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Folha de respostas:

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Considere a situação a seguir.

Cláudio chegou do almoço e logo despachou para o terceiro andar as notas fiscais, os orçamentos, as duplicatas e os cheques que já haviam passado pelo protocolo. Em seguida, levou pessoalmente um memorando para ser copiado e afixado nas salas de reuniões.

Com base na situação apresentada, analise as afirmativas a seguir referentes ao tema documentação empresarial.

I. O trecho apresentado destaca as correspondências internas e a documentação jurídica.

II. Os tipos de documentação destacadas no trecho são os documentos contábeis, documentos fiscais e a correspondência interna.

III. A situação narrada apresenta somente documentos classificados como correspondências externas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

As mensagens eletrônicas por seu baixo custo, transformaram-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Não podemos afirmar que:

Durante a execução do trabalho, você Secretário de Escola terá como atribuição a elaboração de documentos administrativos. Para que o documento administrativo seja eficiente e atinja o objetivo desejado, ele deve conter alguns requisitos. Assinale a alternativa que não apresenta o requisito do documento administrativo tipo ofício:

O secretário deve estar sempre atento para receber clientes internos e externos, tratá-los com competência e cortesia e proporcionar a todos um ambiente organizacional positivo. Três atitudes são necessárias na recepção e no atendimento ao cliente:

Organizar e assessorar uma reunião demanda, por parte do secretário, conhecimentos, informações e atitudes para que seu objetivo seja atingido. Agendamento prévio, convocação de participantes, horário e pauta são fundamentais para uma reunião produtiva. Na confecção da ata, documento que registra resumidamente as ocorrências da reunião, é da rotina do secretário não deixar de registrar, além da data, do horário e do local,

Atenção: Observe a relação de autoridades abaixo e responda às questões de números 50 e 51.
1. Papa
2. Cardeal
3. Presidente da República
4. Governador de Estado
5. Reitor de Universidade
6. Embaixador
7. Príncipe
8. Juiz de direito

As formas de tratamento devidas a tais autoridades são, respectivamente:

Compõem a trajetória secretarial brasileira a Lei de Regulamentação Profissional e o Código de Ética Profissional:

Em relação às atividades relacionadas aos arquivos correntes, assinale a alternativa correta quanto à ordem dos fluxos.

Considere os documentos abaixo:

I. Relatório de Diretoria.

II. Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho.

III. Prestação de Despesas de Viagem.

IV. Atas de Assembleias.

V. Correspondências.

Considerando a temporalidade desses documentos, o tempo de guarda no arquivo inativo será, respectivamente, de:

O Secretário Executivo, no uso de suas atribuições, precisa fazer escolhas o tempo todo e suas decisões poderão ter impactos positivos ou não. Em relação ao assunto, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) Quem administra o tempo torna-se escravo do relógio.

( ) As pessoas produzem mais ou trabalham melhor quando estão sendo pressionadas.

( ) Administrar o tempo é algo relacionado exclusivamente à vida profissional.

( ) Ter tempo é questão de planejamento.

( ) A boa administração do tempo é muito mais uma questão de autoconhecimento e planejamento pessoal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A respeito dos diferentes meios de comunicação, considere as afirmativas abaixo:

1- Carta Comercial é um meio de comunicação muito usado na indústria e no comércio. A linguagem deve ser clara, simples, objetiva e correta.

2- A Mensagem Eletrônica é como qualquer outra mensagem escrita. Requer os mesmos cuidados de clareza, simplicidade, coerência, coesão entre as ideias e precisão. Ao redigir um e-mail, o redator ocupa-se em dar resposta aos seguintes elementos: o que, para quem, para que, quando ocorreu o fato, como e por que.

3- Formulário é o veículo de comunicação escrita cujo objetivo é a transmissão de dados segundo uma ordem preestabelecida, cuja finalidade é angariar informações necessárias ao processo decisório.

4- Relatórios Administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. O relatório menos frequente é o informal, ou seja, aquele oriundo de uma conversa, conferência, carta ou memorando.

Assinale a alternativa correta.

Em relação aos tipos de evento, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

Medeiros e Hernandes (2010) definem que são sete as metáforas que interessam ao estudo da comunicação organizacional. Com base nesses autores, analise as seguintes assertivas: I. É a metáfora relativa ao encaminhamento da comunicação. II. Palavras que indicam o uso dessa metáfora são: enviar, intercambiar, transmitir e comutar. III. Por essa metáfora, a comunicação é vista como um fluxo linear de mão única. IV. Segundo essa metáfora, os receptores são passivos e reativos. As quatro assertivas se referem à metáfora do(a):

Segundo Veiga (2010), os colegas de equipe e os superiores hierárquicos devem ser tratados com o mesmo respeito e gentileza. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas relacionas a alguns cuidados que contribuem para que a convivência seja pacífica e produtiva para a empresa: I. Não criticar colega ou subordinado na frente de outras pessoas. II. Ao receber um presente de um colega, agradeça e devolva de imediato. III. Não se envolver em discussão sobre política, religião e preconceito racial no ambiente de trabalho. IV. Ao iniciar em uma empresa, conquiste seus colegas de trabalho já no primeiro dia. Quais estão corretas?

No âmbito do processo de planejamento, as estratégias formuladas por gerentes ou diretores para áreas específicas como finanças, marketing, recursos humanos ou operações são também chamadas de

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