Em Apologia da história, depois de afirmar que o modelo das ciências da natureza não se aplica à história, Marc Bloch discorre sobre a especificidade da ciência dos homens no tempo e defende a ideia de que cabe ao historiador
Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.
Georg Simmel.
O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios
sobre teoria da história
. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo à relação entre tempo e história.
Nas suas investigações sobre conceitos sociopolíticos modernos, o historiador alemão Reinhart Koselleck estudou fontes relativas a um considerável número de espaços linguísticos distintos, o que lhe permitiu empreender uma história conceitual da temporalidade em perspectiva comparada.
Não se pode coligir provas antes de se começar a pensar [...]. Isto porque pensar significa fazer perguntas, e nada constitui prova a não ser em relação a uma pergunta definida.
Robin Collingwood. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1994, p. 346 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da problemática das fontes no ofício do historiador.
Em estudos de cidades, paisagens e territórios, os historiadores fazem frequente uso de trabalhos produzidos por geógrafos e sociólogos.
Acerca dos lugares de memórias, julgue o item que se segue.
Os lugares de memórias são espaços que surgem espontaneamente, estando, portanto, vinculados à memória espontânea.
O processo cognitivo de classificar novos conteúdos e eventos absorvidos pela cognição em esquemas pré-existentes, segundo Piaget, ocorre por meio da anexação de informações do meio externo em uma estrutura cognitiva do sujeito. Esse processo leva o nome de:
Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,
Assinale a alternativa INCORRETA considerando a visão de Leandro Karnal (2008) sobre conceito de sujeito histórico.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História estabelecem objetivos, perspectivas, intenções e orientações para os educadores da área. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao documento.
Considerando a visão do historiador Dorigo (2011), acerca do conceito de civilização, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo. ( ) Civilização é um conceito de pouco significado na história, pois se refere apenas aos hábitos, à cultura dos povos antigos. ( ) Na historiografia, a civilização foi considerada um estágio de avanço tecnológico, ou raciocínio lógico de uma nação, ou de um povo em comparação a outros. ( ) É um conceito carreado de significados e com muita utilização no processo histórico, sendo até utilizado como justificativa para realizar grandes barbáries. ( ) Para Dorigo, civilização não significa um estágio mais avançado de um povo ou de uma cultura para outra, pois não é possível nessa ótica comparar transformações da sociedade com evolução das espécies. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A história surgiu como ciência ao longo do século XIX. Contudo, foi no transcurso do século XX que ela se aprimorou e incorporou avanços teóricos e metodológicos. Um marco desse processo de transformação dos estudos históricos foi a criação, em 1929, de uma revista francesa cuja influência se estendeu nas décadas seguintes, atingindo várias partes do mundo. Nascia ali um movimento de renovação historiográfica conhecido como Escola
É incorreto afirmar acerca da metodologia tradicional do estudo da História:
Um professor de História que deseja desenvolver a temática “Brasil: Primeiro Reinado e as regências” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: “Forma de controle político sobre o eleitor por meio da coação e do abuso de autoridade, para que vote em determinado candidato."
No contexto da História, o fragmento acima conceitua:
No Ensino de História, ao se trabalhar a temática “os povos que vieram da África” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
No Ensino de História, ao se trabalhar a temática “vilas e cidades no Brasil colonial” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade: