Podemos considerar como instrumento de participação popular no planejamento e na organização da educação nacional a gestão democrática do ensino público, pois a Constituição Federal de 1988 coloca, em seu artigo 206, inciso VI, sua exigência. A participação popular, neste sentido, ocorre quando:
No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói–se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são
A respeito da Formação Continuada de Profissionais da Educação, assinale a opção incorreta.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação articula ações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a colaboração dos diversos setores da sociedade, visando à melhoria da qualidade da Educação Básica. São diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, exceto:
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
O conceito de trilhas de aprendizagem pressupõe a conciliação das necessidades da empresa com os interesses dos seus empregados.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
A tecnologia da informação, embora fundamental para a combinação ou o agrupamento dos conhecimentos tácitos, não contribui significativamente para o formato explícito do conhecimento.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
A inteligência organizacional distingue-se da inteligência empresarial e a complementa na tomada de decisões táticas e estratégicas.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
Para que produza efeitos práticos nas empresas, a gestão do conhecimento deve estar plenamente ancorada nas decisões tomadas e nos compromissos assumidos pela alta administração em relação às iniciativas necessárias ao desenvolvimento estratégico e organizacional.
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.
Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação.
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
A atividade de coaching tem como objetivo principal o treinamento personalizado dos coordenadores de equipe, visando enquadrá-los em padrões de comportamento técnico no trabalho.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
A socialização é a conversão de partes do conhecimento explícito da organização em conhecimento tácito do indivíduo.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento aplica-se apenas a empresas de grande porte, uma vez que, para a efetividade desse tipo de gestão, requerem-se a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais) e novas posições a respeito do aproveitamento da capacidade intelectual de cada funcionário.