No que se refere à cultura organizacional, julgue o seguinte item.
Cabe ao gestor público alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento, intervindo nos elementos que o compõem.
A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.
Para o desenvolvimento de um planejamento estratégico em relações públicas, é necessário conhecer a organização a fundo, a partir de uma análise dos ambientes interno e externo, com suas ameaças e oportunidades.
Os denominados “artefatos observáveis”, na forma definida pela doutrina, dizem respeito
A partir do ano 2000, foram realizados estudos sobre o desenvolvimento da atividade de relações públicas na América Latina e no Brasil, buscando entender a influência da cultura nas dimensões nacional e organizacional, tanto na prática das relações públicas, como no papel desempenhado pelo profissional da área. A pesquisa permitiu identificar um padrão específico de comportamento das práticas de relações públicas nos países da América Latina, sendo sintetizados por Ferrari (2009) em algumas das seguintes proposições: I. As sociedades latino-americanas ainda têm características muito conservadoras na maneira de ver o mundo e de administrar seus negócios. II. O baixo status da atividade de relações públicas nas organizações latino-americanas é fruto da cultura interna e externa, uma vez que não há uma clara definição sobre sua função e importância junto à alta administração, assim como no âmbito da sociedade em geral. III. A prática das relações públicas é regulamentada e exercida com regularidade nas organizações latino-americanas, nos quais os gerentes e diretores de Relações Públicas/Comunicação têm seu papel bem definido e estruturado. IV. As organizações ainda relacionam produtividade com a manutenção da estrutura interna da comunicação, ou seja: diante das crises, a área de comunicação é vista como despesa e não como investimento. Quais estão corretas?
Uma empresa deseja alterar os jornais murais internos por dispositivos interativos ao toque. Justifica-se o investimento nessa tecnologia
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
São quatro as grandes áreas que compõem o mix da comunicação organizacional: interna, mercadológica, institucional e empresarial.
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
O estímulo de conflitos pode ser gerado pela mudança da cultura organizacional, pela adição de pessoas externas à organização, pela reestruturação da organização e pela colocação. Outra estratégia utilizada por empresas mais inovadoras é alinhar os objetivos a serem atingidos em uma mudança específica com um colaborador e deixá‐lo propositalmente desempenhar um papel crítico contrário aos propostos pela maioria das equipes para que haja conflito, visando ao aumento de maturidade e à inovação.
No que se refere a cenários, metodologias e ferramentas para medição de desempenho organizacional, julgue o item que se segue.
O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade).
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
A estimulação de conflitos é um fator primordial e agrega um valor importante para a organização. O conflito organizacional atrelado a ideias inovadoras está diretamente relacionado a uma mudança na cultura organizacional.
Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
A governança corporativa de TI envolve a direção e o gerenciamento do presente e do futuro da TI na organização, mas não as políticas e as estratégias de uso da TI.
As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.
Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.
Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:
I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.
II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.
III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.
Está correto o que se afirma APENAS em