Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 59 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.

A melhoria de saúde dos alunos está condicionada à ênfase na execução de exercícios físicos, sobretudo na relação entre volume e intensidade durante as aulas.

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.

O ensino do esporte na educação física escolar colabora na diminuição das desigualdades, visto que a indústria do futebol é uma potência econômica mundial.

Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Na unidade brincadeiras e jogos, o foco é voltado para as influências exercidas por determinados contextos e grupamentos sociais sobre a configuração de práticas regulamentadas de movimento corporal.

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.

Nas aulas de educação física, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.

Por volta de 1960, com as vitórias da seleção brasileira de futebol em copas do mundo, o esporte passou a ser inserido no ambiente escolar, o que conferiu esportividade à disciplina de educação física, à semelhança dos antigos métodos tradicionais de ginástica.

Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.

As fases da aprendizagem motora são a cognitiva, a associativa e a autônoma, sendo esta última caracterizada por máxima consistência e nenhum erro grosseiro.

Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.

A fim de garantir equidade na educação, o Currículo de Pernambuco adota, entre outros princípios norteadores, a educação em direitos humanos e a formação integral.

Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.

O movimento renovador da educação física brasileira corresponde à passagem dos métodos ginásticos para o contexto esportivo na prática pedagógica da escola.

Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.

A educação física é um componente curricular da escola que trata pedagogicamente os conteúdos da cultura corporal.

Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.

A busca pela identificação de talentos esportivos nas aulas confere à educação física valor educativo singular na escola.

Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.

Para o aluno, a avaliação é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades em termos de aprendizagem.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.

A identificação de padrões de aptidão física permite ao professor um planejamento de ações pedagógicas eficientes em torno da melhoria da saúde dos alunos.

Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.

O ensino de futebol na escola é mais do que “jogar futebol”, muito embora o “jogar futebol” seja elemento integrante das aulas de educação física.

Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Na unidade práticas corporais de aventura, o foco encontra-se na experimentação de movimentos corporais realizados exclusivamente em contato com a natureza, destacando-se, nesse contato, a interação do ser humano, que se movimenta eminentemente espontâneo e frugal.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282