Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 210 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia o excerto a seguir. “Não adianta uma residência combater o mosquito da dengue se o vizinho não colabora. A poluição de um córrego vai afetar toda a população que vive rio abaixo.” (DOWBOR, 2007, p. 79) Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta de acordo com a perspectiva do autor em relação à educação

Conflitos, em si, são neutros; suas manifestações construtivas ou destrutivas dependem da forma como lidamos com eles. Aprender a lidar com os conflitos como seres humanos autônomos, capazes de dialogar e encontrar estratégias que satisfaçam suas necessidades sem negligenciar as dos outros é uma parte importante do crescimento das crianças e dos jovens. Para tanto, os adultos da escola também precisam aprender a passar pelo mesmo processo.

As escolas voltadas para o compromisso com o desenvolvimento da cidadania, precisam compreender que a aprendizagem de conviver com o conflito deve:

Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.

É neste nível que as crianças passam a fazer relações mais aprofundadas acerca da composição das sílabas, pois em vez de representar uma letra para cada sílaba, percebem que é necessário “juntar” determinadas letras para se conseguir os sons que as sílabas representam, ou seja, se antes escreviam BONECA com O E A, nesta fase a hipótese utilizada poderia ser: BO – E – CA. Trata-se do nível

Para que a escola seja um espaço de encontro qualificado, dinâmico, relacional e aberto às múltiplas possibilidades de atuações humanas, o processo de comunicação, presencial e digital, deve ser sobretudo:

A inclusão social de crianças e adolescente com necessidades especiais nas escolas exige espaços inclusivos de acessibilidade e um ambiente onde a diversidade deve ser respeitada e valorizada por toda a coletividade escolar. A escola que objetiva alcançar a equidade com qualidade, integrando os alunos com necessidades especiais com os demais, promoverá, com todos os alunos em seu cotidiano escolar:

Milena é uma assistente de aluno sem experiência anterior na função. Quando começou a trabalhar, deparou-se com um triplo processo de adaptação: o dela em um novo trabalho, o das crianças se adaptando à creche e de grande parte das famílias que estavam aprendendo a deixar seus filhos pela primeira vez em uma instituição educacional. Para enfrentar o desafio, Milena entendeu que precisava aprimorar a sua capacidade de comunicação, por isso, em sua rotina de atendimento às crianças e às famílias, ela se esforçou para desenvolver, principalmente, suas habilidades de:

O documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade apresenta algumas orientações pedagógicas e possibilidades de trabalho, a partir da reflexão e do estudo de alguns aspectos indispensáveis para subsidiar a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, com especial atenção às crianças de seis anos de idade. Enfatiza que a ampliação do ensino fundamental é uma medida contextualizada nas políticas educacionais que deve

Por muito tempo, a Pedagogia focou o processo de ensino no professor, supondo que, como decorrência, estaria valorizando o conhecimento. O ensino, então, ganhou autonomia em relação à aprendizagem, criou seus próprios métodos e o processo de aprendizagem ficou relegado a segundo plano. Hoje, sabe-se que é necessário ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que, em última instância, sem aprendizagem o ensino não se realiza. A esse respeito, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
A configuração do marco explicativo _____________________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia genética, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo inegáveis contribuições à teoria e à prática educativa.

Todos que atuam em uma escola de educação infantil têm o compromisso de garantir o bem-estar do aluno, propiciando a ele um ambiente educacional que o torne ativo, curioso, competente, criativo e relativamente autônomo. Por essa razão, na prática educativa realizada pela comunidade escolar, o assistente de aluno deverá se integrar e participar:

Lúcia é uma assistente de aluno que tem perda parcial de audição e que trabalha em uma escola que inclui alunos com necessidade especiais. Ela está preparada para atender a todos os alunos porque compreende, na teoria e na prática, o que é ser diferente e ser tratado com igualdade de direitos. Por isso, em seu trabalho, procura orientar todos os alunos para que tenham atitudes:

Clarice, ao iniciar seu trabalho como assistente de aluno, terá que contribuir para que todos os estudantes na escola se sintam seguros e acolhidos por serem cada um deles singulares, valorizando cada estudante por suas características físicas, culturais e religiosas. Para conseguir agir dessa maneira, Clarice precisará refletir, analisar e avaliar como se desvencilhar:

Na Educação Infantil, a criança necessita do coletivo escolar até adquirir autonomia para cuidar de si, o que expõe de forma mais evidente a relação indissociável do educar e cuidar nesse ambiente. O assistente de aluno realiza a prática educativa nos espaços de recreação quando:

A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:

Marina, ao controlar a movimentação de alunos na entrada e na saída da escola e garantir a segurança de todos, orienta os pais e os estudantes sobre os cuidados na educação no trânsito, recomendando a eles que as crianças de até 10 anos de idade devem atravessar a rua:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282