O estado nutricional das crianças e dos adolescentes é de grande importância para seu crescimento e desenvolvimento, tanto físico como intelectual. Sabe-se que ele também reflete as condições de uma população, no aspecto:
As creches e pré-escolas se constituem como estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade por meio de:
Faz parte dos elementos preponderantes mais importantes das atividades lúdicas voltadas ao trabalho pedagógico, exceto na função:
Em relação a Brinquedoteca e sua importância na Educação Infantil, assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
(__) Através das brincadeiras e jogos as crianças aprendem a dividir, a cooperar e desenvolvem o raciocínio lógico.
(__) Através da brincadeira do “faz de conta", no qual a criança brinca demonstrando a visão de mundo que têm, desenvolve a atenção, a socialização, despertando a curiosidade e a capacidade de resolver problemas.
(__) Jogos e brincadeiras estimulam a capacidade de concentração, criação e organização.
(__) A brinquedoteca assume grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças.
Respectivamente temos:
A professora Rute, da pré-escola, antes de colar nas agendas um convite para os responsáveis sobre um evento escolar, faz a leitura do texto em voz alta e escreve o seu conteúdo no quadro, para que as crianças contem e recontem a mensagem para seus familiares. Essa proposta significativa da cultura escrita se mostra muito importante porque:
Acerca da rotina na Educação Infantil é correto afirmar, exceto:
Uma das funções mais importantes da Educação Infantil é o(a):
Na Educação Infantil, o Professor pode promover a seguinte brincadeira:
No contexto do desenvolvimento infantil, esta brincadeira é indicada para estimular especificamente:
Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a Brincadeira de roda com música e gestos corporais, como na imagem a seguir:
No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:
É importante que os profissionais em educação organizem periodicamente espaços, brincadeiras e materiais que promovem oportunidades de interação entre crianças de faixas etárias diferentes. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Na Educação Infantil, o Professor pode promover a seguinte brincadeira:
No contexto do desenvolvimento infantil, esta brincadeira é indicada para estimular especificamente:
Quando discutimos a importância da brincadeira e do brincar na Educação Infantil é CORRETO afirmar:
Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que ignora ou não responde a crianças ou a pessoas fora da família. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:
Na rotina da Educação Infantil, é importante que os profissionais da educação organizem diariamente espaços, brincadeiras e materiais que promovem oportunidades de interação entre as crianças da mesma faixa etária. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Para desenvolver a oralidade com os alunos, o Professor poderá utilizar a seguinte prática pedagógica popular:
No contexto das capacidades linguísticas essa formação folclórica pode ser corretamente conceituada como: