Concurso IBAMA 2024 AUTORIZADO: previstas 3,3 MIL vagas em Edital!

Atualizado em 23/04/2024 às 09:20

O Concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está com novidades! O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou uma nota na última sexta-feira, 19, para logo anunciar a formalização do pedido de autorização para realizar um novo concurso, previsto ainda para 2024.

Juntamente ao ICMBio e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o novo Edital do IBAMA deve ofertar 3,318

 

mil oportunidades!

Ministra confirma Concurso Ibama

Em uma entrevista recente, a Ministra Marina Silva revelou que o novo edital do IBAMA está previsto. Essa confirmação vem após uma série de especulações e expectativas em torno do certame.

Ainda para 2024, o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, havia mencionado essa possibilidade, porém, parecia que as circunstâncias levariam a um adiamento para o próximo ano — não mais.

Segundo a Ministra Esther Dweck, concursos da área ambiental terão prioridade na etapa de autorizações!

Concurso IBAMA novo Edital

O pedido de 2.048 vagas para o IBAMA já foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), evidenciando a dimensão do certame. Essas vagas se somam a um total de mais de 13 mil oportunidades oferecidas pelo CNU, entre imediatas e cadastro reserva.

Outros órgãos também com Edital previsto

Não é só o IBAMA que está nos planos do governo para novos concursos na área ambiental.

Marina Silva também mencionou a intenção de publicar editais para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e para o Serviço Florestal. Isso demonstra um comprometimento com a gestão ambiental do país.

Pedido para novo Concurso IBAMA

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento solicitando aos órgãos federais informações sobre as atividades desenvolvidas e previstas na proteção da Amazônia Legal.

Nesse contexto, a AGU também reforçou a importância de um novo Concurso Ibama.

No documento, a AGU destaca a necessidade de recomposição do quadro de pessoal do Ibama e menciona o pedido de autorização prévio para a abertura de mais de 2 mil vagas. Essas oportunidades seriam distribuídas entre cargos de Analista Ambiental (1.503 vagas) e Analista Administrativo, da carreira de Especialista em Meio Ambiente (905 vagas).

Vale ressaltar que o Edital atual do Concurso é válido até 3 de junho de 2024.

Prepare-se com o Aprova para o Concurso IBAMA 2024

Para se preparar de forma adequada para o Concurso do IBAMA, é fundamental contar com o auxílio de um curso preparatório especializado. O Aprova oferece um curso pré-edital para o certame, com aulas em formato de plano de estudos e videoaulas de curta duração, otimizando o tempo de estudo e garantindo o aprendizado dos conteúdos mais relevantes.

Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na questão certa.

A preparação antecipada é essencial para obter sucesso em concursos públicos. Portanto, aproveite essa oportunidade e inicie seus estudos o quanto antes, tendo a chance de alcançar a tão desejada aprovação!

Concurso ibama

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS