De acordo com a NBR 9578:1986, que trata da terminologia relativa a arquivos em geral, o que é administração de documentos?
Com relação aos cuidados fundamentais durante ligações telefônicas, assinale a alternativa correta.
Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item subsequente.
O profissional de secretariado executivo, entre outras atribuições, pode atuar na organização de eventos por meio da coordenação do cerimonial e da observação do cumprimento do protocolo. Cerimonial é o ritual de formalidades que uma solenidade deve seguir e protocolo é a observância das normas que regem uma solenidade.
Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item subsequente.
A bandeira nacional deverá ser hasteada diariamente em instituições previstas pelo Decreto n.º 70.274/1972. Entre essas instituições, constam as empresas multinacionais sediadas no Brasil há, pelo menos, cinco anos.
Acerca de sistemas administrativos e estrutura organizacional, julgue o item subsecutivo.
A organização dos espaços de trabalho tem importância fundamental na integração das equipes e na forma de comunicação dos colaboradores. Nesse contexto, o layout é o nome que se dá às estações de trabalho que, em alguns lugares, também podem ser chamadas de baias.
João, secretário executivo de uma empresa de grande porte, recebeu uma solicitação de planejamento e organização de uma viagem internacional para um executivo. Acerca dos detalhes que deverão ser observados, é INCORRETO afirmar que
Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes: o primário e o secundário. O
valor primário é aquele estabelecido em função do grau de importância que o documento tem
para a entidade que o acumulou. Quanto aos diferentes tipos de valor primário, analise as
seguintes afirmativas.
I. Valor Jurídico ou Legal é aquele atribuído a documentos que envolvem direitos a curto ou
a longo prazo, do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais.
II. Valor Histórico Probatório é aquele atribuído a documentos que retratam a origem, a
organização, a reforma e a história de uma administração;
III. Valor Fiscal é aquele atribuído a documentos que se referem a operações financeiras e à
comprovação de receitas e despesas geradas para atender às exigências governamentais.
IV. Valor Histórico é aquele atribuído a documento que tem fim diferente daquele para o qual
foi originalmente criado.
V. Valor Fiscal Administrativo é aquele que possue os documentos relativos a operações
financeiras de curto prazo.
Está(ão) CORRETA(S ), apenas,
Rosa, secretária executiva em uma grande indústria farmacêutica, ficou encarregada de organizar um evento no qual uma temática específica será apresentada por um renomado especialista, no principal auditório da empresa, a um grupo de convidados. Não serão permitidas interrupções, mas, ao final da apresentação, haverá um momento para esclarecimentos de dúvidas. O evento será presidido pelo diretor da área de inovação. Considerando os diversos tipos de eventos, é CORRETO afirmar que Rosa está organizando
A análise dos problemas das comunicações gerenciais revela que a solução passa pela
consideração de atitudes, níveis, fluxos, mensagens, canais, receptores e desafios do corpo
gerencial. No que diz respeito aos fluxos das comunicações empresariais, analise as seguintes
afirmativas.
I. Considerando o fluxo de comunicação descendente (de cima para baixo), as comunicações
gerenciais são formais e, muitas vezes, excessivas, o que causa um congestionamento dos
canais.
II. Comunicações descendentes entre diretores e níveis gerenciais tendem a apresentar uma
menor eficácia que comunicações entre gerentes e chefias subordinadas.
III. Na empresa, o fluxo de comunicação não pode ser propriedade de alguns. A informação
deve, sempre, ser precisa, transparente e circular com liberdade.
IV. Em geral, a comunicação entre a base e os níveis intermediários (gerência) tende a
apresentar maior rapidez do que entre os gerentes e diretores.
V. A comunicação ascendente (de baixo para cima) tende a ser mais formal, tendo como
objetivo controlar e estabelecer um fluxo que vai da base para o topo da hierarquia da
empresa.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas
Dadas as ações,
I. Emitir certificados.
II. Assessorar os professores em estudos dirigidos.
III. Organizar as salas de aula.
verifica-se que é(são) atribuição(ões) de um Secretário escolar
Situação hipotética III :
O fecho das comunicações oficiais se presta, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Nesse sentido, o Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. O fecho adequado para a situação hipotética III descrita é:
Considere a situação hipotética a seguir:
Com base no emprego dos pronomes de tratamento, pode-se afirmar que:
“É o setor responsável pelas atividades relativas ao gerenciamento do quadro de pessoal, ativo e inativo, da Unidade". A que se refere essa afirmação?
Qual a função do secretário escolar?
Em referência ao cargo de secretário escolar, assinale a alternativa CORRETA: