Como passar na OAB e por que a taxa de reprovação é tão alta?

Atualizado em 13/11/2019 às 12:23

Se você está pensando em como passar na OAB, temos alguns números que podem servir de alerta. Você sabia que 75% dos bacharéis em Direito fazem o Exame de Ordem três vezes para conquistar a aprovação? Esse dado faz parte de uma pesquisa da FGV Projetos, mas antes que você se desespere, temos outros dados que vão explicar o motivo dessa alta taxa de reprovação. 64% dos aprovados optaram por um preparatório para o exame, e a maioria preferiu um curso online. E ainda, 77% dos estudantes assumiram que o curso acadêmico não ofereceu a preparação necessária para o exame.

O Exame de Ordem está aumentando seu nível de dificuldade a cada edição, mas não foi só isso que mudou. Antigamente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) cobrava pegadinhas e uma dose de “decoreba”. Mas agora, a intenção é que não sejam apenas 80 questões na 1ª fase, mas 80 consultas de novos clientes. Por isso, você pode encontrar questões que juntam duas áreas do Direito, por exemplo, com o estudo interdisciplinar. Então, não podemos pensar apenas que o Exame de Ordem está aumentando o nível de dificuldade para reprovar estudantes, mas sim, cobrando um nível maior de responsabilidade e conhecimento que será útil para o profissional.

E infelizmente, a faculdade não ensina esse estudo tão direcionado para o Exame de Ordem, pensando na forma de cobrança da banca, fazendo simulados para ver quanto tempo o aluno leva para responder cada questão e tantas outras ações necessárias. Sabemos que o curso online é um investimento a mais para o estudante, mas não é melhor investir agora para garantir a carteira da OAB o quanto antes e assim iniciar no mercado de trabalho? Afinal, já no primeiro salário é possível recuperar esse valor.

 

Como passar na OAB de primeira

Apenas 51 instituições que oferecem curso de Direito, entre as quase mil espalhadas pelo Brasil, conseguem aprovar mais de 50% dos seus alunos na OAB. Então, se você quer conquistar a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil, precisa contar com o apoio de um preparatório de qualidade. No Aprova, você conta com a experiência de professores que entendem muito, não apenas do Exame de Ordem, mas também da banca, a FGV. Por isso, eles conseguem saber quais são os assuntos mais cobrados e simplificar as explicações em videoaulas de 30 minutos, diretas ao ponto. Além disso, você também ganha acesso ao Aprova Questões e pode testar seus conhecimentos com perguntas anteriores do Exame de Ordem.

 

ESTUDE PARA O EXAME DE ORDEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Aliás, para você fazer um nivelamento da sua aprendizagem e ter uma ideia do seu nível de conhecimento, separamos 158 questões que foram aplicadas em 2019. Não perca tempo, responda todas agora mesmo, acompanhe seu desempenho e venha estudar com quem entende de aprovação. Largue as apostilas, aprenda com videoaulas e não faça parte da porcentagem de reprovados na OAB.

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS