Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 210 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A avaliação dos profissionais é redimensionadora da gestão escolar bem-sucedida, exceto quando:

Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social." Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:

I- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II- A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.

III- Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.

IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.

Das afirmações, estão CORRETAS:

Visando uma relação mais íntima com seus alunos, a professora Laura chama cada um por um apelido carinhoso que ela mesma deu, e os ensina a chamá-la de “tia Laurinha".

Acerca da ação da professora Laura, é correto afirmar que está:

Na concepção que o processo de ensino aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno. Sobre o processo instrutivo é CORRETO afirmar:

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e

nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a

concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do

processo educativo, de maneira que atenda às exigências do

mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e

operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica

metodológica desvinculada das competências e do

compromisso político.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras

viáveis no campo da ação comprometida com os atores

envolvidos.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de

ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se

posicionar diante de situações concretas da vida social.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

Tomada de decisão é o elemento mais importante no

cumprimento dos objetivos do planejamento.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por

ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado

um modo de organização do trabalho que supere os conflitos,

elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a

rotina burocrática e impessoal.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A descrição e a problematização da realidade, sua

compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de

ação são três momentos do processo de avaliação do

planejamento.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a

expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados

pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e

das atitudes.

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A didática contém características de interdisciplinaridade em

função de suas próprias características, originadas da

necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido

para os estudantes.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com

sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais

e coletivos da população majoritária definido coletivamente.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece

subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos

educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não

somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os

resultados da própria organização do trabalho pedagógico.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282