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Existem diferentes formas de estruturar a ação de atores públicos e privados em prol de objetivos comuns. Para alguns autores 
especialistas em gestão pública, tem ficado mais forte a ideia de “governança de múltiplos níveis”, ou seja, um modelo de organizar a ação governamental para além das delimitações jurisdicionais tradicionais (SMITH, 2010). 

Assinale a alternativa que não representa uma característica da governança.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma técnica que ganhou projeção nos anos 2000 em estados e municípios brasileiros. Consiste na base de algumas das experiências da Nova Gestão Pública (NGP). A técnica consiste em um conjunto de indicadores estratégicos que objetivam gerir o desempenho de uma organização.

Considerando a proposta dessa técnica, assinale a alternativa correta.

Existem diferentes formas de estruturar a ação de atores públicos e privados em prol de objetivos comuns. Para alguns autores 
especialistas em gestão pública, tem ficado mais forte a ideia de “governança de múltiplos níveis”, ou seja, um modelo de organizar a ação governamental para além das delimitações jurisdicionais tradicionais (SMITH, 2010). 

Assinale a alternativa que não representa uma característica da governança.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma técnica que ganhou projeção nos anos 2000 em estados e municípios brasileiros. Consiste na base de algumas das experiências da Nova Gestão Pública (NGP). A técnica consiste em um conjunto de indicadores estratégicos que 
objetivam gerir o desempenho de uma organização.

Considerando a proposta dessa técnica, assinale a alternativa correta.

A Administração Pública brasileira, em sua trajetória, passou por diferentes modelos de gestão. Dentre esses modelos, temos o modelo 
patrimonialista, o burocrático e o gerencialismo.

Com base nos conceitos teóricos dos diferentes modelos de gestão, assinale a alternativa que complementa corretamente a informação apresentada.

“O Decreto nº 2.829, de outubro de 1998, constituiu a base legal para a reestruturação de todas as ações finalísticas do governo. Esse 
decreto determina que o programa seja a forma básica de integração entre plano e orçamentos, fixa os princípios de gerenciamento dos 
programas e do plano, cria a figura do gerente de programa, fixa suas principais responsabilidades e cria a obrigação de avaliação anual de desempenho de todos os programas e do plano”.

O texto apresentado faz referência à Gestão Pública por Resultados, proposição construída no âmbito do modelo gerencial.

De acordo com esta proposição, assinale a alternativa que apresenta um elemento de planejamento alinhado às bases do modelo gerencial.

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um modelo que considera elementos técnicos e políticos para tratar um conjunto de problemas considerados prioritários por um ator. Esse modelo, proposto por Carlos Matus, traz como premissas o “Triângulo de Governo”, composição na qual o primeiro vértice representa a proposta, o segundo representa a relação entre os pesos das variáveis 
controladas e não controladas pelo ator social que propõe o plano, e o terceiro representa as perícias institucional e pessoal do governo, 
como experiência e capital intelectual acumulados.

Assinale a alternativa que apresenta qual a denominação atribuída por Matus a cada vértice.

Tendo sido promulgada no contexto das reformas gerenciais da gestão pública ao redor do mundo, a Constituição Federal de 1988 
mantém modelos tradicionais. Porém, traz em seu texto elementos alinhados à Nova Gestão Pública.

Assinale a alternativa que apresenta quais elementos estão presentes na Constituição Federal de 1988, e que estão alinhados aos princípios da Nova Gestão Pública.

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um modelo que considera elementos técnicos e políticos para tratar um conjunto de problemas considerados prioritários por um ator. Esse modelo, proposto por Carlos Matus, traz como premissas o “Triângulo de Governo”, composição na qual o primeiro vértice representa a proposta, o segundo representa a relação entre os pesos das variáveis 
controladas e não controladas pelo ator social que propõe o plano, e o terceiro representa as perícias institucional e pessoal do governo, 
como experiência e capital intelectual acumulados.

Assinale a alternativa que apresenta qual a denominação atribuída por Matus a cada vértice.

Conforme aponta Pacheco (2009), “a mensuração de desempenho no setor público tem contribuído para o alcance de múltiplos objetivos”. 

A partir de tal afirmação, no contexto da Nova Gestão Pública, assinale a alternativa que apresenta alguns destes objetivos.

Já muito disseminada na iniciativa privada, a ideia de qualidade tem sido incorporada à esfera pública nas últimas décadas. Há vertentes que consideram o cidadão como “cliente”, enquanto receptor de serviços públicos.

Segundo esta abordagem, qualidade no setor público pode ser entendida como:

A Nova Gestão Pública (NGP), modelo de gestão disseminado no Brasil pelo ex-ministro Bresser-Pereira (2002), tem como característica 
o planejamento das atividades públicas com enfoque nos resultados (efeitos) e impactos (efetividade).

Com base nesse pensamento, assinale a alternativa com duas ações fundamentais para a NGP:

Em projetos no âmbito da Administração Pública, há uma ampla discussão sobre os indicadores de maneira a torná-los elementos imprescindíveis ao acompanhamento e à avaliação não apenas de projetos, mas de políticas públicas como um todo. É possível apontar três âmbitos de mensuração destes indicadores.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente estes diferentes âmbitos.

De acordo com Ball (2005), o gerencialismo está associado a reformas políticas e reengenharia cultural do setor público ao redor do mundo.As ideias em torno do gerencialismo surgem com o intuito de resolver as crises decorrentes da administração burocrática e em defesa da criação de um novo paradigma organizacional.

Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor representa o gerencialismo.

Vasconcelos Coutinho (2000) aponta que a partir de 1990, a Nova Gestão Pública passa a considerar os cidadãos também como clientes, em um contexto em que o Estado deve prestar melhores serviços. Nesse sentido, os cidadãos passam a participar da Administração Pública, devendo obter informações sobre seu funcionamento, suas limitações, seus controles, os responsáveis pela sua gestão, entre outras informações.

Assinale a alternativa que retrata incorretamente a forma como Estado e sociedade se relacionam, segundo a Nova Gestão Pública.

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