Concurso BRB 2022: TUDO sobre o edital publicado para Escriturários

Atualizado em 02/09/2022 às 11:03

O concurso BRB 2022 teve o número de vagas imediatas e em cadastro de reserva ampliadas em seu edital publicado. Serão 300 e 200, respectivamente! Então, se você quer garantir uma vaga, confira todas as informações selecionadas pelo Aprova.

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso BRB 2022. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no BRB, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Acesse o curso online para o concurso BRB

Para mais informações, ligue 0800 727 6282

Tudo sobre o concurso BRB 2022

Ofertando 300 vagas imediatas de nível Médio, com formação de 200 oportunidades em cadastro de reserva para o cargo de Escriturário, o concurso do Banco de Brasília está com edital publicado!

Anteriormente eram 150 vagas imediatas e 150 em CR, mas o BRB ampliou essa quantidade pois planeja inaugurar mais 54 agências e pontos de atendimento.

A remuneração inicial oferecida é de R$ 3.764,66 para jornadas de 6h diárias, ou seja, 30h semanais.

Além do salário, o ingresso na carreira inclui ainda benefícios como:

  • participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo de Trabalho vigente;
  • possibilidade de participação em Plano de Previdência Complementar, em Clube Recreativo, em Seguro de Vida em grupo e em Plano de Saúde;
  • Auxílios Refeição/Alimentação e Cesta Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo de Trabalho vigentes;
  • Auxílios Natalidade e creche, e Licenças Maternidade e Paternidade estendidas;
  • Benefícios Educacionais e diversos outros benefícios e programas voltados para a qualidade de vida dos empregados.

A professora Kátia Quadros traz um resumo das informações mais importante sobre o concurso do Banco de Brasília e também, os temas mais cobrados pela banca IADES. Confira mais no vídeo abaixo e fique mais perto de alcançar a aprovação!

Inscrições no concurso BRB

O prazo de participação iniciou às 8h do dia 17 de agosto de 2022 e segue disponível até 22h do dia 3 de outubro de 2022, no site do IADES. A  taxa custa R$ 66,50.

Etapas de avaliação do concurso

De acordo com o edital, a avaliação dos candidatos será realizada por meio de prova objetiva e discursiva.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 6 de novembro de 2022, no turno da tarde e com a duração de 4h.

O que cai no concurso do BRB

A prova objetiva será composta de 60 questões, de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão, para escolha de 1 única resposta correta. Nela serão avaliadas os seguintes conteúdos:

concurso-BRB-provas

 

Por outro lado, a prova discursiva terá o objetivo de avaliar, com base em proposta apresentada pela
banca examinadora e relacionada aos conhecimentos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Assim, ela consistirá na elaboração de texto dissertativo e (ou) descritivo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

Confira tudo sobre a prova discursiva do concurso do BRB no vídeo abaixo com a professora Cleuza Cecato:

Requisitos para ingresso no BRB

Para participar da seleção, os candidatos devem ficar atentos a lista de requisitos exigidos. São eles:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (Decreto Federal no 70.436, de 18 de abril de 1972, e Constituição Federal).
  • Ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completos na data de contratação, conforme Decisão no 7.949/2009 do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
  • Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer dos órgãos da Administração Pública direta ou das seguintes entidades: empresa pública, sociedade de economia mista, suas controladas ou coligadas; autarquia vinculada à União, Estados, Municípios e Distrito Federal, inclusive Fundação Civil mantida ou subvencionada pelo Poder Público; ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal e nos arts. 46 a 49 da Lei Complementar Distrital nº 840/2011.
  • Não estar em licença, ainda que não remunerada, de cargo ou emprego público que exerça na administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
  • Não ser servidor público que tenha solicitado vacância do cargo público que ocupa por outros motivos que não sejam exoneração ou demissão.
  • Não ser aposentado pelo INSS ou servidor público aposentado, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita de cargos, funções, empregos ou proventos de aposentadoria, a teor do disposto no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal.
  • Não ser sócio, sócio/gerente, sócio/cotista ou participante de conselho e/ou administração de organização bancária ou qualquer outra empresa concorrente do BRB.
  • Não manter relação de emprego com incompatibilidade de horário com a jornada de trabalho no BRB.
  • Não manter relação de emprego, ainda que de natureza técnica ou especializada, em instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional, em empresa que ofereça produtos e/ou serviços concorrentes aos do BRB ou em empresa prestadora de serviço para organização concorrente do BRB.
  • Não haver mantido relação empregatícia com o BRB encerrada por um dos motivos capitulados no art. 482 da CLT, ou por qualquer outro motivo, se, à época a rescisão, era arrolado em processo administrativo disciplinar e este tenha sido finalizado com decisão pela rescisão por justa causa.
  • Não possuir sentença criminal condenatória transitada em julgado que impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo.
  • Apresentar, quando da convocação, os documentos e certidões negativas exigidos pelo edital.
  • Cumprir as determinações do edital, ter sido aprovado neste concurso público e considerado apto nos exames médicos admissionais.

 

Atribuições dos cargos do concurso BRB

Ainda de acordo com o edital de abertura, estão entre as atribuições do servidores aprovados executar atividades administrativas e bancárias; atender clientes; vender e divulgar produtos e serviços; além de efetuar operações diversas relativas às atribuições do cargo.

 

Como estudar para o concurso do BRB

Para conquistar uma das vagas no BRB você precisa de um bom curso para concurso.  Deixe as apostilas de lado e aprenda com videoaulas! Aqui no Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova, direto ao ponto.

BRB_banner-horizontal

Dessa maneira, com o curso para concurso BRB você saberá o que estudar e aprenderá os temas propostos pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Videoaulas de Língua Portuguesa

Como você pôde ver quando falamos sobre as disciplinas presentes no conteúdo programático do edital concurso BRB a Língua Portuguesa está presente. Abaixo preparamos uma playlist com várias videoaulas grátis apresentando assuntos que devem ser alvo de estudo, uma vez que irão cair nas provas. Assista:

Playlist de Raciocínio Lógico-Matemático

Outra disciplina que deverá fazer parte dos seus estudos para o concurso BRB é Raciocínio Lógico. Então, confira a playlist abaixo e aprenda com o professor Braian Azael.

Dicas para a prova discursiva

A professora Daniela Tatarin trouxe dicas essenciais para você se preparar para a prova discursiva. É só dar o play no vídeo abaixo e ficar mais perto de conquistar uma vaga no concurso do BRB.

Materiais gratuitos para o concurso BRB

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com o que cai na prova do concurso. Você verá quais são os temas mais cobrados e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Em especial, para este concurso, além dos temas mais cobrados, separamos abaixo os conteúdos de edital verticalizado e simulados, confira:

Temas mais cobrados BRB

Nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina.

Temas mais cobrados BRB – Escriturário (em breve)

 

Edital verticalizado BRB

Já o edital verticalizado traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada.

Edital Verticalizado BRB – Escriturário (em breve)

 

Checklist de estudos BRB

Neste material você vai encontrar um checklist para que você faça um acompanhamento dos estudos, marcando o que já foi estudado e revisado.

Checklist BRB – Escriturário (em breve)

 

Questões do concurso BRB

Estudar resolvendo questões é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento ao mesmo tempo em que revisa os conteúdos já aprendidos. A prática ainda te possibilita simular um dia de prova e ajuda a manter os níveis de ansiedade sob controle.

Pensando nisso, o Aprova também separou um link com as questões anteriores já aplicadas em provas do BRB.

Questões do concurso – BRB

Resumo do concurso BRB

  • Banca: IADES
  • Inscrições: 17/08 a 03/10
  • Cargo: Escriturário
  • Níveis: Médio
  • Vagas: 300 + 200 CR
  • Remuneração: R$ 3,7 mil
  • Prova: 06/11/22

Últimos concursos BRB

Realizado em 2021 pelo IADES, o último concurso do BRB ofereceu 100 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para a função de Analista de Tecnologia da Informação, com salário inicial de R$ 8,1 mil mais benefícios.

Já em 2019, também sob organização do IADES, o BRB ofertou 113 vagas para os cargos de Escriturário, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Advogado. As remunerações chegavam a R$ 19 mil.

 

Sobre o BRB

O Banco de Brasília S.A. – BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964. Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região.

O BRB conta com um quadro de 3.280 empregados, além disso, conta com o apoio de 450 estagiários, 120 aprendizes e 705 terceirizados, gerando assim mais de 4.500 postos de trabalho.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS