Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 210 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Podemos considerar como instrumento de participação popular no planejamento e na organização da educação nacional a gestão democrática do ensino público, pois a Constituição Federal de 1988 coloca, em seu artigo 206, inciso VI, sua exigência. A participação popular, neste sentido, ocorre quando:

No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói–se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são

A respeito da Formação Continuada de Profissionais da Educação, assinale a opção incorreta.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação articula ações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a colaboração dos diversos setores da sociedade, visando à melhoria da qualidade da Educação Básica. São diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, exceto:

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

O conceito de trilhas de aprendizagem pressupõe a conciliação das necessidades da empresa com os interesses dos seus empregados.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

O empoderamento é uma prática nociva à gestão de pessoas, visto que, por meio dela, transfere-se para uma única pessoa o poder de decisão, o que impacta negativamente os processos organizacionais de desenvolvimento de pessoas.

A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.

A tecnologia da informação, embora fundamental para a combinação ou o agrupamento dos conhecimentos tácitos, não contribui significativamente para o formato explícito do conhecimento.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

A inteligência organizacional distingue-se da inteligência empresarial e a complementa na tomada de decisões táticas e estratégicas.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

Para que produza efeitos práticos nas empresas, a gestão do conhecimento deve estar plenamente ancorada nas decisões tomadas e nos compromissos assumidos pela alta administração em relação às iniciativas necessárias ao desenvolvimento estratégico e organizacional.

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

Politecnia refere-se ao domínio intelectual da técnica e à possibilidade do exercício de trabalhos flexíveis, recompondo-se as tarefas de modo criativo por meio de formas de pensamento mais abstratas, da crítica e da criação.

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

A atividade de coaching tem como objetivo principal o treinamento personalizado dos coordenadores de equipe, visando enquadrá-los em padrões de comportamento técnico no trabalho.

Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.

Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.

A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.

A socialização é a conversão de partes do conhecimento explícito da organização em conhecimento tácito do indivíduo.

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

A gestão do conhecimento aplica-se apenas a empresas de grande porte, uma vez que, para a efetividade desse tipo de gestão, requerem-se a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais) e novas posições a respeito do aproveitamento da capacidade intelectual de cada funcionário.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282