Um dos grandes desafios da gestão de operações é o estabelecimento e a manutenção de níveis de serviços competitivos nos mercados em que a empresa atua. O nível de serviço é uma medida de desempenho e, como tal, deve ser gerenciado e constantemente comparado aos dos concorrentes. Com relação à medida e gestão do nível de serviço, analise as afirmativas abaixo.
I Quanto maior o nível de serviço, maior o custo operacional da empresa em mantê-lo elevado.
II A pontualidade na entrega e a consistência do pedido são dimensões tipicamente contempladas na composição do nível de serviço.
III Para estabelecer o nível de serviço adequado, a empresa deve entender primeiramente as expectativas dos seus clientes.
IV O tempo de espera é um importante fator de de- sempenho na composição do nível de serviço.
São corretas as afirmativas
A respeito de orçamento de custeio, julgue os seguintes itens.
Os orçamentos das compras de mercadorias, materiais diretos e mão de obra direta são estabelecidos a partir do orçamento da produção.
A respeito de orçamento de custeio, julgue os seguintes itens.
O orçamento da produção, que indica o número de unidades que precisam ser produzidas no período, levando-se em consideração o estoque final desejado, independe do orçamento das vendas
Acerca das ideias e princípios defendidos por Deming, expoente da
escola da qualidade, julgue os itens a seguir.
Deming preconizava a competitividade entre os fornecedores, que, segundo ele, poderia reduzir custos e aumentar a qualidade dos insumos, dada a necessidade de constante negociação entre a organização e o rol de fornecedores.
A respeito da reengenharia organizacional e de temas correlatos,
julgue os itens subsequentes.
Inserido no contexto organizacional, o mapeamento de processos é uma ferramenta administrativa capaz de revelar os obstáculos produtivos referentes a determinado processo.
A manutenção de instalações tem por objetivo básico conservá-las operando nas condições para as quais foram projetadas. As empresas dependem cada vez mais das instalações prediais como telefones, computadores e outros equipamentos. A atuação comprometida do funcionamento de qualquer parte do sistema predial pode gerar consequências graves para a empresa. Nesse contexto, a função de manutenção tem papel essencial. Sobre os tipos de manutenção, analise as afirmativas a seguir.
I A manutenção produtiva total é uma filosofia gerencial que atua nas pessoas e nas formas como tratam os problemas, buscando a meta de zero falha ou zero quebra.
II A manutenção corretiva visa a recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação que tenha diminuído sua capacidade de exercer funções para as quais foi planejado.
III A manutenção preditiva consiste em seguir uma programação preestabelecida, cuja periodicidade é prevista nos manuais dos equipamentos, tendo como benefício o aumento da vida útil e a redução de custos de quebra.
IV A manutenção preventiva consiste em monitorar parâmetros e condições de equipamentos de modo a antecipar futuros problemas.
São corretas as afirmativas
Ao longo do período de reposição (lead-time), um item de estoque apresenta um desvio padrão de consumo de 200 unidades. O consumo esperado durante o lead-time é de 1.200 unidades, e o gerente de armazenagem deseja manter um nível de atendimento de 90% para este item. Sabe-se que o fator de segurança para um nível de atendimento de 90% corresponde a um fator de segurança de 1,28. Qual é o ponto de pedido, em unidades, desse item?
A armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Os custos da armazenagem e do manuseio de materiais são justificáveis, pois podem ser compensados com
A relevância da logística é influenciada pelos custos associados as suas atividades. Assinale a alternativa correta que representa fator que influencia o incremento dos custos logísticos.
Coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas no exemplo abaixo sobre aplicativos de um sistema ERP:
( ) o sistema verifica os níveis de estoque, informa os vendedores sobre a quantidade disponível, envia uma ordem de produção para a fábrica.
( ) o sistema programa a produção e define os recursos necessários.
( ) o sistema alerta o departamento de recursos humanos da necessidade de trabalhadores temporários.
( ) o sistema informa o departamento de compras das matérias-primas que devem ser pedidas.
( ) o cliente entra no sistema para acompanhar o status do pedido.
( ) a gerência usa dados do ERP para avaliar e ajustar seu plano estratégico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em um restaurante, no final do mês de abril, foram inventariadas as matérias-primas que sobraram em estoque e os valores destas mercadorias foram contabilizados em R$ 7.776,00. Sabe-se que as compras do mês de maio totalizaram R$ 87.569,32, com recuperação do ICMS no valor de R$ 2.891,98. No final do mês de maio, novo inventário foi feito, totalizando um montante de R$ 3.575,09 em mercadorias. Sabendo-se ainda que a empresa vendeu 45.534 refeições nesse mês, calcule os custos totais e os custos unitários de matéria-prima nessa empresa durante o mês de maio.
Os conceitos e compreensão de custos caminham lado a lado. Qual a denominação dada ao custo que reconhece que os custos individuais exibem comportamentos conflitantes, devendo ser examinados coletivamente e balanceados no ótimo?
O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no tempo certo, sem desperdício ou qualquer tipo de perda. Assinale a única alternativa que NÃO representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema JIT.
Na empresa X os gastos com custos fixos totalizaram R$ 15.000,00 por mês. Sabe-se, ainda, que os valores totais gastos com custos variáveis (matériaprima) foram de R$ 5.000,00 no período, para a fabricação e venda de 5.000 refeições. O preço de venda de cada refeição é de R$ 4,00 e a empresa trabalha apenas em 25 dias por mês. Com base nesses dados, calcule: o custo variável unitário (de cada refeição), a margem de contribuição de cada uma das refeições e o ponto de equilíbrio (quantas refeições devem ser produzidas e vendidas por mês e por dia para que o lucro seja igual a zero):
A área plantada com mamona tem crescido linearmente no Brasil. Suponha que em 2003 (1o ano) e 2005 (3o ano) a produção de óleo de mamona fosse de 53.000 e 70.000 milhões de litros anuais, respectivamente. Com base nesses dados, a previsão para 2010 da produção de óleo de mamona, em milhões de litros anuais, será de