Algumas palavras ou expressões do texto só podem ter seu significado apreendido se o leitor tiver conhecimento de algumas informações sobre a produção desse texto: seu autor, o momento de sua produção, o local em que foi escrito etc. Nesse sentido, a alternativa abaixo que apresenta um segmento sublinhado que é exemplo desse tipo de palavra ou expressão é:
Em todas as alternativas abaixo aparecem dois elementos do texto ligados pela conjunção E; a alternativa em que o segundo elemento mostra uma evolução temporal em relação ao primeiro é:
Um texto publicitário das Aerolíneas Argentinas mostra a seguinte frase: “Continuamos crescendo e isso se sente no ar”. Nessa frase há o apelo a uma duplicidade de sentido presente na expressão “sente no ar”; esse mesmo processo ocorre em:
I – O Brasil respeita os direitos humanos; II – A ONU criticou a posição do Brasil em relação ao respeito aos direitos humanos; III – O governo vai responder às críticas da ONU. Respeitando a seqüência em que estão apresentadas as três frases acima, os conectivos que poderiam ser adequadamente empregados, respectivamente, no início do período e entre as frases seguintes, são:
No conjunto de frases abaixo, o termo sublinhado tem valor geral e substitui o termo específico anteriormente grafado em maiúsculas. A alternativa em que a substituição NÃO se processa desse mesmo modo é: