Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade lutas, os objetos de conhecimento são exclusivamente as lutas presentes no contexto comunitário e regional e outras lutas brasileiras, pois o foco é a valorização da cultura local na formação da identidade dos alunos.
As mudanças ocorridas no Brasil ao final do século XIX, principalmente com as reformas no processo educacional, levaram as autoridades a recomendar a ginástica como obrigatória para as pessoas do sexo masculino, exclusivamente nas escolas militares, que, por sua vez, incluíram o modelo ginástico em seus currículos escolares.
Julgue o item subsequente, a respeito do crescimento e desenvolvimento humano e da aprendizagem motora.
O desenvolvimento motor está associado ao crescimento e desenvolvimento humano e corresponde às características gerais relacionadas com o potencial individual de aprendizagem e com o rendimento em diversas habilidades motoras.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se seguem.
O Currículo de Pernambuco define os saberes teóricos e a capacidade de transmissão de conteúdos como as principais características dos professores.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
Nas primeiras tentativas de se fazer presente na escola brasileira, a educação física se valeu dos esportes e das competições recreativas.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
No âmbito do planejamento das ações pedagógicas das aulas, a divisão de grupos por gênero visa garantir a integridade física das alunas.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
As capacidades físicas e o desempenho motor dos alunos são as variáveis que o professor de educação física utiliza na escola para a realização da avaliação.
Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.
Na busca pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos, é desejável que estes se envolvam no processo de avaliação da educação física na escola.
Considerando o texto precedente e compreendendo os aspectos da relação entre educação física e sociedade para uma prática pedagógica crítica em educação física escolar, julgue o item que se segue.
No Brasil, o futebol é jogado predominantemente por homens em função das exigências físicas presentes nesse esporte.
Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.
O Projeto de Lei n.º 3.929/2019 estabelece o mínimo de duas aulas semanais de educação física nas escolas de educação básica.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Na unidade danças, o foco é voltado à dimensão expressiva das práticas de movimento corporal, que, prioritariamente marcadas pelos movimentos rítmicos, enfatizam o viés estético e simbólico de suas manifestações.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
A educação física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência dos alunos, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos das práticas pedagógicas na escola.
As mudanças ocorridas no Brasil ao final do século XIX, principalmente com as reformas no processo educacional, levaram as autoridades a recomendar a ginástica como obrigatória para as pessoas do sexo masculino, exclusivamente nas escolas militares, que, por sua vez, incluíram o modelo ginástico em seus currículos escolares.