Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Duarte (2014), a Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e à expressão. Levando em conta os conhecimentos sobre a Comunicação Pública, considere as seguintes categorias:

1.Institucional: referente ao papel, responsabilidades e funcionamento das organizações.

2.De Gestão: relativa ao processo decisório e de ação dos agentes que atuam em temas de interesse público.

3.De Utilidade Pública: incide sobre temas relacionados ao dia a dia das pessoas, geralmente serviços e orientações.

4.De Interesse Privado: diz respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição.

Estão corretamente identificadas as categorias:

A eficácia da comunicação está diretamente relacionada à capacidade das organizações de atuarem de forma integrada. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação interna, a administrativa, a institucional e a mercadológica. Assinale a alternativa em que todas as ferramentas são utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos.

“As comunidades virtuais eletrônicas são agregações em torno de interesses comuns, independentes de fronteiras ou demarcações territoriais fixas" (Lemos apud Recuero, 2008). Sobre outras definições de comunidades virtuais, considere as seguintes afirmativas:

1.As comunidades virtuais são construídas através da interação mediada por computador.

2.Podem ser cooperativas, competitivas ou geradoras de conflito.

3.Podem ser de dois tipos: comunitárias e não comunitárias.

Assinale a alternativa correta.

O CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – é uma organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. O CONAR normatiza:

1.propaganda político-partidária.

2.publicidade de causas sociais e entidades sem fins lucrativos.

3.merchandising.

4.relações públicas.

Assinale a alternativa correta.

Segundo Kotler e Armstrong (2003), durante anos, o Timex foi o relógio de boa qualidade com preço acessível. Por sua vez, o Swatch é apresentado como um relógio de estilo e moderno e o Rolex reforça suas características de luxo e status.

Sobre os apelos utilizados pela propaganda, considere as seguintes afirmativas:

1.Os apelos devem destacar os benefícios que tornam o produto mais desejável ou interessante aos consumidores.

2.Os apelos devem demonstrar como o produto é melhor do que o das marcas concorrentes.

3.Os apelos mais significativos nem sempre serão utilizados, pois podem não ter caráter distintivo.

Assinale a alternativa correta.

No que diz respeito à comunicação institucional, considere os seguintes itens:

1.Característica internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.

2.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição.

3.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre a instituição no decorrer do tempo.

Os itens 1, 2 e 3 são, respectivamente, definidos como:

De acordo com Duarte (2009), os ambientes da Comunicação de Interesse Público e da Comunicação de Interesse Privado podem ser representados a partir da figura abaixo.

Sobre esses ambientes, considere as seguintes afirmativas:

1.A Comunicação Governamental, realizada pelo estado, é a de maior importância no âmbito da comunicação de interesse público.

2.As empresas estão inseridas em ambos os ambientes, e a sua relação com o interesse público se dá pelas práticas de Responsabilidade Social e Cidadania Corporativa.

3.A imprensa está situada em ambos os ambientes, porque deve divulgar as informações de interesse público atendendo às exigências do interesse privado.

4.As ONGs estão inseridas no âmbito do interesse público, porque substituem o estado na resolução de problemas sociais.

Assinale a alternativa correta.

Alguns autores consideram que o conceito de Comunicação Pública é um conceito polissêmico. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:

1.Faltam conceitos, parâmetros e referências para a comunicação nesse contexto.

2.O conceito se confunde com outros tipos de comunicação, como a governamental e a política.

3.Tem como premissa o interesse público e a cidadania.

4.Envolve democratização, atribuindo mais poder aos governos no processo de gestão pública.

Assinale a alternativa correta.

Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), considere as seguintes afirmativas:

1.O anúncio abrigará apenas depoimentos personalizados e genuínos, ligados a experiência passada ou presente de quem presta o depoimento.

2.O Código veta o uso de propaganda subliminar, por não se tratar de técnica comprovada.

3.Os anúncios para crianças devem utilizar formato jornalístico, a fim de dar credibilidade aos pais ou responsáveis.

Assinale a alternativa correta.

Segundo RECUERO (2009), são propriedades das redes sociais:

As redes sociais constroem valores importantes para as organizações. Assinale a alternativa que apresenta valores:

As organizações tendem a desperdiçar tempo e dinheiro na administração de conflitos organizacionais. Muitas vezes a solução passa pelo reconhecimento dos fluxos comunicacionais. No que diz respeito aos fluxos comunicacionais das organizações, considere as seguintes afirmativas:

1.Os fluxos de comunicação descendentes são formais e excessivos, o que causa um congestionamento dos canais.

2.O fluxo de comunicação não pode ser propriedade de alguns. A informação deve circular com precisão e liberdade.

3.A comunicação ascendente tende a ser mais formal, tendo como objetivo controlar e estabelecer um fluxo que vai da base para o topo da hierarquia.

Assinale a alternativa correta.

Sobre o conceito de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:

1.O conjunto de instrumentos de comunicação interna inclui os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o house organ.

2.A comunicação interna pode ser avaliada por meio de pesquisas e indicadores, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.

3.No monitoramento do ambiente interno de uma organização realizado mediante a análise SWOT, são avaliadas as oportunidades e forças de uma ideia, de um projeto ou de um produto.

Assinale a alternativa correta.

No Brasil, o Estado tem se caracterizado como um dos maiores clientes do mercado publicitário. No que diz respeito à utilização da publicidade pelos órgãos públicos, é correto afirmar que seu uso:

1.informa o cidadão de seus direitos, muitas vezes pouco evidenciados pela legislação.

2.altera positivamente comportamentos sociais, como as campanhas de saúde pública.

3.melhora o conhecimento de serviços públicos, pois muitos cidadãos desconhecem o que tais entidades podem oferecer.

4.promove pessoas em cargos públicos, inclusive visando propósitos eleitorais.

Assinale a alternativa correta.

O reconhecimento da Opinião Pública é de extrema importância para o entendimento da Publicidade como natureza e processo. No que diz respeito ao conceito de Opinião Pública, considere as seguintes afirmativas:

1.É a expressão do sentimento de um grupo social sobre uma questão controversa em um momento específico.

2.É um fenômeno social coletivo, mas se apoia em uma realidade individual.

3.Está relacionada a um fenômeno social de caráter político.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282