A avaliação dos profissionais é redimensionadora da gestão escolar bem-sucedida, exceto quando:
Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social." Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:
I- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
II- A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.
III- Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.
IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.
Das afirmações, estão CORRETAS:
Visando uma relação mais íntima com seus alunos, a professora Laura chama cada um por um apelido carinhoso que ela mesma deu, e os ensina a chamá-la de “tia Laurinha".
Acerca da ação da professora Laura, é correto afirmar que está:
Na concepção que o processo de ensino aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno. Sobre o processo instrutivo é CORRETO afirmar:
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e
nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a
concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do
processo educativo, de maneira que atenda às exigências do
mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e
operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica
metodológica desvinculada das competências e do
compromisso político.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras
viáveis no campo da ação comprometida com os atores
envolvidos.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de
ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se
posicionar diante de situações concretas da vida social.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
Tomada de decisão é o elemento mais importante no
cumprimento dos objetivos do planejamento.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por
ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado
um modo de organização do trabalho que supere os conflitos,
elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a
rotina burocrática e impessoal.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A descrição e a problematização da realidade, sua
compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de
ação são três momentos do processo de avaliação do
planejamento.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a
expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados
pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e
das atitudes.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A didática contém características de interdisciplinaridade em
função de suas próprias características, originadas da
necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido
para os estudantes.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com
sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais
e coletivos da população majoritária definido coletivamente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece
subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos
educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não
somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os
resultados da própria organização do trabalho pedagógico.