Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre o papel da comunicação no gerenciamento de crises organizacionais, considere as seguintes afirmativas:

1.A comunicação deve ser usada para manter a imagem positiva da organização, omitindo eventuais falhas no processo que resultou na crise.

2.Gerenciar crises de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.

3.Escolher pessoas que possam responder rapidamente e de maneira eficiente à gestão do problema é uma atitude proativa.

4.É uma atividade preventiva e corretiva.

Assinale a alternativa correta.

Segundo Duarte (2014), a Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e à expressão. Levando em conta os conhecimentos sobre a Comunicação Pública, considere as seguintes categorias:

1.Institucional: referente ao papel, responsabilidades e funcionamento das organizações.

2.De Gestão: relativa ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público.

3.De Utilidade Pública: incide sobre temas relacionados ao dia a dia das pessoas, geralmente serviços e orientações.

4.De Interesse Privado: diz respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição.

Estão corretamente identificadas as categorias:

A eficácia da comunicação está diretamente relacionada à capacidade das organizações de atuarem de forma integrada. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação interna, a administrativa, a institucional e a mercadológica. Assinale a alternativa em que todas as ferramentas são utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos.

“As comunidades virtuais eletrônicas são agregações em torno de interesses comuns, independentes de fronteiras ou demarcações territoriais fixas" (Lemos apud Recuero, 2008). Sobre outras definições de comunidades virtuais, considere as seguintes afirmativas:

1.As comunidades virtuais são construídas através da interação mediada por computador.

2.Podem ser cooperativas, competitivas ou geradoras de conflito.

3.Podem ser de dois tipos: comunitárias e não comunitárias.

Assinale a alternativa correta.

O CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – é uma organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. O CONAR normatiza:

1.propaganda político-partidária.

2.publicidade de causas sociais e entidades sem fins lucrativos.

3.merchandising.

4.relações públicas.

Assinale a alternativa correta.

Segundo Kotler e Armstrong (2003), durante anos, o Timex foi o relógio de boa qualidade com preço acessível. Por sua vez, o Swatch é apresentado como um relógio de estilo e moderno e o Rolex reforça suas características de luxo e status.

Sobre os apelos utilizados pela propaganda, considere as seguintes afirmativas:

1.Os apelos devem destacar os benefícios que tornam o produto mais desejável ou interessante aos consumidores.

2.Os apelos devem demonstrar como o produto é melhor do que o das marcas concorrentes.

3.Os apelos mais significativos nem sempre serão utilizados, pois podem não ter caráter distintivo.

Assinale a alternativa correta.

No que diz respeito à comunicação institucional, considere os seguintes itens:

1.Característica internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.

2.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição.

3.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre a instituição no decorrer do tempo.

Os itens 1, 2 e 3 são, respectivamente, definidos como:

De acordo com Duarte (2009), os ambientes da Comunicação de Interesse Público e da Comunicação de Interesse Privado podem ser representados a partir da figura abaixo.

Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:

1.A Comunicação Governamental, realizada pelo estado, é a de maior importância no âmbito da comunicação de interesse público.

2.As empresas estão inseridas em ambos os ambientes, e a sua relação com o interesse público se dá pelas práticas de Responsabilidade Social e Cidadania Corporativa.

3.A imprensa está situada em ambos os ambientes, porque deve divulgar as informações de interesse público atendendo às exigências do interesse privado.

4.As ONGs estão inseridas no âmbito do interesse público, porque substituem o estado na resolução de problemas sociais.

Assinale a alternativa correta.

Sobre o conceito de Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1.É uma força social que fornece energia para a mobilização dos membros de uma organização.

2.Reflete-se nos estilos de liderança, na linguagem, nos símbolos e nos procedimentos e rotinas.

3.Refere-se ao conjunto de artefatos tangíveis e comportamentos explícitos da organização.

Assinale a alternativa correta.

O conceito de clima organizacional está relacionado a fatores como liderança, satisfação, ética, motivação, desempenho e rotatividade, entre outros. Sobre esse conceito, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras V ou falsas F:

( ) É o conjunto de relações entre homem e máquina, que busca a melhoria das condições de trabalho por meio de métodos da tecnologia.

( ) Está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

( ) É o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebidas pelos membros da organização que influencia o seu comportamento.

( ) Representa o conjunto de regras impostas pela empresa, que influencia o comportamento de seus funcionários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alguns autores consideram que o conceito de Comunicação Pública é um conceito polissêmico. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:

1.Faltam conceitos, parâmetros e referências para a comunicação nesse contexto.

2.O conceito se confunde com outros tipos de comunicação, como a governamental e a política.

3.Tem como premissa o interesse público e a cidadania.

4.Envolve democratização, atribuindo mais poder aos governos no processo de gestão pública.

Assinale a alternativa correta.

Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), considere as seguintes afirmativas:

1.O anúncio abrigará apenas depoimentos personalizados e genuínos, ligados a experiência passada ou presente de quem presta o depoimento.

2.O Código veta o uso de propaganda subliminar, por não se tratar de técnica comprovada.

3.Os anúncios para crianças devem utilizar formato jornalístico, a fim de dar credibilidade aos pais ou responsáveis.

Assinale a alternativa correta.

Segundo RECUERO (2009), são propriedades das redes sociais:

As redes sociais constroem valores importantes para as organizações. Assinale a alternativa que apresenta valores:

As organizações tendem a desperdiçar tempo e dinheiro na administração de conflitos organizacionais. Muitas vezes a solução passa pelo reconhecimento dos fluxos comunicacionais. No que diz respeito aos fluxos comunicacionais das organizações, considere as seguintes afirmativas:

1.Os fluxos de comunicação descendentes são formais e excessivos, o que causa um congestionamento dos canais.

2.O fluxo de comunicação não pode ser propriedade de alguns. A informação deve circular com precisão e liberdade.

3.A comunicação ascendente tende a ser mais formal, tendo como objetivo controlar e estabelecer um fluxo que vai da base para o topo da hierarquia.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282