A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
A melhoria de saúde dos alunos está condicionada à ênfase na execução de exercícios físicos, sobretudo na relação entre volume e intensidade durante as aulas.
Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
O ensino do esporte na educação física escolar colabora na diminuição das desigualdades, visto que a indústria do futebol é uma potência econômica mundial.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade brincadeiras e jogos, o foco é voltado para as influências exercidas por determinados contextos e grupamentos sociais sobre a configuração de práticas regulamentadas de movimento corporal.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
Nas aulas de educação física, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.
Por volta de 1960, com as vitórias da seleção brasileira de futebol em copas do mundo, o esporte passou a ser inserido no ambiente escolar, o que conferiu esportividade à disciplina de educação física, à semelhança dos antigos métodos tradicionais de ginástica.
Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.
As fases da aprendizagem motora são a cognitiva, a associativa e a autônoma, sendo esta última caracterizada por máxima consistência e nenhum erro grosseiro.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.
A fim de garantir equidade na educação, o Currículo de Pernambuco adota, entre outros princípios norteadores, a educação em direitos humanos e a formação integral.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
O movimento renovador da educação física brasileira corresponde à passagem dos métodos ginásticos para o contexto esportivo na prática pedagógica da escola.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
A educação física é um componente curricular da escola que trata pedagogicamente os conteúdos da cultura corporal.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
A busca pela identificação de talentos esportivos nas aulas confere à educação física valor educativo singular na escola.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
Para o aluno, a avaliação é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades em termos de aprendizagem.
A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
A identificação de padrões de aptidão física permite ao professor um planejamento de ações pedagógicas eficientes em torno da melhoria da saúde dos alunos.
Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
O ensino de futebol na escola é mais do que “jogar futebol”, muito embora o “jogar futebol” seja elemento integrante das aulas de educação física.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade práticas corporais de aventura, o foco encontra-se na experimentação de movimentos corporais realizados exclusivamente em contato com a natureza, destacando-se, nesse contato, a interação do ser humano, que se movimenta eminentemente espontâneo e frugal.