Leia o excerto a seguir. “Não adianta uma residência combater o mosquito da dengue se o vizinho não colabora. A poluição de um córrego vai afetar toda a população que vive rio abaixo.” (DOWBOR, 2007, p. 79) Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta de acordo com a perspectiva do autor em relação à educação
Conflitos, em si, são neutros; suas manifestações construtivas ou destrutivas dependem da forma como lidamos com eles. Aprender a lidar com os conflitos como seres humanos autônomos, capazes de dialogar e encontrar estratégias que satisfaçam suas necessidades sem negligenciar as dos outros é uma parte importante do crescimento das crianças e dos jovens. Para tanto, os adultos da escola também precisam aprender a passar pelo mesmo processo.
As escolas voltadas para o compromisso com o desenvolvimento da cidadania, precisam compreender que a aprendizagem de conviver com o conflito deve:
Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.
É neste nível que as crianças passam a fazer relações mais aprofundadas acerca da composição das sílabas, pois em vez de representar uma letra para cada sílaba, percebem que é necessário “juntar” determinadas letras para se conseguir os sons que as sílabas representam, ou seja, se antes escreviam BONECA com O E A, nesta fase a hipótese utilizada poderia ser: BO – E – CA. Trata-se do nível
Para que a escola seja um espaço de encontro qualificado, dinâmico, relacional e aberto às múltiplas possibilidades de atuações humanas, o processo de comunicação, presencial e digital, deve ser sobretudo:
A inclusão social de crianças e adolescente com necessidades especiais nas escolas exige espaços inclusivos de acessibilidade e um ambiente onde a diversidade deve ser respeitada e valorizada por toda a coletividade escolar. A escola que objetiva alcançar a equidade com qualidade, integrando os alunos com necessidades especiais com os demais, promoverá, com todos os alunos em seu cotidiano escolar:
Milena é uma assistente de aluno sem experiência anterior na função. Quando começou a trabalhar, deparou-se com um triplo processo de adaptação: o dela em um novo trabalho, o das crianças se adaptando à creche e de grande parte das famílias que estavam aprendendo a deixar seus filhos pela primeira vez em uma instituição educacional. Para enfrentar o desafio, Milena entendeu que precisava aprimorar a sua capacidade de comunicação, por isso, em sua rotina de atendimento às crianças e às famílias, ela se esforçou para desenvolver, principalmente, suas habilidades de:
O documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade apresenta algumas orientações pedagógicas e possibilidades de trabalho, a partir da reflexão e do estudo de alguns aspectos indispensáveis para subsidiar a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, com especial atenção às crianças de seis anos de idade. Enfatiza que a ampliação do ensino fundamental é uma medida contextualizada nas políticas educacionais que deve
Por muito tempo, a Pedagogia focou o processo de ensino no professor, supondo que, como decorrência, estaria valorizando o conhecimento. O ensino, então, ganhou autonomia em relação à aprendizagem, criou seus próprios métodos e o processo de aprendizagem ficou relegado a segundo plano. Hoje, sabe-se que é necessário ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que, em última instância, sem aprendizagem o ensino não se realiza. A esse respeito, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
A configuração do marco explicativo _____________________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia genética, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo inegáveis contribuições à teoria e à prática educativa.
Todos que atuam em uma escola de educação infantil têm o compromisso de garantir o bem-estar do aluno, propiciando a ele um ambiente educacional que o torne ativo, curioso, competente, criativo e relativamente autônomo. Por essa razão, na prática educativa realizada pela comunidade escolar, o assistente de aluno deverá se integrar e participar:
Lúcia é uma assistente de aluno que tem perda parcial de audição e que trabalha em uma escola que inclui alunos com necessidade especiais. Ela está preparada para atender a todos os alunos porque compreende, na teoria e na prática, o que é ser diferente e ser tratado com igualdade de direitos. Por isso, em seu trabalho, procura orientar todos os alunos para que tenham atitudes:
Clarice, ao iniciar seu trabalho como assistente de aluno, terá que contribuir para que todos os estudantes na escola se sintam seguros e acolhidos por serem cada um deles singulares, valorizando cada estudante por suas características físicas, culturais e religiosas. Para conseguir agir dessa maneira, Clarice precisará refletir, analisar e avaliar como se desvencilhar:
Na Educação Infantil, a criança necessita do coletivo escolar até adquirir autonomia para cuidar de si, o que expõe de forma mais evidente a relação indissociável do educar e cuidar nesse ambiente. O assistente de aluno realiza a prática educativa nos espaços de recreação quando:
A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:
Marina, ao controlar a movimentação de alunos na entrada e na saída da escola e garantir a segurança de todos, orienta os pais e os estudantes sobre os cuidados na educação no trânsito, recomendando a eles que as crianças de até 10 anos de idade devem atravessar a rua: