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Os domínios funcionais entre os quais se dividirá o estudo das etapas que a criança percorre serão, portanto, os da afetividade, do ato motor, do conhecimento e da pessoa.

(WALLON, 1995, p. 135.)

A partir desta visão integrada do indivíduo, segundo Wallon, é INCORRETO afirmar que:

As instituições de Educação Infantil devem fazer uso de instrumentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno, para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento dos alunos, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, EXCETO:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:

Cada gesto e movimento têm significações simbólicas, capazes de contribuir para o desenvolvimento humano referindo-se ao grafismo
infantil.

Em relação às fases do desenvolvimento, a fase que começa por volta dos sete anos, estendendo-se até os nove. Nesse estágio, a criança desenvolve o conceito da forma e seus desenhos simbolizam o que pertence ao seu meio, de maneira descritiva.

Marque a alternativa CORRETA referente ao estágio relacionado ao contexto acima.

(MOREIRA, 2009) aponta que ao observar uma criança desenhando aprendemos muito sobre ela, pois o desenho revela o seu desenvolvimento e, também, as proezas do seu coração. Por isso, o desenho significa, para a criança, EXCETO.

Levando em conta os marcos de desenvolvimento infantil, é sempre alarmante quando uma criança apresenta contínuos ataques de fúria. Tal situação se torna um problema no desenvolvimento infantil, pois afeta principalmente:

Inicialmente, o pensamento se desenvolve sem a linguagem, ou seja, os primeiros balbucios das crianças são formados sem o pensamento e objetivam atrair a atenção dos adultos, caracterizando a função social da fala, desde o início.
Vygotsky afirma que, por volta dos dois anos de idade ocorre o encontro entre o pensamento e a fala, surgindo um novo tipo de organização linguístico-cognitivo.

A criança passa, então, a entender o propósito da fala e ao sentir a necessidade das palavras, busca apreender os signos, descobrindo a função simbólica da palavra.

Após analisar o texto acima podemos concluir que a partir do encontro entre o pensamento e a fala:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

II. A educação ambiental busca criar uma consciência da realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.

Marque a alternativa CORRETA:

Como exposto na BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências.

Em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (0 a 1 ano e 6 meses), é correto afirmar que se tem, como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento,

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais deve ser tolhida nas instituições de ensino.

II. É vedado ao profissional que atua na Educação Infantil ser assíduo e frequente ao serviço.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O profissional que trabalha em uma escola deve demonstrar cortesia ao realizar o atendimento do usuário dos serviços públicos.

II. O ensino deve ser ministrado com base no princípio da liberdade de aprender e divulgar a arte e a religião, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A consideração com a diversidade étnico-racial não deve ser uma das bases da prática educacional na instituição de ensino.

II. É vedado ao profissional que atua na Educação Infantil ser probo, reto, leal e justo no exercício das suas atribuições.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

Marque a alternativa CORRETA:

A partir das perspectivas clínica e de pesquisa, existe a necessidade de uma abordagem que possa ser combinada com o conjunto de diagnósticos em categorias do DSM. Tal abordagem incorpora variações de características em um indivíduo (p. ex., gravidade diferencial dos sintomas individuais tanto dentro quanto fora dos critérios diagnósticos de um transtorno, avaliados conforme a intensidade, a duração ou o número de sintomas, em conjunto com outras características, como o tipo e a gravidade das incapacidades) em vez de se basear em uma abordagem simples do tipo sim ou não. Trata-se de uma abordagem mais:

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