Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que constantemente apresente crises de fúria. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:
Considerando os problemas de aprendizagem existentes, as crianças que têm problemas de com dados matemáticos, com frequência apresentam a seguinte queixa:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Educação infantil e o lúdico andam juntos no que diz respeito a formação do cognitivo da criança. Nesse ponto, é correto analisar que o lúdico e o ato de brincar possuem uma função pautada nas necessidades da criança, ou seja:
São parte das quatro principais competências linguísticas básicas, desenvolvidas durante todo o processo da educação infantil, exceto:
A atuação conjunta nos processos que envolvem o desenvolvimento da criança e em que prevalece o espírito de parceria e colaboração é definida como:
Na creche em que Eliana trabalha como cuidadora, há uma preocupação com a formação integral da criança, valorizando especialmente seu contato com a natureza. Para garantir esse objetivo são planejadas:
Quais as brincadeiras e/ou jogos que mais colaboram para o desenvolvimento da coordenação óculo-pedal?
Mauro e Coelho (2009, p.184) afirmam que "[...] a criança pequena tem uma maneira muito peculiar de fazer arte. Arte e vida se misturam [...]. Seu fazer musical está sempre integrado às suas necessidades e a sua maneira de interagir com o mundo." Por meio da brincadeira, o fazer musical com a criança pequena acontece principalmente através de dois fatores, são eles a:
Considerando as preocupações atuais com as propostas para uma educação infantil, é necessário considerar que a vida afetiva da criança deverá ter uma relação com a ação pedagógica:
No que se refere à criança e às diferentes linguagens, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As artes, em especial as esculturas, colagem e pintura, são formas de linguagem que expressam, comunicam e atribuem sentidos às sensações.
II – O recurso audiovisual possui uma linguagem específica que aliena e dificulta a aprendizagem.
III – Ao se contar estórias, a criança aprende novas palavras, além de conseguir organizar seu pensamento.
IV – No estágio pré-operatório ou inteligência simbólica, ocorrerá o aparecimento da linguagem e da brincadeira simbólica.
V – A linguagem oral é um dos eixos norteadores da ação pedagógica com crianças.
No que se refere às brincadeiras na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Brincar ajuda a criança a seguir sem questionar enredos preparados pelo professor.
II – A brincadeira auxilia a criança a ter iniciativa em cada situação a que é exposta.
III – O ato de brincar dá oportunidade à criança de imitar sempre o conhecido, assumindo personagens de suas rotinas.
IV – A brincadeira oportuniza a apropriação de diferentes linguagens.
No que se refere à importância dos jogos na educação psicomotora, associe as modalidades de jogos com suas respectivas características:
(1) Jogos com regras.
(2) Jogos de imaginação e os jogos simbólicos.
(3) Jogos Funcionais.
( ) Necessita a aceitação, ou mesmo a criação, de um código para poderem ser praticados coletivamente e que, por essa razão, desempenha um importante papel na socialização.
( ) Permitem à criança despender sua “necessidade de movimento" e podem, no plano psicomotor, desempenhar o papel dos exercícios de coordenação global.
( ) Possuem um valor de expressão.
Assinale a sequência correta:
Sobre os estágios, leia as alternativas e assinale qual corresponde ao Estágio das Múltiplas Combinações:
21) Para os fins da Lei 8.069/90, considera-se castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em:
I. Humilhação.
II. Sofrimento físico.
III. Imposição em realizar atividades escolares.
Está correto o que se afirma em: