Concurso Ministério da Justiça 2022: enviado pedido para novo edital

Atualizado em 02/09/2022 às 08:18

O concurso Ministério da Justiça deverá ter um edital publicado em breve! O pedido contempla 721 oportunidades com salários iniciais de R$ 4.650,93 a R$ 9.516,01. Preparamos um texto especial com tudo o que você precisa saber, confira a seguir!

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso Ministério da Justiça. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no concurso ministerio da justiça, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Estude para o concurso Ministério da Justiça 2022

Para mais informações, ligue 0800 727 6282

Tudo sobre o concurso Ministério da Justiça

Primeiramente, é importante destacar que as 721 oportunidades estão divididas entre as seguintes funções:

  • 170 cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais
  • 551 cargos de níveis superior e intermediário do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE.

E ainda, essas 551 vagas serão divididas da seguinte forma:

  • 8 vagas de Administrador;
  • 129  de Analista Técnico-Administrativo;
  • 1 de Arquiteto;
  • 2 de Arquivista;
  • 1 de Assistente Social;
  • 4 de Contador;
  • 5 de Economista;
  • 1 de Enfermeiro;
  • 7 de Engenheiro;
  • 1 de Estatístico;
  • 4 de Médico;
  • 3 de Psicólogo;
  • 2 de Sociólogo;
  • 19  de Técnico em Assuntos Educacionais;
  • 5 de Técnico em Comunicação Social,
  • 355 de Agente Administrativo e
  • 4 de Técnico em Contabilidade

Existe expectativa de que o certame seja autorizado em janeiro de 2023, com publicação do edital em junho do ano que vem.

É importante destacar que o pedido realizado em 2021, para 505 vagas, foi indeferido pelo Ministério da Economia.

Etapas de avaliação 

Ainda não sabemos como serão as fazes do novo concurso, mas considerando o último edital do órgão, é provável que os candidatos sejam avaliados também com provas objetiva e discursiva.

Existe possibilidade de as questões abordarem temas das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Atualidades

Resumo do concurso Ministério da Justiça

  •     Banca: a definir
  •     Inscrições: a definir
  •     Cargos: a definir
  •     Nível: médio e superior
  •     Vagas: 721
  •     Salário: a definir
  •     Prova: a definir

Estude para o concurso Ministério da Justiça

Encarar os estudos para um concurso público requer muito foco e dedicação, e isso não seria diferente para este concurso. Desta forma, é fundamental que você inicie a sua preparação o mais breve possível.

Para tanto, a nossa sugestão é de que você conte com o auxílio profissional de um preparatório para concurso. Isso porque, ao contar com a experiência de professores especialistas em aprovação, você terá acesso somente ao conteúdo que poderá ser cobrado na sua prova, sem perda de tempo.

Prova disso é que no curso específico você estudará de forma otimizada, com videoaulas de, no máximo, 30 minutos de duração, em uma metodologia em formato de plano de estudos, que facilita a assimilação dos conteúdos mais relevantes.

Videoaulas de língua portuguesa para concursos

A disciplina de Língua Portuguesa provavelmente estará presente no conteúdo programático. Então, que tal assistir a uma playlist com videoaulas grátis que apresentam alguns dos temas que certamente terão questões cobradas na prova?

Videoaulas de matemática para concursos

Outra disciplina que deve fazer parte dos seus estudos para o concurso é Raciocínio Lógico-Matemático. Essa matéria costuma tirar o sono de muitos concurseiros, mas estando bem preparado esse medo pode ser deixado de lado. Confira com o professor Braian Azael o que costuma ser mais cobrado nas provas, ele também aborda assuntos de Matemática Financeira.

Videoaulas de informática para concursos

A disciplina de Informática também poderá aparecer nas questões deste concurso, então confira na playlist abaixo algumas videoaulas grátis com conteúdos que têm grandes chances de serem cobrados, como: Conceitos Básicos de Microsoft Word e Conceitos Básicos de Microsoft Excel.

Atualidades para concursos

Toda segunda-feira a Prof.ª Cleuza Cecato comenta as principais notícias da semana, do Brasil e do mundo, e explica como elas podem aparecer nas questões de prova. Assista:

Questões do concurso Ministério da Justiça

Além do curso para o concurso Ministério da Justiça 2022, treinar com provas realizadas em concursos anteriores é, certamente, fundamental para se sair bem na prova do concurso. Então, para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos questões de concursos anteriores da banca Cebraspe, responsável pelo último edital do órgão.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Responda questões dos últimos concursos Cebraspe

Quando foi o último concurso do Ministério da Justiça?

O último concurso para efetivos do Ministério da Justiça aconteceu em 2013, com oferta de 125 vagas em cargos de nível superior. A organização foi de responsabilidade do Cebraspe, antigo Cespe.

E no ano passado aconteceu uma seleção para temporários com 66 vagas nos cargos de: Técnico Especializado em Formação e Capacitação, Técnico Especializado em Gestão de Aditivos e Parcerias e Técnico Especializado em Pesquisa e Análise de Dados.

Sobre o Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP é um órgão da administração pública federal direta, que tem dentre suas competências a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais; a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública; e a defesa da ordem econômica nacional e dos direitos do consumidor.

O MJSP atua também no combate ao tráfico de drogas e crimes conexos, inclusive por meio da recuperação de ativos que financiem essas atividades criminosas ou dela resultem, bem como na prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

A íntegra das competências regimentais do MJSP pode ser verificada na Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, e no Decreto nº 9.662, de 1º de janeiro de 2019.

Para saber mais, acesse https://www.gov.br/mj/pt-br

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS