O sistema de gestão, no caso de uma organização pública, tem sua definição em aspectos de natureza histórica, elementos culturais de forma geral, além de aspectos constitucionais e legais. A cultura interfere de forma determinante no desempenho das instituições públicas, permeando constantemente
As falhas nos fluxos de comunicação organizacional afetam diretamente o resultado de um processo de mudança. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação, duas são as estratégias e ação indicadas:
Reforçando o significado de organograma, que é constituído por diferentes níveis administrativos, observa-se que as linhas verticais de um nível para o outro refletem os diferentes graus de
O BSC (Balanced Scorecard) é um sistema voltado para o comportamento, não para o controle, e seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração. O BSC busca transformar a estratégia da instituição em
Quando se procede à Análise Ambiental, no decorrer da elaboração do Planejamento Estratégico, as instituições encontram dois tipos de Análise: a Externa e a Interna. É praticamente impossível afirmar que as instituições não sofrem a influência das variáveis do ambiente externo. Na análise do ambiente externo, as organizações devem interpretar as situações à luz de suas
Os administradores precisam ter capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas, processando e interpretando racionalmente as informações. O processo de tomada de decisão, por exemplo, exige que o administrador seja capaz de identificar problemas, desenvolver soluções alternativas para corrigi-los, avaliar essas alternativas e selecionar a melhor. Essa tarefa requer habilidades
O administrador pode não ter autonomia para intervir e modificar a cultura organizacional de uma instituição, todavia pode ter condições de alterar e melhorar o clima organizacional de seu departamento, da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nos fatores que o determinam. Entre os elementos que interferem no clima organizacional, citam-se:
A divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas e a coordenação dessas tarefas são dois requisitos fundamentais de toda atividade humana organizada. O que efetivamente mantém uma instituição são os cinco mecanismos de coordenação: o ajustamento mútuo, a supervisão direta, a padronização do processo de trabalho, a padronização do produto de trabalho e a padronização dos(das)
A Gestão por Competência, quando bem executada, dá às instituições uma vantagem competitiva e um desempenho organizacional melhor, pois torna os funcionários mais preparados. Nenhum sistema de Gestão por Competência será bem-sucedido se o compartilhamento de informações não tiver o apoio da
Os gestores devem utilizar suas melhores habilidades conceituais, humanas e técnicas para tornarem as decisões mais adequadas a um determinado momento. Para isso, o administrador deverá ter a capacidade de análise de fatores externos e internos para melhor uso de recursos escassos no alcance de objetivos, além de conhecimento de planejamento e principalmente de formulação, análise e avaliação de diretrizes, o que enfatiza a necessidade de maior domínio em
A comunicação é um processo de dupla direção: envolve tanto a transmissão ao centro decisório, como a transmissão das decisões tomadas por esse centro para as demais partes da instituição. A comunicação sempre requer alguma coisa. Ela sempre exige que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa. Então a comunicação está sempre conectada à(às, ao, aos)
As instituições públicas têm evoluído sua forma de atuar, passando a ter um caráter mais dinâmico no atendimento ao público, visando trabalhar o processo administrativo como um todo em movimento. Essa visão do atendimento ao público corresponde à característica
A mudança que se pretende em uma instituição está ligada à dimensão estratégica dessa instituição. Ou seja, o que as instituições definem como situação desejada no processo de resolver seus problemas deverá estar ligado às estratégias e, para alcançá-las ou adaptá-las, as instituições públicas procedem a vários ciclos de transformação, cuja contextualização no campo da gestão das instituições admite duas perspectivas de análise:
Centralização e Descentralização referem-se ao grau de delegação de tarefas, poder e autoridade aos níveis mais baixos da organização. Podem também ser pensadas como um nível eficaz de tomada de decisão para uma área particular. Uma maior centralização é desejada quando a organização
Os funcionários devem aperfeiçoar, constantemente, seus conhecimentos, habilidades e aptidões para lidar com novos processos e sistemas de trabalho. A capacitação e o desenvolvimento possibilitam que os funcionários adquiram novas habilidades e competências e venham a ser promovidos, aceitando novos desafios, sendo mais bem remunerados e ganhando motivação que redundará em retenção do capital humano e intelectual da instituição. A capacitação e o desenvolvimento são partes essenciais de uma mudança que se queira implementar na cultura, na estratégia e no(na, nas)