O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, na seção que trata “Das Relações com o Empregado” aponta que, ao ser contratado como empregado, esse profissional deve considerar
Os diretores de uma organização, assim como empregados de todos os níveis (incluindo estagiários), são membros de um público
Uma empresa deseja alterar os jornais murais internos por dispositivos interativos ao toque. Justifica-se o investimento nessa tecnologia
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Por ser responsável pelo posicionamento da empresa perante seus públicos, é de responsabilidade exclusiva da área de relações públicas a publicação de manuais como o de relacionamento com a imprensa, o de atendimento ao cliente e o dos empregados.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
São quatro as grandes áreas que compõem o mix da comunicação organizacional: interna, mercadológica, institucional e empresarial.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.
A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a
O house-organ é considerado “o veículo da casa", aquela publicação que empresas e instituições usam como canal de comunicação com seus colaboradores. É fundamental que esse veículo tenha em seu conteúdo
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
O relações-públicas tem uma visão sistêmica da organização; por isso, é exigência dos conselhos de relações públicas que as áreas de comunicação nas empresas devam ser comandadas por esse profissional.
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Público externo pode ser classificado de acordo com posições em relação à organização — favorável, desfavorável, influente e não influente. Consumidores, fornecedores, concorrentes, acionistas, governo e imprensa são exemplos de público externo.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A atividade de relações públicas privilegia a administração participativa, embora as inter-relações presentes, os interesses internos e externos e os públicos sinalizem que esse cargo se reverte de dificuldades pelas inúmeras variáveis manifestas.