Leia o texto abaixo. A Escola dos Annales, inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, centrou-se na produção da história-problema para fornecer respostas às demandas surgidas no tempo presente. Esse grupo de historiadores insurgiu-se contra a história política, centrada em ações individuais e o poder bélico como motor da história. (Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 145) A história-problema caracteriza-se por
Sobre os feitos da Missão Artística Francesa (1816) e o desenvolvimento das artes no Brasil, assinale a alternativa correta.
Uma das grandes contribuições da recente historiografia brasileira é a que envolve a História da vida privada.
Acerca dessa metodologia e de suas características, analise as afirmações a seguir.
l Representações sobre a vida íntima, formas de sociabilidade e das famílias, figuram entre os temas dessa abordagem.
ll O estudo da vida privada no Brasil colonial demonstra que os modelos familiares daquela época são muito semelhantes às famílias brasileiras atuais, com famílias nucleares e não extensas com agregados.
lll Estudar as formas de sociabilidade no Brasil Colonial e no período imperial permite compreender melhor como se davam as relações entre os diversos grupos sociais.
lV A inquisição alterou radicalmente os comportamentos sociais em Minas Gerais durante o século XVIII com a imposição da reclusão feminina e das crianças após o por do sol.
V Outro aspecto muito visível da vida privada é o da condição feminina no passado do Brasil.
Todas as afirmações corretas estão em:
A História oral foi e é uma eficiente forma de produzir informações e avaliar processos históricos.
Sobre essa metodologia e suas contribuições é correto afirmar, exceto:
As duas obras de arte a seguir constroem representações
diferentes sobre a História e o passado
brasileiros.
Sobre as representações artísticas brasileiras e
suas relações com a História é correto afirmar,
exceto:
O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser
Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve
Em relação ao passado e ao presente da condição feminina no Brasil é correto afirmar, exceto:
É correto afirmar que, hoje, interpretar o passado de forma científica é
A Constituição Federal de 1988 define, em seu artigo 216,
o que é o patrimônio cultural, assim se expressando:
“Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de
natureza material e imaterial, tomados individualmente
ou em conjunto, portadores de referência à identidade,
à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da
sociedade brasileira..."
Ao analisar a relação existente entre o ensino de história, a
preservação da memória coletiva e o patrimônio históricocultural
é CORRETO inferir que:
Em nossas áreas [de ciências humanas e sociais], o
ideal era que houvesse linguagens distintas, mais especializada
nas revistas, mais acessível nos livros. Poder-
-se-ia acrescentar ainda um terceiro meio, o artigo de
jornal, que requer linguagem ainda mais destravada e
acessível. A maioria dos historiadores usa o mesmo estilo
pesado nos três casos, confundindo-o com profundidade.
Depois reclama que não há leitores para livros
de História, quando os há aos milhares para as obras
de Eduardo Bueno e para as biografias escritas por jornalistas.
O fato é que escrevemos mal e o leitor não
especializado refuga. Das duas uma, ou se renuncia a
ser lido fora da tribo acadêmica ou se procura melhorar
a escrita. Pessoalmente, acho que o historiador não
deve fechar-se no gueto acadêmico. Prefiro escrever
sem jargão e correr o risco de ser chamado de ensaísta
a esconder o resultado das pesquisas do público não
especializado. Todos gostam de boas histórias, não há
por que não gostarem também de boa História.
MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio.
José Murilo de Carvalho. In: MORAES, José Geraldo Vinci
de; REGO, José Marcio (orgs.). Conversas com historiadores
brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2002, p. 175
A recente reflexão metodológica sobre as formas de escrita
da história não se restringe à preocupação com o estilo
adequado para cada público. Ela vincula-se também ao
“renascimento da narrativa”, alardeado por
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do ensino das Ciências Humanas no Ensino Médio fundamentam-se na
“É quase impossível falar da África no singular, de uma só
África no Brasil: são muitas as origens, as trajetórias, as
culturas." (Mônica Lima). Sobre os princípios que norteiam
o estudo de História e Cultura da África (e também
indígena) na Educação Básica, todas as afirmativas estão
corretas. EXCETO:
Com relação ao ensino de História, observam-se mudanças que objetivam ultrapassar as práticas que priorizavam a memorização de fatos e datas e as obras dos grandes heróis. Com relação às mudanças, cabe destacar a busca pela(o):