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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

Galileu Galilei tornou-se o primeiro cientista moderno por ter feito a fusão do racionalismo e o empirismo, além de ter proclamado o princípio da independência do pensamento científico das interferências filosóficas e religiosas, sendo o primeiro a estabelecer um marco divisório claro entre ciência, filosofia e religião. Ele desenvolveu um método científico moderno, que é composto por algumas etapas; assinale-as.

Desde a antiguidade, acreditava-se que animais inferiores (moscas, caramujos, vermes etc.) procriassem da putrefação de substâncias orgânicas; assim, os cadáveres gerariam  vermes, imundícies, insetos, dentre outros. No século XVII, a descoberta dos micro-organismos e as observações e pesquisas pioneiras desses animais pelo microscópio permitiriam um reexame da questão da “geração espontânea”. Os nascentes ramos da Embriologia (Malpighi), da Fisiologia (Harvey), da Entomologia (Redi) e da Microbiologia (Leeuwenhoek) se desenvolveriam, em parte, devido às pesquisas e estudos na busca de uma resposta a esse desafio. Um desses pesquisadores, Marcello Malpighi, em seus experimentos, reexaminando a questão da “geração espontânea”, descobriu:

Na taxonomia, é obrigatório, ao descrever uma nova espécie, designar um holótipo (espécime-tipo) para ancorar um novo nome. Porém, se na descrição original da espécie o holótipo não for identificado claramente, os espécimes descritos são denominados:

Os geneticistas conseguem estudar a expressão de todos os genes no organismo quando se conhece a sequência de um genoma completo, pois assim eles conseguem monitorar alterações da expressão do genoma total ao longo do tempo, durante o desenvolvimento ou em resposta a modificações do ambiente. Atualmente, novas tecnologias permitem que os cientistas produzam microarranjos que contenham milhares de sondas de hibridização em um suporte sólido; esse suporte frequentemente chamado de chip gênico, pode ser uma, EXCETO:

Durante o ciclo celular ocorrem alguns eventos em diferentes fases e estágios. Considerando os eventos que ocorrem na prófase, analise as afirmativas a seguir.

I. Fuso mitótico inicia sua formação.
II. O envelope nuclear circunda o núcleo.
III. O núcleo contém um ou mais nucléolos.
IV. As fibras de cromatina se tornam mais firmemente enroladas.
V. Dois centrossomos são formados pela replicação de um único centrossomo.

Está correto o que se afirma apenas em

No metabolismo da célula, ocorrem milhares de reações químicas organizadas em forma de rotas metabólicas que se cruzam. O metabolismo como um todo controla os recursos materiais e energéticos da célula e nesse processo há rotas que consomem energia enquanto outras liberam energia. Existem dois tipos, as rotas anabólicas e as rotas catabólicas.

Considerando as rotas catabólicas analise as afirmativas a seguir.

I. A respiração celular é o principal exemplo dessa rota.
II. Rota que consome energia para fabricar moléculas complexas a partir de uma molécula simples.
III. A síntese de aminoácido a partir de molécula simples e a síntese de uma proteína a partir de um aminoácido são exemplos dessa rota.
IV. A energia armazenada nas moléculas orgânicas nessa rota é liberada para realizar trabalho na célula como movimento ciliar e o transporte através da membrana.

São considerados exemplos de rota catabólica o que se afirma em

Os átomos de carbono que saem do ciclo do ácido cítrico, como CO2, são perdidos pela oxidação de dois compostos que reduzem o NAD+ a NADH. Tais compostos estão presentes nas etapas 3 e 4 do ciclo e são conhecidos, respectivamente, por:

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

A partir da contribuição de Jenner e Pasteur, a história das vacinas pode ser dividida didaticamente em períodos caracterizados pelas revoluções tecnológicas existentes desde a primeira publicação, em 1798, de Jenner. Nas últimas décadas, as vacinas vêm se beneficiando com o avanço das tecnologias e do conhecimento científico. De 2005 a 2020, ocorreu o desenvolvimento e o licenciamento de algumas vacinas. Sobre esse contexto, é INCORRETO afirmar que:

“No passado, a linhagem humana foi muito mais diversa. Algumas análises comparativas corporais de diversas espécies fósseis evidenciaram que muitas delas não devem ser nossos ancestrais diretos. Isso se deve a estudos que mostraram que algumas espécies apresentavam hábitos vegetarianos que favoreciam o aproveitamento de diversos alimentos vegetais; dentre eles, os grãos e os tubérculos duros. Como nossa espécie não herdou adaptações a hábitos vegetarianos restritos e outras características como ósseas, essa espécie do gênero ______________, apesar de possuir ancestrais comuns com nossa espécie, não são nossos ancestrais diretos.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Na taxonomia, a última grande influência teórica veio na década de 1960, principalmente por meio dos trabalhos de um
entomólogo alemão conhecido por Willi Hennig, o qual defendia que:

Em 2006, um grupo de cientistas deu um novo nome ao que acreditaram ser uma espécie não descrita de macaco-prego, chamando-a de Cebus queirozi. Outros pesquisadores sugeriram que esse táxon de macaco-prego já havia sido descrito em 1774 pelo naturalista alemão Johann Schreber, que nomeou a espécie de Cebus flavius. Conforme o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, um dos preceitos fundamentais é o princípio da prioridade; sobre tal princípio, é correto afirmar que:

Tanto em eucariontes quanto em procariontes, a maior parte das divisões celulares envolve a distribuição de material
genético idêntico – DNA – para as duas células-filhas. Contudo, antes de a célula dividir-se para formar células-filhas
geneticamente idênticas, todo esse DNA deve ser copiado; então, as duas cópias se separam para que cada célula-filha
termine com um genoma completo. É no ciclo celular que ocorre a divisão do DNA e a formação das células-filhas, composta
por algumas fases. Sobre tais fases, assinale a afirmativa correta.

O nitrogênio na forma N2, presente na grande maioria do ar, é assimilado apenas por algumas bactérias, que o utilizam na síntese de moléculas orgânicas nitrogenadas. A forma utilizável pela maioria dos organismos é a amônia (NH3), resultante do processo de conversão do nitrogênio atmosférico chamado fixação. Considerando que uma das formas de fixação é a biológica, assinale a afirmativa correta.

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