O que estudar para concurso público de prefeituras

Atualizado em 27/10/2020 às 13:41

Veja como garantir sua vaga em concurso público de prefeituras

Não resta dúvida, os órgãos que mais realizam concursos públicos no Brasil são as prefeituras. Mas é extremamente justificável, uma vez que atualmente o país conta com nada menos que 5.570 municípios. Portanto, se você busca uma vaga no funcionalismo público, começar por uma dessas oportunidades pode ser um bom caminho. E o Aprova, é claro, irá te ajudar. Por isso preparamos esse post, mostrando o que estudar para concurso público de prefeituras.

estudando com vídeo aula

Focar em concursos de prefeituras pode ser uma boa opção

Antes de mais nada, é importante parar para pensar se você pretende fazer inscrição em certames apenas em sua cidade ou se também tem disponibilidade para tentar em cidades vizinhas ou até mesmo em outros estados. Tendo isso definido, o próximo passo é buscar informações sobre quais prefeituras estão com inscrições abertas ou editais publicados, para assim ficar informado sobre prazos, datas de provas e etc.

Enquanto isso, e até para te dar um incentivo em relação a quantidade de oportunidades que podem estar a sua espera, vamos te contar como os mais de 5,5 mil municípios estão espalhados ao redor do Brasil.

Quantas prefeituras existem no Brasil?

Bom, se sabemos que atualmente existem 5.570 municípios, em suma temos o mesmo número de prefeituras. Por exemplo, imagine se cada uma delas fizer ao menos um concurso público e oferecer, digamos, 100 vagas. Somente nessa brincadeira hipotética seriam 557 mil vagas oferecidas.

Só que claro, sabemos que não são todas as prefeituras que abrem concursos e muito menos o fazem ao mesmo tempo, mas ainda assim a quantidade de oportunidades disponibilizadas por elas é muito grande.

Então vamos lá, abaixo mostramos como os municípios estão distribuídos entre os 26 estados da Federação, do mais numeroso ao menos numeroso:

Quantos municípios tem no Brasil

Minas Gerais – 853
São Paulo – 645
Rio Grande do Sul – 497
Bahia – 417
Paraná – 399
Santa Catarina – 295
Goiás – 246
Piauí – 224
Paraíba – 223
Maranhão – 217
Pernambuco – 185
Ceará – 184
Rio Grande do Norte – 167
Pará – 144
Mato Grosso – 141
Tocantins – 139
Alagoas – 102
Rio de Janeiro – 92
Mato Grosso do Sul – 79
Espírito Santo – 78
Sergipe – 75
Amazonas – 62
Rondônia – 52
Acre – 22
Amapá – 16
Roraima – 15

 

Tendo conhecimento destes números agora justifica-se o motivo de tantas prefeituras mineiras abrirem concursos, uma vez que mesmo sem ser o estado com maior população ou território, ainda assim tem mais de 200 municípios a mais que o segundo da lista.

E em contrapartida, torna-se claro também o porquê de as prefeituras do Acre, Amapá e Roraima publicarem poucos editais.

Por falar em edital, vamos encerrar essa rápida pausa para curiosidades e voltar ao foco principal desta postagem.

Nunca deixe de ler o edital!

Isso vale não apenas para certames de prefeituras municipais, mas para todos os demais, independente do órgão. Ler o edital é fundamental para se informar a respeito de cada detalhe do processo, desde o cronograma de datas, passando por dados das vagas oferecidas, até o detalhamento de como as questões serão distribuídas nas provas, em outras palavras, tudo que você precisa saber estará exposto no documento.

No edital também é encontrado também um dos itens mais importantes para quem precisar saber o que estudar para concurso: o conteúdo programático. Nele estarão especificadas todas as disciplinas, e respectivos assuntos, que farão parte da avaliação de cada cargo. Ou seja, serão esses os assuntos para os quais você precisará estudar.

como ler o edital do concurso

Lembre-se: ler o edital é fundamental

Enfim, até mesmo para conhecer o perfil da banca organizadora que será responsável pelo concurso o edital é fundamental, principalmente pelo fato de que as regras e métodos de avaliação mudarem de uma empresa para outra.

Quais cargos são oferecidas em concurso público de prefeituras?

