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Folha de respostas:

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Em relação à nova abordagem, exposta no texto, conclui-se que a política de Maquiavel é

John Locke, em Ensaio acerca do entendimento humano, intenta descobrir os elementos constitutivos do conhecimento humano, sua origem e formação. Sob essa intenção, o filósofo faz uma crítica ao inatismo. Tal crítica o leva a conceber o ser humano como uma tabula rasa. Quanto a essa concepção, assinale a alternativa correta.

Em conformidade com o texto e com o pensamento de Arendt, quanto à conquista do mundo todo, é correto afirmar que os campos de concentração

Em um século de grande e exuberante produção literária, Sócrates é uma estranha exceção: não escreveu. E a ausência de obras ou de escritos o transforma em um enigma e em um problema que vem desafiando a história da filosofia, pois, afinal, quem foi e o que pensou o “pai da filosofia”? O “problema Sócrates” não reside apenas nas diferentes imagens do filósofo que foram construídas ao longo dos séculos. Reside também no fato de não sabermos, afinal, o que ele pensou exatamente. Sobre ele, tudo quanto sabemos vem de Aristófanes, Xenofonte, Platão, Aristóteles e dos chamados “socráticos menores”. Nesse sentido, analisando as várias imagens de Sócrates produzidas pelos testemunhos gregos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Viu em Sócrates o filósofo fundador da filosofia especulativa. Como adversário dos sofistas e dos “socráticos menores”, constrói a imagem de um Sócrates inimigo dos sofistas e incompatível com as ideias dos “socráticos menores”.
( ) Das suas obras, na que se refere mais diretamente a Sócrates, o filósofo é apresentado e ridicularizado como sofista. Embora não possamos tomar esse autor como testemunha fidedigna da filosofia socrática, ele revela algo precioso: como os atenienses viam Sócrates e como, rindo da comédia, deixavam escapar a irritação que lhes causava.
( ) Deste autor, fica a imagem do Sócrates criador da ciência, capítulo decisivo da história da verdade. Para ele, Sócrates é o criador do método de investigação científica, isto é, dos procedimentos teóricos para chegar à definição universal e necessária de uma coisa.
( ) Das obras sobre Sócrates, a mais importante foi escrita, segundo o autor, para provar que Sócrates foi um cidadão altamente patriota, piedoso, justo, que fazia sacrifícios aos deuses e era leal aos amigos. A honradez de Sócrates é o que interessa a este autor, para combater os que condenaram injustamente o filósofo.

1. Aristófanes.
2. Xenofonte.
3. Platão.
4. Aristóteles.

Os diálogos platônicos não são apenas obras filosóficas, mas também verdadeiras joias literárias, peças dramáticas de beleza e elegância sem par. Um dos diálogos da maturidade de Platão é Fédon, cujo o tema principal é sobre

Considerando como a lógica se caracteriza, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
4 – 6 – 3 – 2 – 5 – 1. (B) 1 – 4 – 5 – 2 – 6 – 3. (C) 5 – 4 – 1 – 3 – 6 – 2. (D) 2 – 6 – 4 – 5 – 3 – 1. (E) 3 – 5 – 1 – 6 – 4 – 2.1. Instrumental.
2. Formal.
3. Propedêutica.
4. Normativa.
5. Doutrina da prova.
6. Geral e temporal.
( ) É o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica.
( ) Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.
( ) É a ferramenta do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado.
( ) As formas do pensamento, seus princípios e suas leis são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
( ) Fornece princípios, leis e regras que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro.
( ) Não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento.

Dentre as obras elencadas a seguir, qual NÃO foi escrita por René Descartes?

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Para favorecer o domínio da razão sobre a tirania das paixões, Descartes propõe como “moral provisória” algumas normas que depois se revelaram válidas e, para ele, definitivas. Sobre o tema, considerando as regras a seguir, fazem parte da ética cartesiana:

I. obedecer às leis, aos costumes e à religião do próprio país, acolhendo as opiniões comuns mais moderadas.
II. perseverar nas ações com a maior firmeza e resolução possível.
III. vencer de preferência a si mesmo do que o destino, e mudar preferencialmente os próprios desejos do que a ordem do mundo.
IV. cultivar a razão e o conhecimento da verdade.

Quanto à metodologia do ensino de filosofia e ao trabalho do professor de filosofia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O compromisso do professor com o exercício do filosofar decorre de ser o seu principal objetivo encaminhar os alunos na direção certa, guiá-los como um farol para que não se extraviem.
II. A aula de filosofia deve ser um espaço de discussão de conceitos, exposição plural de ideias e problematização para que permita aos educandos desenvolverem as competências necessárias para pensar por conta própria, ou seja, para a autonomia intelectual.
III. O professor-filósofo possui sua visão de mundo, como todo ser humano integrado a seu tempo. Nesse sentido, ao contrário dos demais professores de outras disciplinas, o professor de filosofia tem seu próprio método.
IV. Podemos destacar na formação do professor-educador três aspectos importantes: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política.

Segundo Deleuze e Guattari, a filosofia é “a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos”. Para eles, o conceito é:

Leia um trecho da Carta de São Francisco, de 26 de junho de 1945, que deu origem à Organização das Nações Unidas.

 

Desenvolver relações entre as nações, baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal; conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião…

                                                                                                                                                                                                                                    (José Damião de Lima Trindade. História social dos direitos humanos, 2002.)

 

A Carta de São Francisco almejava

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

O mais conhecido oráculo dedicado ao deus Apolo situava-se em Delfos e constituiu um importante referencial para o pensamento grego.

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.

O pensamento cartesiano afirma que o corpo e a alma são coisas distintas, situando as ideias na alma.

Considerando o fragmento da Carta a Herz, apresentado anteriormente, julgue o item que se segue.

Kant estabelece uma síntese entre racionalismo e empirismo na qual os pensamentos sem conteúdo são vazios e as intuições sem conceitos são cegas.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

Para a filosofia nietzschiana, a tarefa de uma transvaloração de todos os valores depende de eficácia, obediência e disciplina no extermínio da vontade de poder.

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