Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 301 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que constantemente apresente crises de fúria. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:

Considerando os problemas de aprendizagem existentes, as crianças que têm problemas de com dados matemáticos, com frequência apresentam a seguinte queixa:

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Educação infantil e o lúdico andam juntos no que diz respeito a formação do cognitivo da criança. Nesse ponto, é correto analisar que o lúdico e o ato de brincar possuem uma função pautada nas necessidades da criança, ou seja:

São parte das quatro principais competências linguísticas básicas, desenvolvidas durante todo o processo da educação infantil, exceto:

A atuação conjunta nos processos que envolvem o desenvolvimento da criança e em que prevalece o espírito de parceria e colaboração é definida como:

Na creche em que Eliana trabalha como cuidadora, há uma preocupação com a formação integral da criança, valorizando especialmente seu contato com a natureza. Para garantir esse objetivo são planejadas:

Quais as brincadeiras e/ou jogos que mais colaboram para o desenvolvimento da coordenação óculo-pedal?

Mauro e Coelho (2009, p.184) afirmam que "[...] a criança pequena tem uma maneira muito peculiar de fazer arte. Arte e vida se misturam [...]. Seu fazer musical está sempre integrado às suas necessidades e a sua maneira de interagir com o mundo." Por meio da brincadeira, o fazer musical com a criança pequena acontece principalmente através de dois fatores, são eles a:

Considerando as preocupações atuais com as propostas para uma educação infantil, é necessário considerar que a vida afetiva da criança deverá ter uma relação com a ação pedagógica:

No que se refere à criança e às diferentes linguagens, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – As artes, em especial as esculturas, colagem e pintura, são formas de linguagem que expressam, comunicam e atribuem sentidos às sensações.

II – O recurso audiovisual possui uma linguagem específica que aliena e dificulta a aprendizagem.

III – Ao se contar estórias, a criança aprende novas palavras, além de conseguir organizar seu pensamento.

IV – No estágio pré-operatório ou inteligência simbólica, ocorrerá o aparecimento da linguagem e da brincadeira simbólica.

V – A linguagem oral é um dos eixos norteadores da ação pedagógica com crianças.

No que se refere às brincadeiras na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Brincar ajuda a criança a seguir sem questionar enredos preparados pelo professor.

II – A brincadeira auxilia a criança a ter iniciativa em cada situação a que é exposta.

III – O ato de brincar dá oportunidade à criança de imitar sempre o conhecido, assumindo personagens de suas rotinas.

IV – A brincadeira oportuniza a apropriação de diferentes linguagens.

No que se refere à importância dos jogos na educação psicomotora, associe as modalidades de jogos com suas respectivas características:

(1) Jogos com regras.

(2) Jogos de imaginação e os jogos simbólicos.

(3) Jogos Funcionais.

( ) Necessita a aceitação, ou mesmo a criação, de um código para poderem ser praticados coletivamente e que, por essa razão, desempenha um importante papel na socialização.

( ) Permitem à criança despender sua “necessidade de movimento" e podem, no plano psicomotor, desempenhar o papel dos exercícios de coordenação global.

( ) Possuem um valor de expressão.

Assinale a sequência correta:

Sobre os estágios, leia as alternativas e assinale qual corresponde ao Estágio das Múltiplas Combinações:

21) Para os fins da Lei 8.069/90, considera-se castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em:

I. Humilhação.

II. Sofrimento físico.

III. Imposição em realizar atividades escolares.

Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282