Concurso PM RN 2022: mais de 130 vagas de nível Superior para Oficiais

Atualizado em 26/07/2022 às 14:20

Com oferta de vagas para o Curso de Formação de Oficiais, o concurso PM RN teve seu edital publicado! Confira todas as informações selecionadas pelo Aprova!

concurso-PM-RN_img-de-abertura

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso PM RN. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais têm chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na PM RN, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Acesse o curso para o concurso PM RN 2022

Para mais informações ligue 0800 727 6282

Saiba tudo sobre o concurso PM RN

Ofertando 132 vagas de nível Superior para ingresso no Curso de Formação de Oficiais, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte está com edital publicado.

concurso-PM-RN-vagas

De acordo com a publicação, a remuneração inicial para o cargo de Oficial é de R$ 5.357,73.

O prazo de inscrições tem início no dia 04 de julho e segue disponível até o dia 01 de agosto de 2022, pelo site do IBFC. A taxa de participação custa R$ 188.

Etapas de avaliação dos candidatos

Todos os candidatos serão avaliados em diversas etapas, conforme previsto no edital de abertura:

concurso-PM-RN-etapas

As provas objetiva e discursiva serão realizadas nas cidades de Caicó, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, do Estado do Rio Grande do Norte, na data provável de 04 de setembro de 2022.

Como se preparar para o concurso PM RN

Prova objetiva

A prova objetiva para o cargo de Oficial será composta por 90 questões, que avaliarão os conteúdos nas áreas de:

concurso-PM-RN-prova

Prova Discursiva

A prova discursiva será constituída de 1 redação, cujo tema será fornecido no momento da prova objetiva. Para o desenvolvimento da redação, o candidato deverá redigir no mínimo 20 e no máximo
30 linhas.

Exame de Avaliação de Condicionamento Físico

O exame de avaliação de condicionamento físico consistirá na execução dos testes, conforme a seguir:

concurso-PM-RN-taf

Requisitos para ingresso na PM RN

Para participar, os interessados em concorrer a uma das vagas devem estar de acordo com os requisitos do edital, que são:

  • ser brasileiro nato, na forma prevista em lei;
  • possuir ilibada conduta pública e privada, comprovada documentalmente através dos meios previstos no edital, incluindo certidões negativas, federal e estadual, quando for o caso, emitidas pela Justiça Federal, Eleitoral, Militar e Comum, demonstrando não estar o candidato indiciado, denunciado ou em cumprimento de pena criminal, até o término do curso de formação de oficiais;
  • estar quite com as obrigações eleitorais, comprovado mediante apresentação de certidão original emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
  • estar quite com as obrigações militares, comprovado mediante apresentação do certificado original de reservista, dispensa de incorporação, declaração de militar da ativa ou de emissão de carta patente;
  • não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade, restritiva de direitos ou qualquer condenação incompatível com a função e condição de policial e bombeiro militar estadual;
  • ter as seguintes estaturas: no mínimo 1,65m, se for do sexo masculino, e 1,60m, se for do sexo feminino;
  • ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1992, salvo para os candidatos pertencentes quadros da Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN;
  • haver concluído, com aproveitamento, o curso de bacharelado em Direito, devidamente comprovado por meio de fotocópia autenticada em cartório, do diploma, certificado ou declaração, reconhecido legalmente por Secretaria da Educação de quaisquer das Unidades Federativas do Brasil ou pelo Ministério da Educação, acompanhado do histórico escolar correspondente, registrado no órgão competente, para matrícula no Curso de Formação de Oficiais;
  • não ter sido isentado do serviço militar obrigatório por incapacidade física definitiva;
  • ser considerado “APTO” no exame de saúde, no exame de avaliação psicológica e na investigação social, conforme critérios estabelecidos em Lei e no edital do Concurso Público;
  • possuir aptidão física, verificada mediante prova de capacidade física que, em hipótese alguma, poderá ser repetida em data diversa da aprazada, conforme critérios estabelecidos no edital e convocações posteriores;
  • ser habilitado para a condução de veículo automotor, no mínimo, na categoria “B”;
  • apresentar, quando o candidato for militar estadual ou federal, por ocasião da matrícula do Curso de Formação de Oficiais, ofício de seu Comandante, Chefe ou Diretor, dirigido à Comissão de Coordenação-Geral do Concurso, declarando ciência e ausência de pendências do candidato perante a instituição militar de origem, não podendo estar no comportamento “INSUFICIENTE” ou “MAU”, nos termos do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do RN ou equivalente em outra Corporação Militar;
  • não ter sido exonerado, demitido, excluído ou licenciado ex officio de uma das Corporações Militares Estaduais ou das Forças Armadas, inclusive por força de decisão judicial, Conselho de Disciplina ou Processo Administrativo Disciplinar;
  • sob pena de eliminação do Concurso Público, requisito que deve ser mantido ao longo da carreira militar, não possuir tatuagem ou pintura que:
    • faça qualquer alusão a ideologia terrorista ou extremista;
    • represente símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas;
    • incite a violência ou a criminalidade, à ideia ou ato libidinoso ou qualquer forma de discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
    • incite à ideia ou ato ofensivo à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros Militar ou às Forças Armadas; e
    • faça qualquer alusão a símbolo, nome, lema ou iniciais de organizações criminosas;
  • haver sido aprovado em todas as etapas do Concurso Público, na forma estabelecida do edital, seus anexos e retificações, caso ocorram.

Atribuições do cargo

Após formado os Oficiais da PM exercem funções de comando, direção e chefia nas atividades e Organizações Policiais Militares; juiz militar na vara especializada da Justiça Militar; autoridade de polícia judiciária militar; e autoridade policial militar para o exercício das missões de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, bem como para os atos de polícia administrativa ostensiva.

Estude para o concurso PM RN

Para conquistar uma das vagas na PM RN, você precisa de um bom curso para concurso.  Deixe as apostilas de lado e aprenda com videoaulas! Aqui no Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova, direto ao ponto.

concurso-PM-RN_banner-horizontal

Dessa maneira, com o curso para concurso PM RN você saberá o que estudar e aprenderá os temas propostos pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Playlist de Língua Portuguesa

A disciplina de Língua Portuguesa está presente no conteúdo programático. Então, que tal assistir a uma playlist com videoaulas grátis que apresentam alguns dos temas que certamente terão questões cobradas na prova?

Playlist de Raciocínio Lógico

Outra disciplina que também está presente no edital PM RN é a de Raciocínio Lógico, por isso separamos uma playlist especial com o professor Braian para você começar a se preparar agora mesmo! Assista:

Playlist de Direito Administrativo

Também preparamos uma playlist com videoaulas grátis de Direito Administrativo apresentando assuntos que mais costumam ser cobrados nas avaliações. Confira!

Dicas para a prova discursiva

E para finalizar as videoaulas deste post, separamos também um vídeo com a professora Daniela Tatarin com dicas essenciais sobre como começar um texto.

 

Materiais gratuitos para a prova da PM RN

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com o que cai na prova do concurso. Você verá quais são os temas mais cobrados e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Em especial, para este concurso, além dos temas mais cobrados, separamos abaixo os conteúdos de edital verticalizado e simulados, confira:

Temas mais cobrados PM RN

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina.

Temas mais cobrados – PM RN – Oficial

 

Edital verticalizado PM RN

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada.

Edital verticalizado – PM RN – Oficial

Checklist de estudos PM RN

Neste material você vai encontrar um checklist para que você faça um acompanhamento dos estudos, marcando o que já foi estudado e revisado.

Checklist de estudos – PM RN – Oficial

 

 

Teste seus conhecimentos com questões

Estudar resolvendo questões é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento ao mesmo tempo em que revisa os conteúdos já aprendidos. A prática ainda te possibilita simular um dia de prova e ajuda a manter os níveis de ansiedade sob controle.

Pensando nisso, o Aprova também separou um link com as questões anteriores já aplicadas em provas do IBFC.

Questões do concurso – IBFC

Resumo do concurso PM RN

  • Banca: IBFC
  • Inscrições: 04/07 a 01/08/22
  • Cargo: Oficiais
  • Nível: Superior
  • Vagas: 132
  • Prova: 04/09/22

 

Último concurso PM RN

O último concurso para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da PM RN foi realizado em 2005. Na ocasião foram oferecidas 40 vagas para o cargo.

Sobre a PM RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Rio Grande do Norte. Juntamente com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), integra a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Rio Grande do Norte.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS