Plano de Mídia é, segundo o Dicionário Brasileiro de Mídia (1996), o documento resultante de um processo de análise de dados e alternativas que estabelece a ação a ser desenvolvida em mídia para uma determinada situação mercadológica. Sobre o Plano de Mídia, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) O plano de mídia está dividido em quatro partes: briefing de mídia, objetivo de mídia, estratégia de mídia e táticas de mídia.
( ) O GRP (Gross Rating Points) é uma unidade padrão de medida resultante da soma da audiência bruta pela audiência objetivada (público-alvo).
( ) O briefing de mídia contém informações sobre o produto e o mercado.
( ) A estrutura de um plano de mídia deve conter: formulação e análise de programação, análise de custos e visibilidade, forma de utilização dos veículos, distribuição de verba e avaliação de desempenho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Segundo Mena Barreto (2004), “criatividade editorial é a solução do problema de persuasão por meio de frases, textos – palavras”. Nesse sentido, o autor sugere algumas premissas para um bom texto publicitário. São estratégias eficientes em um anúncio:
Sobre o conceito de Marketing de Relacionamento, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Trata de uma mudança profunda na forma de entender e trabalhar o relacionamento com os mercados.
( ) É assegurado que os funcionários satisfaçam as necessidades dos clientes.
( ) Enfatiza a transação de produtos ou serviços.
( ) Tem como objetivo a construção e a manutenção de uma base de clientes comprometidos que sejam rentáveis para a organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que melhor define o âmbito dos processos comunicacionais formais e informais dentro da organização.
Assinale a alternativa que define o conceito de Comunicação Integrada de Marketing (CIM).
No que diz respeito à natureza da propaganda, ela pode ser dividida em vários tipos. Um deles é a propaganda institucional (ou corporativa), que tem, entre seus propósitos específicos, o objetivo de:
O conhecimento preciso das relações entre a organização e seus públicos é condição obrigatória para o sucesso dos negócios. Sobre os públicos de uma organização, considere as seguintes afirmativas:
1.O stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e tem papel direto na gestão e nos resultados.
2.Familiares e dependentes de empregados e empregadores integram o público interno de uma organização.
3.Imprensa, sindicatos, concorrentes, opinião pública, consumidores, comunidade e governo integram o público misto de uma organização.
Assinale a alternativa correta.
Com base nas disposições do CONAR, considere as seguintes afirmativas:
1.Os infratores das normas estarão sujeitos à proibição de veiculação de seus anúncios.
2.O Código veta o uso de gírias e expressões estrangeiras.
3.O Código veta o uso de qualquer espécie de superstição.
4.O uso de modelos como objetos sexuais na publicidade de bebidas alcoólicas é alvo de restrição no Código.
Com relação aos preceitos básicos que definem a ética publicitária, assinale a alternativa correta.
Os meios de comunicação selecionados para veicular uma campanha devem atender a objetivos pré-definidos. Sobre os meios de comunicação, considere as seguintes afirmativas:
1.Os meios de comunicação são classificados segundo seus dados de penetração e perfil.
2.Os meios de comunicação de massa são consumidos pela maioria da população, pois apresentam os maiores percentuais de penetração e perfil.
3.Os meios de comunicação segmentados são meios consumidos por parte da população, com predomínio das classes A e B e com grau de instrução a partir do ensino médio. É o caso da Internet.
4.Os meios de comunicação fragmentados são meios consumidos por parte da população, com predomínio das classes A e B e com grau de instrução a partir do ensino médio. Compreendem os jornais e revistas.
Assinale a alternativa correta.
Na gestão da comunicação, existe uma série de instrumentos importantes para alcançar objetivos predeterminados. Um deles é estratégico e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido. Trata-se de: