Concurso Apex-Brasil 2022: tudo sobre os editais com vagas para Analista

Atualizado em 29/08/2022 às 11:35

Por meio de 2 editais publicados, o concurso Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos oferece vagas de nível Superior para Analistas. Confira todas as informações e antecipe sua preparação!

Apex-Brasil_img-de-abertura (1)

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso Apex-Brasil. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!
Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na Apex-Brasil, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Quer conquistar uma das vagas? Então este texto é para você! Não deixe de conferir as informações que separamos exclusivamente para este concurso.

Prepare-se para o concurso Apex-Brasil

Para mais informações, ligue: 0800 727 6282

Concurso Apex-Brasil 2022

Como já mencionamos anteriormente, o concurso Apex-Brasil divulgou dois editais que juntos oferecem 8 vagas e formação de cadastro de reserva.

O edital PSP 1/2022 disponibiliza, em caráter de tempo indeterminado, 2 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista, nas áreas de Administração de Pessoal, Auditoria Interna, Processos Contábeis, Processos de Gestão Corporativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Infraestrutura e Operações de TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Segurança da Informação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Sistemas e Aplicações.

Já o edital PSP 2/2022 oferece, em caráter de tempo determinado, 6 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para as funções de Analista, nas áreas de Comunicação, Marketing e Negócios Internacionais – Especialidade: Indústria e Serviços.

Em ambos as publicações, a remuneração inicial oferecida é de R$ 8.726,42 para 40h semanais, além de demais benefícios como auxílio-creche/babá, auxílio-educação, auxílio-idioma, seguro de vida, plano de assistência odontológica, seguro saúde, auxílio-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio-enfermidade, saúde ocupacional, plano de previdência complementar, auxílio a filho com deficiência e demais licenças, tudo conforme previsto em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O prazo de inscrições se inicia às 10h do dia 30 de maio e segue disponível até o dia 15 de junho de 2022, pelo site do Cebraspe. As taxas de participação custam R$ 82,57.

Requisitos básicos para participação

De acordo com os editais, para participar das seleções, é preciso:

  • Ser aprovado no processo seletivo público;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiro, possuir a documentação necessária para contratação como celetista, atendendo às exigências do Ministério do Trabalho e Previdência para contratação de estrangeiros;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Possuir os requisitos exigidos para o perfil/especialidade;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do perfil/especialidade;
  • Ter disponibilidade para viagens nacionais e internacionais;
  • O não comparecimento do candidato na data e hora designados de convocação para o trabalho, ou a não apresentação da documentação exigida para admissão no período determinado, implicará na eliminação no processo seletivo público, com a convocação do próximo candidato classificado;
  • Cumprir as determinações deste edital.

Requisitos específicos por cargo

Além dos requisitos básicos, o edital menciona ainda a exigência de formação específica para algumas funções. Para isso, é necessário possuir:

Analista – Administração de Pessoal: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração e/ou Ciências Contábeis e/ou Direito, fornecido por instituição de
ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; e b) experiência de, no mínimo, 6 (seis) meses de atuação profissional na área de Administração de Pessoal atuando em processos de folha de pagamento.

Analista – Auditoria Interna: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração e (ou) Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; e b) língua inglesa (nível intermediário), a ser comprovado.

Analista – Processos Contábeis: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na referida área no Brasil; e b) inscrição ativa no Conselho Regional de Contabilidade (CRC); e c) língua inglesa (nível intermediário), a ser comprovado.

Analista – Processos de Gestão Corporativa: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na referida área no Brasil.

Analista – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Infraestrutura e Operações de TIC: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Ciência da
Computação, e(ou) Sistemas de Informação, e(ou) Engenharia da Computação, e(ou) Engenharia de Software, e(ou) Processamento de Dados, e(ou) Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e(ou) Redes de Computadores, e(ou) Gestão da Tecnologia da Informação, e(ou) Segurança da Informação, e(ou) Engenharia de Produção, e(ou) Engenharia Eletrônica, e(ou) Engenharia Mecatrônica, fornecido
por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil, acrescido de certificado de curso de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação de, no mínimo, 360 horas, também fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e b) experiência de, no mínimo, 6 (seis) meses de atuação profissional em gestão ou implementação de projetos de TIC em uma das áreas de: infraestrutura, operação,
gestão de serviços, governança, redes fixas e móveis, serviços em nuvem ou ITIL; e c) língua inglesa (nível avançado), a ser comprovado.

Analista – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Segurança da Informação: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Segurança da Informação e(ou) Defesa Cibernética, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado
na(s) referida(s) área(s) no Brasil, acrescido de certificado de curso de pós-graduação na área de Segurança da Informação, e(ou) Defesa Cibernética, e(ou) Gestão de Segurança da Informação, e(ou) Segurança Digital e (ou) demais temas relacionados à Segurança da Informação de, no mínimo, 360 horas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; ou quaisquer uma das
certificações de Segurança da Informação a seguir, desde que esteja em situação regular (ativa):
I – CompTIA Security+;
II – (ISC)2 Certified Information Systems Security Professional (CISSP);
III – ISACA Certified Information Security Manager (CISM);
IV – ISACA (Certified Information Systems Auditor) (CISA);
V – EC-Council Certified Ethical Hacker (CEH);
VI – Offensive Security Certified Professional (OSCP);
VII – (ISC)2 Entry-Level Cybersecurity Certification;
VIII – (ISC)2 Systems Security Certified Practitioner (SSCP); e
IX – Qualquer certificação GIAC, do SANS Institute; e b) experiência de, no mínimo, 6 (seis) meses de atuação profissional em gestão ou implementação de projetos em uma das áreas de: segurança da informação, gestão de riscos ou segurança cibernética ofensiva e defensiva; e c) língua inglesa (nível avançado), a ser comprovado.

Analista – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – Especialidade: Sistemas e Aplicações: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Ciência da Computação, e(ou) Sistemas de Informação, e(ou) Engenharia da Computação, Engenharia de Software, e(ou) Processamento de Dados, e(ou) Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e(ou) Bancos de Dados, e(ou) Redes de Computadores, e(ou) Gestão da Tecnologia de Informação, e(ou) Ciência de Dados, e(ou) Segurança da Informação, e(ou) Engenharia de Produção, e(ou) Engenharia Eletrônica e(ou) Engenharia Mecatrônica fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil, acrescido de certificado de curso de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação de, no mínimo, 360 horas, fornecidos por instituição reconhecida pelo MEC; e b) experiência de, no mínimo, 6 (seis) meses de atuação profissional em gestão de projetos de TIC utilizando metodologias PMBOK e Ágeis (Scrum ou XP), e(ou) governança e gestão de serviços de TIC com base no framework ITIL; e(ou) banco de dados relacional e linguagem SQL; e(ou) levantamento e análise de requisitos; e c) língua inglesa (nível avançado), a ser comprovado.

Analista – Comunicação: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação Social e(ou) Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; e b) língua inglesa (nível fluente), a ser comprovado.

Analista – Marketing: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em
Administração e(ou) Marketing e(ou) Comunicação e(ou) Publicidade e Propaganda e(ou) Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; e b) língua inglesa (nível fluente), a ser comprovado.

Analista – Negócios Internacionais – Especialidade: Indústria e Serviços: a) diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Administração e(ou) Gestão Pública e(ou) Ciências Econômicas e(ou) Comércio Exterior e(ou) Relações Internacionais e(ou) Engenharia de Produção, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; ou diploma estrangeiro reconhecido/revalidado na(s) referida(s) área(s) no Brasil; e b) língua inglesa (nível fluente), a ser comprovado.

Atribuições dos cargos

Com relação às atividades a serem desempenhadas pelos servidores após a aprovação, estão:

  • prestar atendimento aos clientes internos e externos, disponibilizando informações e(ou) orientações quanto a assuntos relacionados à área de atuação/lotação;
  • administrar dados de forma a produzir informações para a melhoria ou otimização de processos, além de oferecer suporte às decisões gerenciais;
  • pesquisar, produzir e disseminar informações e conteúdos aos públicos de interesse;
  • propor e elaborar ações com seus respectivos planos de trabalho que atendam às diretrizes estratégicas;
  • planejar, executar, monitorar e avaliar a operacionalização dos diversos processos e projetos técnicos da área de atuação/lotação;
  • zelar pela qualidade no desenvolvimento dos trabalhos técnicos;
  • integrar grupos técnicos, comissões e comitês, quando demandado;
  • participar das atividades de contratação de bens e serviços de interesse da área de atuação/lotação, bem como realizar a gestão e fiscalização de contratos;
  • disponibilizar informações e documentos à auditoria interna e externa;
  • organizar, participar de eventos de capacitação e de alinhamento técnico, e proferir palestras sobre temas relacionados;
  • participar de reuniões administrativas e técnicas, adotando providências quanto às deliberações;
  • elaborar relatórios, demonstrativos, gráficos, planilhas, pareceres e outros documentos relacionados à área de atuação/lotação;
  • desempenhar todo e qualquer serviço que seja compatível com sua condição pessoal.

 

Etapas de avaliação dos candidatos

Todos os candidatos serão avaliados em 2 etapas, sendo:

  • 1ª etapa
    • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
    • prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    • comprovação de requisitos, de caráter eliminatório, e avaliação de títulos e de experiência profissional, de caráter classificatório.
  • 2ª etapa
    • avaliação oral por competências, de caráter eliminatório e classificatório

 

Prova objetiva

A prova objetiva será realizada na cidade de Brasília/DF, na data de 10 de julho de 2022, e será composta por 80 questões distribuídos da seguinte forma:

Conhecimentos básicos – 40 questões 

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Gestão de Projetos e Processos
  • Ética e Conduta
  • Legislação
  • Legislação Aplicada e Normativos da Apex
  • Noções de Informática

Conhecimentos específicos – 40 questões (de acordo com a área escolhida)

 

Prova discursiva

A prova discursiva consistirá em:
a) para perfis que exigem língua inglesa como requisito: elaboração de 2 (dois) textos dissertativos, sendo um a ser respondido em língua portuguesa e outro em língua inglesa, ambos acerca dos conhecimentos específicos constantes dos objetos de avaliação, com no mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas cada uma, no valor de 10,00 pontos para cada questão.
b) para perfis que não exigem língua inglesa como requisito: elaboração de 2 (dois) textos dissertativos, a serem respondidos em língua portuguesa, ambos acerca dos conhecimentos específicos constantes dos objetos de avaliação, com no mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas cada uma, no valor de 10,00 pontos para cada questão.

Como estudar para a prova do concurso Apex-Brasil

Estudar para um concurso público requer muito foco e dedicação, e isso não seria diferente para o concurso da Apex-Brasil.

Desta forma, é fundamental que você inicie a sua preparação de forma antecipada. Para tanto, a nossa sugestão é de que você conte com o auxílio profissional de um preparatório para concurso.

Apex-Brasil_banner-horizontal

Isso porque, ao contar com a experiência de professores especialistas em aprovação, você terá acesso somente ao conteúdo que poderá ser cobrado na sua prova, sem perda de tempo.

Prova disso é que no curso para concurso Apex-Brasil você estudará de forma otimizada, com videoaulas em uma metodologia que facilita a assimilação dos conteúdos mais relevantes.

Questões do concurso Apex-Brasil

Além do curso, você também pode complementar seus estudos por meio do Aprova Questões, uma plataforma que oferece milhares de questões para que você possa revisar a teoria aprendida durante as aulas, ao mesmo tempo em que permite avaliar os seus conhecimentos.

Desta forma, combinando o método de videoaulas com a resolução de questões, sua preparação fica ainda mais poderosa.

Em especial, para o concurso Apex-Brasil, separamos abaixo as questões já cobradas anteriormente.

Concurso Apex-Brasil – Questões

Resumo do concurso Apex-Brasil 

  •     Banca: Cebraspe
  •     Inscrições: 30/05 a 15/06/22
  •     Cargo: Analistas
  •     Nível: Superior
  •     Vagas: 8 + CR
  •     Remuneração: R$ 8.726,42
  •     Prova: 10/07/22

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. Por força da Lei nº 10.668, de 14 de maio de 2003, e do Decreto nº 4.584, de 5 de fevereiro de 2003, posteriormente alterado pelo Decreto nº 8.788, de 21 de junho de 2016, a Apex-Brasil é qualificada como “Serviço Social Autônomo”, portanto, desvinculada da administração pública direta e indireta.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS