Quais são os requisitos para participar do concurso da Petrobras?

Atualizado em 21/03/2023 às 17:01

A Petrobras é uma das maiores empresas de energia do mundo. E muitas pessoas têm interesse em participar dos concursos públicos da Petrobras para ingressar em uma carreira promissora na empresa. No entanto, antes de se inscrever em qualquer concurso, é importante saber quais são os requisitos necessários para concorrer a vaga. É fundamental que o candidato se informe corretamente para garantir que atenda a todas as exigências.

Requisitos básicos para ingressar

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros(as) e portugueses(as), com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927/2001.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.
  • Ter, na data de admissão ou readmissão, idade mínima de dezoito anos completos.
  • Não ter 75 anos de idade ou mais, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição estabelecido para fins de aposentadoria, conforme estabelecido pelo § 16º do artigo 201 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional nº 103/2019.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da ênfase, que será comprovada por meio de exames específicos, conforme previsto no subitem 10.1 deste edital.
  • Ser aprovado(a) no processo seletivo público e preencher os requisitos previstos no item 4 e no Anexo II deste edital.
  • Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração oriundos de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal.
  • Cumprir as determinações do edital.

Estude com Aprova Concursos

Como comentamos, concursos públicos oferecem ótimas oportunidades, então é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.

O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS