Sobre os arquivos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A respeito da redação de expedientes, julgue o item a seguir.
O documento conjunto circular é elaborado quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor
Com relação a procedimentos administrativos, julgue o item que se seguem.
Após expedição, cópias de documentos devem ser arquivadas
Julgue o item subsequente, acerca de noções de arquivamento
O tipo vertical de arquivamento permite rápida consulta aos documentos
Julgue o item subsequente, acerca de noções de arquivamento
Documentos são encaminhados ao arquivo com a única finalidade de serem arquivados
Julgue o item subsequente, acerca de noções de arquivamento
Ainda que documentos sejam arquivados de maneira errada, sua localização não será prejudicada se existir instrumento que descreva o acervo
Dentre os tipos de difusão que são destacados por Bellotto (2006), têm-se a difusão editorial, educativa e cultural. A respeito dessa diversidade e das atividades de mediação, tal como são citadas por Rockembach (2015), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Constitui uma difusão educativa no âmbito dos arquivos a realização de espaços de disseminação de publicações geradas pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul aos pesquisadores em geral.
( ) Um exemplo de difusão cultural no âmbito dos arquivos seria a exposição de documentos sobre a história do Rio Grande do Sul no espaço do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.
( ) A difusão editorial tem como objetivo realizar atividades de treinamento de usuários produtores de arquivos correntes, intermediários e permanentes, contribuindo para a efetividade do trabalho de acesso aos acervos.
( ) A mediação é um trabalho paralelo à difusão no âmbito dos arquivos, atuando de forma implícita e explícita, quando se trata de mediação da informação, além da mediação cultural e pedagógica/ educacional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando as atividades típicas exercidas no protocolo e no arquivo, assinale a alternativa correta
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1
Coluna 2 Descrição
( ) Sequência de operações que visam à guarda ordenada de documentos nos seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios.
( ) Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.
( ) Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades.
( ) Processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
( ) Processo que consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método adotado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
O uso do arquivamento horizontal é desaconselhável nos arquivos correntes, uma vez que, para se consultar qualquer documento, é necessário retirar os que se encontram sobre ele, o que dificulta a localização da informação.
No que se refere a arquivamento e a procedimentos administrativos, julgue:
A finalidade de um arquivo é apenas a de servir à administração de uma instituição pública.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Os tipos de arquivamento são categorizados pela forma dos móveis, e não pela posição em que se dispõem fichas e documentos. São eles: horizontal e vertical.
No que se refere a arquivamento e a procedimentos administrativos, julgue:
Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, uma organização ou uma firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros.
Assinale a alternativa que apresenta os passos que devem ser seguidos para o correto arquivamento dos documentos.
O conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos e arquivos é denominado de