Segundo Mintzberg, há várias concepções acerca da Estratégia que podem ser úteis para entender as opções de uma organização, denominadas “5 Ps” da Estratégia. NÃO está entre elas:
Considerando que existem diferenças entre planejamento estratégico e administração estratégica, analise as questões pertencentes a administração estratégica.
Sobre o assunto, analise os itens a seguir:
I. Levar em conta a capacitação estratégica.
II. Agregar as aspirações das pessoas nas mudanças rápidas da organização.
III. Atingir um comportamento novo.
IV. Termina com um plano estratégico.
V. Toma uma posição em relação ao ambiente.
VI. É um sistema de ação.
Assinale
A respeito de aspectos da administração geral, julgue o seguinte item
Um conjunto de processos gerenciados de forma coordenada é conhecido como programa.
A respeito de aspectos da administração geral, julgue o seguinte item
O controle estatístico de qualidade (CEQ) é uma ferramenta de gestão da qualidade destinada a identificar desvios, erros e discrepâncias no processo produtivo
Acerca da função de organização, julgue o item.
A departamentalização por produtos é indicada para circunstâncias externas estáveis (estabilidade ambiental) e para empresas com poucos produtos.
Acerca da função de organização, julgue o item.
Na departamentalização por processos, a diferenciação e o agrupamento se fazem por meio da sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado.
Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores.
"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
( ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
( ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
( ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Dentre os novos conceitos aplicados à Administração Pública, destaca-se o de parcerias que, em termos pragmáticos, é considerado como um processo de negociação e definição de objetivos comuns com implicação nas tarefas a serem desenvolvidas. Assim, a dimensão de uma parceria que abrange o grau de compatibilidade das definições dos valores estratégicos assumidos pelas organizações envolvidas ao interagirem na rede é a dimensão denominada:
A gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes é um macrodesafio do Poder Judiciário aplicável à justiça estadual no período de 2015 a 2020. O objetivo desse macrodesafio consiste em
Um importante marco na evolução do pensamento administrativo deu-se com o enfoque contingencial, cuja perspectiva pode ser resumida na frase “não existe uma única maneira indicada de administrar e organizar” (Sobral e Peci, 2013, p. 81). Fortemente baseados em pesquisas empíricas, autores desse enfoque - como Woodward, Lawrence e Lorsch, Burns e Stalker e outros - identificaram fatores de contingência que influenciam a estrutura organizacional e que devem ser considerados pelos administradores, na busca por eficácia organizacional.
São fatores de contingência que influenciam a estrutura:
Considerando que a estratégia é uma teoria sobre a realidade do negócio, ela consiste em selecionar, entre várias alternativas existentes, a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base na hipótese escolhida. Sobre a estratégia organizacional, a Escola Ambiental mostra que é um processo
A respeito ao desenho organizacional, relacione os tipos de desenho da coluna 1 às suas respectivas características listadas na coluna 2. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Todos os diretores de uma empresa foram convocados para três dias de discussões a respeito de qual seria o posicionamento da empresa para os próximos quatro anos. Para dar suporte à discussão, foram levantados dados de vendas e ações promocionais dos concorrentes, do comportamento dos consumidores e das perspectivas da economia nacional.
Essas discussões servirão para a elaboração de um plano classificado como plano