Chiavenato (2020) define que inovação é o processo de transformar uma ideia criativa em um produto, serviço ou método ou processo de operação. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Um novo produto.
2. Um novo serviço.
3. Um novo processo.
4. Um novo método de produção.
Coluna 2
( ) Inteligência artificial, algoritmos.
( ) Startups, banco multicanal.
( ) Redes Sociais.
( ) iPhone, iPad, smartphones.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Os gerentes deveriam ser motivados a iniciar as mudanças organizacionais, já que eles estão preocupados em melhorar a eficácia de suas organizações. Entretanto a mudança pode ser uma ameaça para os gerentes e também para o pessoal não-administrativo, pois as organizações e as pessoas dentro dela desenvolvem uma inércia que as torna propensas a resistir a qualquer mudança, mesmo que esta seja benéfica. Abaixo estão relacionados os principais motivos que levam as pessoas a resistirem às mudanças, e sobre isto, assinale a alternativa incorreta:
O processo de mudança em uma organização é sustentado por estratégias e técnicas de intervenção no âmbito do desenvolvimento organizacional.
Entre as técnicas de intervenção comumente apontadas pela literatura insere-se
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em
A gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes é um macrodesafio do Poder Judiciário aplicável à justiça estadual no período de 2015 a 2020. O objetivo desse macrodesafio consiste em
Nos processos de seleção de pessoas, o modelo de decisão considerado a melhor forma de aumentar o capital humano da organização é denominado modelo de
Julgue o item. A pessoa assertiva busca a harmonia e foge do conflito, mesmo à custa de seus próprios interesses.
No que se refere aos diferentes enfoques da administração, julgue o item. Quando duas empresas se unem com a finalidade de reestruturar a empresa adquirida, melhorando seu fluxo de caixa, ocorre uma aquisição amigável.
As aplicações do e-business, como e-commerce, eprocurement; e-collaboration, transformam a supply chain clássica e estática em uma supply chain dinâmica que utiliza como infraestrutura o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistemas Integrados de Gestão. Com relação à capacidade de atender às necessidades de informação especificas do e-business, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O e-commerce envolve executar os pedidos dos clientes, a comunicação entre as partes, o rastreamento automático e instantâneo de cada pedido, testes e diagnósticos remotos e o registro dos dados e informações relevantes.
II. O e-procurement corresponde ao compartilhamento de informações a partir do qual algumas empresas oferecem, por meio da web, informações em tempo real a respeito de suas ordens de compra, ordens de venda, faturas e outros documentos que podem ser acessados pelos parceiros envolvidos.
III. O e-collaboration é o processo pelo qual um produtor busca os materiais necessários a sua operação entre os fornecedores. Atualmente, muitas empresas têm a seu dispor mercados eletrônicos para comprar e vender.
IV. Embora os custos da tecnologia necessária para a implantação dessa integração eletrônica possam ser considerados um aspecto negativo, essa nova forma de supply chain não apresenta desvantagens. Entre suas vantagens destacam-se a “confiança" entre os parceiros quanto às intenções de cada negócio e o “acesso" moderado a todo e qualquer tipo de informação.
A abordagem da Inovação Aberta (IA) está fundamentada na utilização de esforços internos ou externos para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias. É necessário que as organizações adotem uma nova forma de pensar para utilização dessa abordagem, a qual possui inúmeras formas de aplicação. Essa mudança de paradigma atua na transição do modelo de inovação fechada para o modelo de inovação aberta. Com base no exposto, pode ser considerado um pensamento concernente à inovação aberta:
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
Um fator que reforça o paradigma do cliente na gestão pública é a existência de poucas alternativas para os serviços governamentais.
Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.
A reengenharia é um método estatístico utilizado para traduzir as necessidades do cliente em tarefas específicas, em busca do melhor modo de se realizar cada tarefa de forma consistente.
Leia a notícia a seguir.
“A automatização é certa e a substituição de humanos por softwares será rápida, sobretudo, em países mais desenvolvidos, como Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. Estudo da PwC indica que até um terço dos postos de trabalho nestes países podem ser ocupados por robôs até 2030". site da revista Superinteressante.
A mudança na sociedade causada pela evolução da tecnologia tem provocado impactos significativos nas organizações. Esse fato tem tornado o fenômeno da mudança organizacional cada vez mais recorrente, fazendo imprescindível a capacidade de as organizações conduzirem esse processo da forma eficiente e eficaz.
Em relação a esse processo de mudança organizacional, com referência no modelo proposto por Kurt Lewin, assinale a afirmativa correta.
Uma organização pública contratou uma empresa de consultoria para melhoria da eficiência organizacional e recebeu como proposta o redesenho de sua estrutura em função de seus processos de trabalho, com reconfiguração de sua distribuição de recursos, pessoas e funções.
A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar que a empresa de consultoria adotou a técnica conhecida como
No contexto da doutrina organizacional de Morgan (2013), o trecho abaixo é mais bem completado por:
“A _______________ exerce uma influência formativa na linguagem, na ciência, no modo como pensamos, vemos e nos expressamos no dia a dia".
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2013.