplina citados acima são os mais comumente cobrados, mas não significa que apenas eles cairão na prova.

Nível Superior

Não tem jeito, quando se trata de concorrer à funções que exigem nível superior completo a dificuldade aumenta drasticamente se comparada aos outros dois, não apenas em se tratando ao conteúdo cobrado como também em relação a linguagem utilizada. Mas em compensação, a remuneração também tende a ser bem mais atraente.

As disciplinas de conhecimentos gerais que você certamente encontrará em sua prova são:

disciplinas básicas em concursos de nível superior

– Direito

Vamos começar logo de cara com aquela que é o diferencial em relação ao conteúdo programático da maioria das avaliações de nível médio (muito embora existam situações onde também pode aparecer). Nos conhecimentos específicos outras áreas podem aparecer, mas como estamos falando de básico, foco em Direito Administrativo e Direito Constitucional.

– Língua Portuguesa

Atenção principalmente em ortografia, verbos, crase, sintaxe, conjunções, pronomes, preposições e regências, em todas essas fique atento, pois as questões costumam apresentar as famosas pegadinhas. Interpretação de textos também aparece muito, bem como semântica. E claro, há ainda a prova discursiva.

– Matemática

Proporcionalidade, porcentagem, equações, geometria, progressões aritmética e geométrica, noções de probabilidade e estatística são os assuntos mais frequentes. O raciocínio lógico também aparece muito, mas há casos em que dentro da disciplina de matemática e outros como uma disciplina separada.

– Informática

Se comparada ao que é cobrado nas provas de nível médio, aqui a disciplina de Informática é bem mais complexa, mas tendo bastante conhecimento em assuntos mais frequentes como segurança da informação e da internet, sistemas operacionais, editores de textos e planilhas de cálculos, a dificuldade tende a diminuir.

– Conhecimentos Gerais e Atualidades

O candidato aos cargos de nível superior também devem estar sempre muito bem informados a respeito do que acontece no Brasil e no mundo, principalmente em assuntos ligados a Política, Economia e Sustentabilidade, que são muito cobrados. E claro, não deixe de ter também bastante conhecimento a respeito da função para a qual está concorrendo.

Aqui vale o mesmo toque dado para os níveis de escolaridade anteriores, ou seja, os assuntos acima citados são os mais frequentemente cobrados, não significando que apenas questões referentes a eles serão cobrados.

Conhecimentos Específicos – o que estudar para concurso

Tá, falamos bastante sobre as disciplinas de conhecimentos básicos que são cobradas nas provas de todos os níveis de escolaridade, mas e as de conhecimentos específicos?

Bom, apesar de poderem fazer parte sim do conteúdo programático para cargos de nível médio (mais no que diz respeito a legislação ou algo diretamente ligado à função), eles são figurinha carimbada de fato é nas provas de nível superior. E entre as matérias dessa categoria que mais aparecem nas provas estão:

disciplinas de conhecimentos específicos para concursos

– Noções de Direito (Civil, Processual, Penal, Tributário);

– Noções de Administração;

– Matemática Financeira;

– Contabilidade;

– Noções de Economia e Finanças Públicas;

– Gestão Pública;

– Assuntos específicos referentes ao cargo concorrido.

Há ainda uma grande quantidade de outras matérias que podem vir a cair na prova, mas isso vai depender muito do órgão, do cargo, da banca organizadora, enfim.

Vídeo aula para concurso

Agora que você já sabe o que estudar, que tal saber também como estudar para concurso? A resposta para essa pergunta pode ser dada com outra pergunta: você prefere ler uma apostila com centenas de páginas ou assistir um vídeo de apenas meia hora com o que realmente é importante? Pois é, a escolha é óbvia!

Para te mostrar um pouco sobre a eficácia desse método, separamos algumas videoaulas das disciplinas comuns que foram citadas no decorrer desta postagem e que podem ser o trampolim para que sua preparação seja ainda mais eficaz.

Vídeo aula de Língua Portuguesa

Ficou claro que Língua Portuguesa está presente em 10 de cada 10 concursos, independente do nível de escolaridade, certo? Então não é nenhum exagero afirmar que ela é sim a disciplina mais importante, não apenas por ser sempre cobradas, mas também pela quantidade de questões cobradas.

Que tal então assistir a uma videoaula especialmente preparada pela Prof.ª Carolina Santana, que dá dicas básicas de como ter sucesso durante as provas e garantir o maior número possível de acertos.

Vídeo aula de Matemática

Depois de Língua Portuguesa, a Matemática é com certeza a disciplina que mais aparece nas provas de concursos públicos. E claro, ela costuma tirar o sono de muitos concurseiros, uma vez que é bastante temida desde os tempos de escola.

Porém, no que depender do Prof. Braian Azael, você verá que ela não é esse bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, é perfeitamente possível gabaritar as questões.

Vídeo aula de Raciocínio Lógico

Bom, e já que compartilhamos uma videoaula de Matemática para concursos, por quê não apresentar também uma de Raciocínio Lógico que, conforme dissemos no decorrer do texto, pode aparecer como um tema dentro da disciplina de Matemática, como também ser uma disciplina isolada.

Novamente o Prof. Braian Azael mostra como se dar bem.

Vídeo aula de Informática

A Informática também é uma disciplina frequentemente cobrada nas provas de concursos públicos, seja de maneira mais básica para nível fundamental chegando ou mais complexa para nível superior.

De todo modo, o Prof. Marcio Hollweg mostra no vídeo abaixo a melhor maneira de se preparar para acertar as questões.

Vídeo aula Direito Constitucional

E agora, mais especificamente para os candidatos a cargos que exigem graduação completa, o Prof. Antonio Kozikoski preparou uma videoaula com o tudo o que é necessário saber para ter sucesso na disciplina de Direito Constitucional.

Você vai conquistar a vaga!

Temos certeza que após ler este post você ficou muito bem informado sobre o que estudar para concurso e, graças a isso, irá conquistar a sonhada vaga. Agora, basta conferir quais são os grandes certames que devem abrir inscrições esse ano e iniciar sua preparação com vídeo aula para concurso, seja baseadas em um edital já publicado ou em documentos anteriores.

Acredite, você vai comprovar como passar em concurso é bem menos complicado do que parece. Só depende de você!

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, ainda não possui nível superior? Aproveite e veja uma lista de cursos de graduação ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário
2 Comentários

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS