Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 59 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.

A gênese da educação física brasileira está relacionada com as instituições médicas e militares.

Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.

A participação dos alunos em jogos esportivos é recomendada como forma de desenvolver uma competitividade que os levará a “vencer na vida”.

Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.

O estudo do conhecimento da educação física na escola visa apreender a expressão corporal como linguagem.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.

Os resultados em competições esportivas escolares compreendem parâmetros quantitativos e qualitativos na indicação de valores da condição de saúde dos alunos.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.

Nas aulas da educação física na escola, é desejável que os alunos compreendam o seu meio ambiente como condição de fruir as práticas corporais relacionadas à saúde.

Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a educação física como elemento das disciplinas contidas na parte diversificada do currículo.

Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Diferentemente das outras unidades das práticas corporais, na unidade esportes, o foco do aprendizado é voltado para a competição de alto rendimento, ensino e aperfeiçoamento da técnica, e desempenho máximo.

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.

A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social; nessa concepção, o movimento humano se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.

Com a promulgação da Lei n.º 5.692/1971, a educação física adquiriu caráter instrumental, tendo passado a ser considerada atividade eminentemente prática, voltada para a capacidade técnica e física do aluno.

Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.

A aprendizagem motora consiste no melhoramento gradativo da função motriz de um indivíduo ao desempenhar certo comportamento motor, que é analisado através da prática; assim, aprender exige uma modificação estrutural externa, observada geralmente por meio do desempenho, em uma alteração instável do comportamento do indivíduo como resultado da prática e(ou) experiência.

Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.

É previsto que o atendimento educacional especializado aconteça em horário contrário ao da aula regular e em sala especial.

Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.

A concepção de higienismo na educação física compreende a valorização de hábitos de higiene, eugenismo, saúde e desenvolvimento físico e moral por meio do exercício físico.

Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.

Ao abordar as diversas práticas corporais, a inclusão é um princípio norteador do trabalho pedagógico da educação física.

Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.

Na seleção de um programa de jogos e brincadeiras, é desejável que o professor observe a memória lúdica e o contexto cultural dos alunos.

Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para professores, alunos e escola, contribuindo para alcançar objetivos previamente traçados.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282