De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 31, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.
II. Atendimento à criança de, no mínimo 7 (sete) horas para a jornada integral.
III. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas.
IV. Atendimento à criança de, no mínimo, 6 (seis) horas diárias para o turno parcial.
V. Carga horária mínima anual distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
Acerca da rotina na Educação Infantil é correto afirmar, exceto:
O modelo de desenvolvimento descrito na psicanálise baseia-se na suposição da sexualidade infantil, chamados de estágios de desenvolvimento psicossexual. De acordo com os estágios descritos por Sigmund Freud, assinale a alternativa que apresenta todos os estágios descritos pelo autor:
De acordo com o Plano Nacional de Educação, art. 5o, a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: Ministério da Educação - MEC; Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; Conselho Nacional de ducação - CNE; Fórum Nacional de Educação. Acerca do § 1o compete, ainda, às instâncias referidas no caput:
I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet.
II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas.
III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.
Acerca das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, é importante que as Propostas Pedagógicas de Educação Infantil tenham qualidade e definam-se a respeito dos seguintes fundamentos norteadores:
I. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum.
II. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.
III. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade, da Qualidade e da Diversidade de manifestações Artísticas e Culturais.
IV. Princípios morais dos conjuntos de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.
De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:
Analise as alternativas e assinale a resposta incorreta em relação aos autores e suas concepções e teorias:
Acerca das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil as Práticas Pedagógicas da Educação Infantil devem garantir experiências que:
I. Promovam o conhecimento de si e do mundo.
II. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens.
III. Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
IV. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais.
V. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
VI. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.