Na maior parte dos casos, há oportunidades para candidatos todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio e superior), e isso faz dos concursos públicos de prefeituras além dos que mais disponibilizam vagas, também os mais abrangentes, pois quase todos podem concorrer.

Abaixo mostramos os cargos que mais costumam aparecer em editais, separados por escolaridade:

Fundamental – Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Cozinheiro, Gari, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas, Telefonista, Vigilante;
Médio – Almoxarife, Assistente Administrativo, Digitador, Eletricista, Escrevente, Escriturário, Fiscal de Obras, Guarda Civil, Técnico Administrativo, Técnico Judiciário;
– Superior – Administrador, Analista Administrativo, Analista Judiciário, Arquiteto, Auditor Fiscal, Contador, Defensor Público, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Juiz, Médico, Perito, Procurador, Professor, Redator, Supervisor.

Claro, os cargos acima citados são apenas os que aparecem com maior frequência nos editais, mas centenas de outros também podem ser oferecidos. Portanto fique tranquilo, são grandes as chances de você encontrar concurso para a função do seu interesse.

As remunerações são as mais diversas, dependendo é claro do nível de escolaridade requerido no cargo, além de outras exigências que podem existir. Da mesma forma, carga horária também pode ter variações.

O que estudar para concurso público de prefeituras?

Aqui entram aquelas disciplinas que você, ao ler o edital, encontrou expostas no item referente ao conteúdo programático. Os assuntos cobrados, quantidade de questões, e claro, nível de dificuldade sempre irão variar de cargo para cargo, e de escolaridade para escolaridade.

Listaremos abaixo, tendo como base editais de concursos de prefeituras recentes, quais são as disciplinas e assuntos que mais caem nas provas:

Nível Fundamental

  • Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de textos; Sinônimos e antônimos; Sentido e classe das palavras; Pontuação; Concordância verbal e nominal; Pronomes; Crase.

  • Matemática

Aritmética; Frações; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples; Equações de 1º grau; Grandezas e medidas; Noções de geometria; Raciocínio lógico;

  • Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.

Lembramos mais uma vez que os conteúdos programáticos podem variar de edital para edital, as disciplinas e itens relacionados a concursos de nível fundamental listadas acima são as mais cobradas, não significando que serão apenas elas as cobradas.

Nível Médio

  • Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significado das palavras; Ortografia e acentuação; Sinais de pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe;

  • Matemática

Aritmética; Frações; Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC); Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples e composta; Equações de 1º e 2º graus; Grandezas e medidas; Geometria; Raciocínio lógico;

  • Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet.

Você deve ter notado que os assuntos de Informática são exatamente os mesmos se comparado ao nível fundamental, mas não se iluda, a complexidade do que será cobrado é bem maior.

  • Conhecimentos Específicos

Aqui não tem jeito, invariavelmente vai depender da função para a qual você irá se candidatar. Mais do que nunca a importância de dar bastante atenção a esse tópico do edital. Porém, quando se trata de conhecimentos específicos para nível fundamental, na grande maioria das vezes trata-se de assuntos referentes ao próprio cargo.

A exemplo do que dissemos no nível fundamental, os assuntos citados para nível médio são os que costumam aparecer mais comumente nas provas, não significando que apenas eles serão cobrados.

Nível Superior

  • Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual; Formação e significação de palavras; Sinônimos e antônimos; Ortografia; Acentuação; Tipos de frases; Pontuação; Morfologia; Concordância verbal e nominal; Regência verbal; Sintaxe.

Conteúdos semelhantes aos de nível médio, certo? Certo! Mas, com grau de dificuldade muito mais elevado. Isso sem contar a grande probabilidade de ser necessário também fazer uma Redação.

  • Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Lógica sentencial; Proposições simples e compostas; Tabelas; Equivalências; Leis de De Morgan; Operações com conjuntos; além de assuntos ligados a Noções de Matemática Finita, Estatística, Proporcionalidade e Funções;

  • Informática

Sistemas operacionais; Editores de textos; Planilhas eletrônicas; Softwares de apresentação; Segurança; Conhecimentos de internet;

Bom, não é mais necessário dizer que, apesar da igualdade do que é cobrado nos outros níveis de escolaridade, aqui a dificuldade será muito maior, certo?

  • Conhecimentos Específicos

Assim como falamos ao citar os conhecimentos específicos em provas de nível médio, para nível superior também sempre irá variar de acordo com o cargo, mas, além de assuntos relacionados a função, também podem costumam ser cobrados outros como Noções de Direito, Noções de Administração, Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão Pública.

E nunca é demais repetir, a exemplo do que já dissemos nos dois níveis de escolaridade anteriores, as disciplinas e seus respectivos assuntos citados acima para cargos de nível superior, são baseados no que é historicamente mais sobrado, mas não quer dizer que apenas eles estarão em sua prova.

Vídeo aula para concurso público de prefeituras

Bom, até aqui nós te mostramos o que estudar para concurso público de prefeituras, agora é hora de ensinar qual a melhor forma de estudar para esses concursos. E a resposta é uma só: com videoaulas! Isso mesmo! Apenas elas irão te apresentar o que de fato será cobrado das provas e com uma duração média de apenas 30 minutos.

como estudar assistindo vídeo aula

Assistir videoaulas é o método mais eficaz de se preparar

Ou seja, é muito mais vantajoso e eficiente do que ficar horas lendo apostilas com centenas de páginas e que, na maioria das vezes, possuem conteúdos que sequer caem na prova. Em resumo, você precisa escolher o método que te dá economia de tempo e mostra o caminho mais curto para ser aprovado.

Quer alguns exemplos? Não seja por isso! Separamos então algumas videoaulas das disciplinas que foram citadas acima como as que mais aparecem em concurso público, independente do nível de escolaridade:

Vídeo aula de Língua Portuguesa

Sem dúvida a disciplina mais comum em todos os concursos, seja de nível fundamental, médio ou superior. Há casos onde a Matemática não é cobrada, mas a Língua Portuguesa jamais deixa de estar presente.

Assista então a uma vídeo aula para concurso gravada Prof.ª Carolina Santana, com tudo o que você precisa saber a respeito dessa fundamental disciplina.

Vídeo aula de Matemática

Como dissemos, não tão cobrada quanto a Língua Portuguesa, mas presente em mais de 90% das provas, e Matemática costuma tirar o sono de muitos concurseiros. Porém, com o vídeo especialmente preparado pelo Prof. Braian Azael, você verá que é sim perfeitamente possível gabaritar as questões dessa disciplina.

Vídeo aula de Informática

Cada dia mais a Informática tem papel fundamental na vida pessoal e profissional da população, por isso a disciplina tem sido figurinha frequente nas provas. Afinal de contas, os avaliadores querem sim saber se você tem conhecimento suficiente sobre o tema.

Na videoaula a seguir, o Prof. Marcio Hollweg te mostra alguns macetes de como se dar bem ao responder as questões.

Vídeo aula de Raciocínio Lógico

Seja como um conteúdo dentro da Matemática ou uma disciplina a parte, o Raciocínio Lógico também tende a fazer parte dos conteúdos programáticos de concursos de prefeituras. Trata-se de uma disciplina requer muito conhecimento e foco, pois costuma ser ponto determinante entre a aprovação e a reprovação.

O Prof. Braian Azael vai te mostrar a seguir que não há o que temer, e com todas as dicas passadas, você certamente irá garantir os acertos quando chegar nessa parte da sua prova.

Garanta sua vaga com a melhor preparação!

Esteja o concurso da prefeitura que você tanto deseja fazer aberto ou com edital publicado, ou talvez ainda aguardando autorização, o importante é que você tenha a melhor preparação. No Aprova, você encontra cursos online que te deixarão na rota da aprovação, seja para concursos municipais, estaduais ou federais.

curso online para concursos

Entrar na rota da aprovação é mais fácil do que você imagina

Dessa forma, e aliando determinação e disciplina, não resta a menor dúvida que sua caminhada até a conquista da sonhada vaga será muito mais tranquila. Você vai ver como passar em concurso não é nenhuma tarefa impossível, muito pelo contrário.

Em breve, temos certeza, seu nome estará na lista de aprovados do concurso da prefeitura da sua cidade, ou da cidade vizinha, ou de municípios de outros estados… O céu é o limite para você!

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite e veja uma lista de cursos de graduação ead que te deixarão bem preparado para conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário
13 Comentários

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS