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João acompanhou os alunos no recreio e viu Pedro ficar por dois dias seguidos sentado em um banco do pátio quieto, triste e sozinho. Estranhou porque o menino é ativo, alegre e tem muitos amigos e amigas, então, perguntou como ele se sentia. Pedro disse que estava bem e não quis conversar mais. João sabe que toda criança tem direito a mudanças de humor, no entanto, João resolveu conversar com a professora de Pedro sobre a sua mudança de comportamento; a professora confirmou que o aluno estava diferente nos últimos dias. Por esses motivos, os dois foram conversar com a diretora sobre o receio que tinham de que o estudante estivesse sujeito a alguma situação de violência na escola ou fora dela. A atitude do assistente de aluno João demonstrou que ele:

Todo o coletivo escolar precisa colaborar para a organização e manutenção do ambiente escolar. O assistente de aluno, por assistir os alunos nas atividades programadas e de recreação, tem a possibilidade de colaborar com diversos problemas que afetam o ambiente, além disso, é um agente educacional muito próximo dos alunos, o que possibilita, em sua rotina de trabalho, orientá-los a terem condutas em prol do ambiente escolar que favoreçam:

A organização escolar no ensino fundamental tem como foco principal o processo de aprendizagem dos alunos. Por esta razão, o som, sob a forma de ruído e barulho intenso, pode se tornar um fator perturbador do ambiente escolar. Uma brincadeira ruidosa nos corredores das salas de aulas pode atrapalhar os demais alunos que estão tendo aula, porque o som ruidoso pode interferir no processo cognitivo por provocar:

É a parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) que compreende o planejamento das ações a serem tomadas pela comunidade escolar para efetivar o projeto de escola traçado nos dois primeiros marcos. Tal planejamento é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em busca da solução de problemas no propósito de tomada de decisões. Trata-se do marco

O cotidiano da Educação Infantil tem por base as interações, a brincadeira e o prazer de aprender, garantindo experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas. No entanto, no momento de alimentação em uma creche, o assistente de alunos deve colaborar, garantindo que:

Os pais de Isabel chegaram atrasados na saída da escola para buscá-la. A assistente de aluno disse que todas as crianças já tinham ido embora acompanhadas por algum adulto, embora não soubesse responder quem levou Isabel para casa, devido ao tumulto que se formou na hora saída dos alunos. O descuido da assistente foi grave e injustificável, sobretudo, porque:

Conforme Mizukami (1986), nesta abordagem, a escola deverá respeitar a criança tal qual é, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vira-ser. É uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno. Trata-se da abordagem

A atuação do assistente de aluno deverá ser adequada ao estágio de desenvolvimento infantil das crianças que se encontram na unidade de ensino em que trabalha, porque diferentes fases do crescimento infantil exigem diferentes necessidades de cuidado, segurança, organização e orientação, pois cada fase se caracteriza por apresentar um grau diversificado de desenvolvimento do aluno no que se refere a:

Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:

Os professores e os demais profissionais da educação infantil relacionam-se com a família dos alunos em diversas atividades promovidas pela escola, o que possibilita a instituição de ensino agregar experiências e saberes, articulando os dois contextos de desenvolvimento da criança. O diálogo resultante desse relacionamento permite compreender os pais como usuários diretos do serviço de educação e como representação:

Lídia é assistente de aluno e trabalha em uma creche. Está sempre atenta para manter a profilaxia na comunidade escolar, por isso se dedica aos cuidados de higiene das crianças e auxilia na campanha de vacinação da escola. Lídia sabe que, agindo desta maneira, ajuda a evitar epidemias como a de:

A LDBEN, Lei nº 9.394/1996, estabelece que, respeitadas as normas comuns e as específicas de cada sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Elaborar o Projeto Político Pedagógico escolar (PPP) envolve, entre outras questões, conhecimento sobre suas dimensões conceituais e metodológicas. Uma delas diz respeito ao significado da palavra projeto. O Projeto Político Pedagógico, numa perspectiva democrática, representa o desejo de tornar real a melhoria da qualidade do ensino, a formação para a cidadania, para a inserção no mundo do trabalho em constante transformação e para a vida. Partindo da ideia de projeto como planejamento crítico-reflexivo sobre algo a ser alcançado na instituição educativa, é correto afirmar que o PPP é um instrumento

Segundo Saviani em Escola e Democracia, asteorias não críticas entendiam a educação como um instrumento de equalização social e mantinham a crença no poder da escola e a esperança de que se pudesse corrigir a distorção expressa no fenômeno da marginalidade. Houve um amplo movimento de reforma, cuja expressão mais típica ficou conhecida sob o nome de escolanovismo e cuja implantação no Brasil deu-se por meio de um documento intitulado:

As Unidades Escolares de Ensino Regular devem oferecer vagas e matricular todos os alunos, organizando-se para o atendimento com equidade aos educandos com necessidades educacionais especiais e assegurar-lhes condições necessárias para a permanência e aprendizagem (Brasil Escola; Portal Educação). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. A escola inclusiva com equidade é um desafio que implica rever alguns aspectos, que envolvem desde o setor administrativo até o pedagógico.

II. A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos.

III. Dentro da política de inclusão se faz necessário rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.

Assinale a alternativa correta.

O Projeto Político Pedagógico de uma escola é um importante referencial para o planejamento das ações de intervenção pedagógica, cuja finalidade maior é garantir o direito ao pleno acesso à educação por parte de todas as crianças. Dessa forma, os PPPs têm por função concretizar valores comunitários e balizar as ações adotadas pelas instituições de ensino, inclusas aquelas destinadas à educação infantil. Esse princípio, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, está diretamente relacionado ao conceito de:

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