Você sabia que existem diferentes tipos de inteligência? Nesse sentido, algumas pessoas não conseguem aprender de forma convencional e precisam que a informação seja apresentada de uma maneira diferente.

Por exemplo, alguns não conseguem se comunicar tão bem usando a escrita, mas fazem isso perfeitamente com imagens. Hoje vamos te explicar sobre a teoria das inteligências múltiplas, confira a seguir!

Teoria dos tipos de inteligência

Antes de mais nada, o responsável pelo desenvolvimento da teoria das inteligências múltiplas é o psicólogo americano Howard Gardner. Na década de 1980 ele revolucionou a forma como entendemos os tipos de inteligência.

Primeiramente, para Gardner os testes de QI têm uma relevância limitada na vida real e, segundo ele, podem haver até oito tipos de inteligência que se aplicam em diversas áreas representando diferentes formas de processamento de informações.

Oito inteligências de Gardner

tipos de inteligência

1. Inteligência lógico-matemática

A saber, esse é um dos tipos de inteligência mais voltado para conclusões baseadas na razão, e descreve a capacidade de resolver equações e provas, ter pensamento lógico, detectar padrões, fazer cálculos e resolver problemas abstratos.

Ao passo que o estilo de aprendizagem que mais se encaixa nesse perfil é focado nos números e na lógica. As profissões que se destacam nesse tipo são as de engenheiro, cientista, contador, estatístico e analista.

2. Inteligência espacial-visual

Em resumo, essa inteligência é ligada à percepção visual e espacial, à interpretação e criação de imagens visuais e à imaginação pictórica. Permite que as pessoas compreendam melhor informações gráficas, como mapas.

Além disso, o estilo de aprendizado está mais relacionado a imagens, gravuras, formas e espaço tridimensional. As profissões que se destacam são artista, arquiteto, fotógrafo, designer e escultor.

3. Inteligência verbo-linguística

Refere-se não apenas à capacidade oral, mas também a outras formas de expressão, como a escrita ou mesmo o gestual. O estilo de aprendizagem está relacionado à linguagem e às palavras.

Pessoas com esse tipo de inteligência mais desenvolvido vão se dar bem como comunicadores e oradores, e terão facilidade para aprender outros idiomas. As profissões que mais se encaixam são escritor, advogado, poeta, jornalista, redator e relações públicas.

4. Inteligência interpessoal

Reflete a capacidade de reconhecer e entender os sentimentos, motivações, desejos e intenções de outras pessoas. O estilo de aprendizado envolve contato humano, trabalho em equipe e comunicação.

Profissões como terapeuta, professore, psicólogo, médico, profissional de recursos humanos e político são mais relacionadas com esse tipo de inteligência.

5. Inteligência intrapessoal

Refere-se à capacidade das pessoas de reconhecerem a si mesmos, percebendo seus sentimentos, motivações e desejos. A principal forma de aprendizado está ligada à autorreflexão. Essa inteligência pode ser aplicada a qualquer profissão, pois diz respeito a conhecer a si mesmo.

6. Inteligência naturalista

Esta inteligência pode ser definida como a capacidade de compreender o mundo natural, identificando e distinguindo entre diferentes tipos de plantas, animais e formações climáticas.

O tipo de aprendizagem é aquele que se dá por meio do contato com a natureza, e as profissões recomendadas são biólogo, geólogo, engenheiro climático, jardineiro e meteorologista.

Este é um dos tipos de inteligência que originalmente não fazia parte do estudo original de Gardner, mas ele decidiu inclui-lo em 1995 por ser essencial para a sobrevivência no futuro.

7. Inteligência corporal-cinestésica

Implica no uso do próprio corpo para resolver problemas. Utiliza-se a capacidade de controlar os movimentos corporais, o equilíbrio, à coordenação e à expressão por meio do corpo.

O tipo de aprendizado é geralmente relacionado com a experiência física, movimento, sensações e toque. As profissões mais conectadas neste caso são dançarino, ator, esportista, mergulhador, bombeiro e motorista.

8. Inteligência musical

Permite aos indivíduos produzir, compreender e identificar os diferentes tipos de som, reconhecendo padrões tonais e rítmicos.

O tipo de aprendizado é relacionado com músicas, ritmos e sons, e as profissões mais ligadas a esse tipo são músico, compositor, DJ, cantor, produtor musical e engenheiro acústico.

Com informações do Hipercultura

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior à distância para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Uma resposta para “Conheça os tipos de inteligência e descubra qual é a sua”

  1. Iolanda p caixeta disse:

    Bom dia…

    Muito bom essa teoria da inteligencia desenvolvida por Howard Garden, analisando meu perfil conforme as descrições, enquadro bem na inteligencia interpessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *