O concurso SEAP PA publicou edital com 1.646 vagas imediatas mais 299 oportunidades para formação de cadastro de reserva, ambas para o cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário). E se você ficou interessado em conquistar uma dessas vagas, precisa tirar todas as suas dúvidas sobre o concurso. Afinal, o período de inscrição inicia dia 06 de julho.  Então, confira o texto até o final, fique bem informado e mais perto da aprovação!

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso SEAP PA. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativo!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas no edital SEAP PA, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

 

ESTUDE PARA O CONCURSO SEAP PA 2021

PARA MAIS INFORMAÇÕES LIGUE 0800 606 8889

 

Vagas para o concurso SEAP PA

Ao todo são 1.945 oportunidades para o concurso da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (SEAP PA). Dessas oportunidades, são 1.646 vagas imediatas mais 299 para formação de cadastro de reserva, que poderá ser preenchido durante o prazo de validade do concurso. Todas essas oportunidades são para o cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário).

Há uma segregação no número de vagas de acordo com o gênero do candidato. Sendo assim, são 1.292 vagas imediatas mais 234 em CR para homens e 354 oportunidades imediatas mais 65 em CR para mulheres.

Sendo assim, para se candidatar a uma dessas vagas é necessário ter nível médio. Além disso, o candidato precisa ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E os salários oferecidos para os aprovados são de R$ 2.810,00 mais benefícios. Outro ponto importante de mencionar é que o regime de trabalho será por escala 24×72. Ou seja, os servidores trabalharão em plantões de 24 horas seguidos por 72 horas de descanso.

Confira abaixo a distribuição das vagas em cada município:

Atribuições do cargo

Segundo o edital atual, farão parte do dia a dia de trabalho do Policial Penal (Agente Penitenciário), as seguintes atividades:

  • Garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos penais;
  • Desempenhar ações de vigilância interna, externa e segurança de perímetro nos estabelecimentos penais;
  • Exercer atividades de custódia, fiscalização e controle de pessoas presas, sejam provisórios ou condenados em quaisquer dos regimes de cumprimento de pena, submetidas a medida de segurança, monitoramento eletrônico ou penas restritivas de direito;
  • Executar operações de transporte, escolta e custódia de pessoas presas em movimentações internas ou externas aos estabelecimentos penais, inclusive internações hospitalares, bem como operações de transferências interestaduais ou entre estabelecimentos penais no interior do Estado;
  • Realizar revistas nas dependências dos estabelecimentos penais; realizar ações de controle de acesso em pessoas, veículos e materiais que adentrem ou pretendam adentrar os estabelecimentos penais;
  • Exercer, no âmbito de sua competência, apoio ao trabalho desenvolvido pelos demais setores responsáveis pelas assistências previstas na Lei de Execução Penal (LEP);
  • Atuar de maneira preventiva e repressiva em situações de emergência que eventualmente
    ocorram nos estabelecimentos penais, tais como incêndios, rebeliões, motins, tentativas de fuga e outras assemelhadas;
  • Conduzir os veículos automotores; integrar a Comissão Técnica de Classificação e exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.

Inscrição para o concurso da SEAP PA

Se você se interessou pelo certame, saiba que o prazo de inscrições inicia no dia 06 de julho e segue até 08 de setembro de 2021. Todo o processo deve ser realizado pelo site da organizadora, a CETAP. Para quem não sabe, a banca organizadora é a empresa responsável pelo produção e aplicação das provas do concurso. E para se inscrever é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 50.

Requisitos para inscrição

Seguem todos os requisitos exigidos dos candidatos ao cargo:

  • Ser brasileiro nato/naturalizado ou possuir os direitos inerentes a tal nas condições previstas no
    artigo 12, §1º da Constituição Federal; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1º do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • Ter idade igual ou superior a dezoito anos;
  • Provar o cumprimento das obrigações eleitorais e, no caso de candidato do sexo masculino, das
    obrigações militares;
  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Possuir a escolaridade exigida de nível médio completo e demais requisitos exigidos para o cargo;
  • Gozar de aptidão física, mental e psicológica;
  • Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante ao
    Poder Judiciário Estadual, Federal e Distrital;
  • Não ter sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, ou sofrido
    sanção impeditiva do exercício de cargo ou emprego público por qualquer órgão público ou entidade nas esferas municipal, estadual ou federal;
  • Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e
    entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação do
    acúmulo de cargos;
  • Ensino Médio Completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categorias “A” e “D”;
  • Cumprir todos os termos deste Edital, seus anexos e retificações.

 

Etapas do concurso da SEAP PA

Para fazer parte da SEAP PA, o candidato precisa passar e ser aprovado em duas fases. Porém, a primeira delas conta com cinco etapas avaliativas. Vamos conferir todas elas logo abaixo:

  • Primeira fase:
    1ª Etapa – Exame de Habilidades e Conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva e
    prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    2ª Etapa – Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
    3ª Etapa – Exame Médico, de caráter eliminatório;
    4ª Etapa – Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
    5ª Etapa – Investigação Social para verificação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório. Ela acontecerá durante todo o concurso público, incluindo primeira e segunda fase, por meio de investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal. A fim de buscar os elementos que demonstrem que o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo.

É importante dizer que as etapas referentes a primeira fase deste concurso poderão ser realizadas nos seguintes municípios do Pará: Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira e Itaituba.

  • Segunda fase:
    Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da SEAP. Esta etapa será realizado pela Escola de Administração Penitenciária, situada no Município de Marituba/PA, BR 316, nº 207 – Bairro Mirizal.

Prova objetiva

Como as provas objetivas e discursivas são a primeira etapa do concurso, e uma das mais importantes, vamos esclarecer um pouco mais sobre essa etapa. Sendo assim, esse teste está agendado para o dia 24 de outubro de 2021. A organizadora ainda não divulgou o local em que as provas serão aplicadas, mas essa informação estará no portal da banca em breve.

No dia da prova, o candidato terá 4h30 para resolver todas as questões e a parte discursiva. Lembrando que nesse tempo também deve estar incluído o preenchimento do gabarito. Por isso, a nossa dica é que você reserve no mínimo 30 minutos para fazer essa atividade com calma e não ser prejudicado por nenhum erro.

A prova objetiva contará com 50 questões de múltipla escolha, cada uma delas com quatro alternativas de respostas. Confira abaixo a divisão das perguntas por disciplina:

  • 10 questões de Língua Portuguesa;
  • 4 questões de Lei de Execução Penal;
  • 4 questões de Noções de Direito Administrativo;
  • 4 questões de Noções de Direito Constitucional;
  • 4 questões de Noções de Direito Penal;
  • 4 questões de Noções de Direito Processual Penal;
  • 20 questões de Conhecimentos Específicos.

Prova discursiva

Já a prova discursiva cobrará a elaboração de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com pontuação total variando entre 0 e 50 pontos. Para chegar nessa nota, serão avaliados as seguintes características;

  • Uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa e coesão textual:
    • Uso de norma culta quanto aos aspectos gramaticais (6 pontos);
    • Emprego da coesão textual (6 pontos);
    • Estrutura de frase adequada (5 pontos);
    • Emprego de pontuação correta (6 pontos);
    • Uso de ortografia e acentuação gráfica correta (6 pontos).
  • Domínio do conteúdo e argumentação pertinente ao tema:
    • Apresentação adequação ao tema proposto (7 pontos);
    • Demonstração adequação à tipologia textual (7 pontos).

 

Teste de aptidão física

Já o teste de aptidão física é de caráter eliminatório, ou seja, o candidato não receberá uma nota, mas sim, o status de aprovado ou reprovado. Confira abaixo as atividades pedidas para os candidatos, lembrando que há mudanças de acordo com o sexo do participante.

  • Teste de barra fixa: 2 repetições para o sexo masculino e 8 segundos de sustentação para o sexo feminino;
  • Flexão abdominal sobre o solo com duração de 1 minuto: 20 repetições para o sexo masculino e 15 repetições para o sexo feminino;
  • Flexão de braço no solo: 15 repetições para candidatos do sexo masculino, sendo a execução em 4 apoios (mãos e pés) e 12 repetições para candidatos do sexo feminino, sendo a execução em 6 apoios (mãos, joelhos e pés);
  • Teste de corrida com duração de 12 minutos: 2.000 metros para o sexo masculino e 1.600 metros para o sexo feminino.

 

Estude para o concurso SEAP PA

Agora que você já sabe todas as informações sobre o concurso SEAP PA, precisa garantir uma preparação específica para sair à frente dos concorrentes e garantir uma vaga. Sendo assim, não pode perder tempo estudando com apostilas, afinal, há pouco tempo até o dia da prova em que estará valendo a sua aprovação. Então, aposte em videoaulas que vão direto ao ponto e te deixa bem preparado em menos tempo.

curso para SEAP PA

Playlist: Língua Portuguesa para Concursos

Como você pôde conferir quando falamos a respeito dos conteúdos que serão cobrados na prova do concurso SEAP PA, a disciplina de Língua Portuguesa está entre eles. Acertar as 10 questões certamente fará enorme diferença em sua pontuação final. Por isso, preparamos uma playlist especial, repleta de videoaulas apresentando os temas que mais têm chances de caírem. Vale muito a pena assistir!

Playlist: Direito Administrativo para Concursos

O Direito Administrativo também faz parte do conteúdo programático do concurso SEAP PA, e apesar de não ter tantas questões como Língua Portuguesa, ainda assim é fundamental garantir esses acertos. Na playlist abaixo você verá videoaulas com assuntos que certamente serão cobrados, entre eles: Organização Administrativa Pública; Administração Pública Direta e Indireta; Improbidade Administrativa; entre outros. Confira!

Playlist: Direito Constitucional para Concursos

A exemplo do Administrativo, o Direito Constitucional também terá quatro questões na prova do SEAP PA. Questões essas que, obviamente, precisarão de total conhecimento para serem acertadas. E com o intuito de te ajudar em sua preparação, preparamos uma playlist com videoaulas contendo temas como: Direito à Vida; Direito à Igualdade; Direito à Propriedade; Direito à Segurança; e Direito à Liberdade.

Videoaulas: Lei de Execução Penal

Lei de Execução Penal é mais um dos conteúdos que exigem amplo conhecimento por parte dos candidatos a uma vaga no concurso SEAP PA. E um dos temas que certamente terá questões na prova é Penas Privativas de Liberdade, também conhecida como Lei 7210/1984. Para te ajudar a entender o assunto, separamos algumas videoaulas grátis abaixo.

No Aprova, você conta com uma equipe de professores que não entende apenas das suas disciplinas, mas também de concurso público. Por isso, esses profissionais conseguem trazer explicações claras e objetivas de como os assuntos serão cobrados no grande dia. Sendo assim, em uma videoaula de 30 minutos você pode estudar um novo assunto ou revisar um tema e ficar mais perto de conquistar a vaga dos seus sonhos.

Então, confira nosso curso para concurso, e venha conhecer o jeito Aprova de te ajudar a alcançar o seu objetivo: fazer parte da corporação da SEAP PA!

Resumo do concurso SEAP PA

  • Banca: CETAP
  • Inscrições: 06/06 a 08/09/21
  • Cargo: Policial Penal (Agente Penitenciário)
  • Vagas: 1.646  + 299 CR
  • Remuneração: R$ 2.810 + benefícios
  • Nível: médio 
  • Prova: 24/10/21

Último concurso SEAP PA

O último certame teve editais publicados no ano de 2017, sob a direção da SUSIPE – Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará e organização da AOCP. O total era de 969 vagas efetivas em diversas áreas.

O primeiro edital tinha 469 vagas imediatas e remuneração inicial de até R$ 3.636,72. As vagas foram distribuídas entre cargos de nível médio:

  • Assistente Administrativo – 107 vagas;
  • Assistente de Informática – 12 vagas;
  • Eletricista – 5 vagas;
  • Técnico em Enfermagem – 143 vagas;

E de nível superior:

  • Administração – 4 vagas;
  • Biblioteconomia – 1 vaga;
  • Ciências Contábeis – 7 vagas;
  • Estatística – 4 vagas;
  • Biomedicina – 3 vagas;
  • Enfermagem – 23 vagas;
  • Medicina – 19 vagas;
  • Médico Psiquiatra – 3 vagas;
  • Odontologia – 10 vagas;
  • Pedagogo (Especialista em Educação) – 14 vagas;
  • Psicologia – 44 vagas;
  • Serviço Social – 54 vagas;
  • Arquitetura – 3 vagas;
  • Engenharia Civil – 4 vagas;
  • Engenharia Elétrica – 2 vagas;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho – 2 vagas;
  • Técnico em Gestão de Informática – 5 vagas.

 

O segundo edital oferecia 500 vagas para o cargo de Agente Prisional, que exigia apenas o nível médio, carteira Nacional de Habilitação – CNH, Categoria “D” ou “E”. A remuneração inicial era de R$ 2.435,10.

Sobre a SEAP PA

A missão da SEAP PA é “possibilitar tratamento humano aos que cumprem pena em estabelecimentos prisionais; bem como tratamento adequado ao condenado, buscando, nesse sentido, a efetiva política de proteção à vida e de prevenção ao crime”. Isso é feito por meio da SUSIPE, sigla para Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, que foi criada em 26 de maio de 1977, com a Lei nº 4.713.

A SUSIPE possui autonomia administrativa e financeira para realização de suas atividades, estando vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP). Cabe à SUSIPE fazer o planejamento, coordenação, fiscalização e reintegração social de pessoas presas, internadas e egressas, sob custódia do Estado. Além disso, ela é responsável por realizar levantamentos quanto à dimensão, ocupação e a lotação das unidades prisionais espalhadas pelo estado.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos autorizados e previstos

Excelentes oportunidades serão ofertadas em breve para todos os níveis de escolaridade nos concursos autorizados e previstos de todo o Brasil. Há previsão que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos. Acesse  o link acima, confira e antecipe sua preparação!

Concursos abertos e editais publicados 

Veja os destaques dos concursos abertos e editais publicados e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais!

Material gratuito para concursos públicos    

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Prepare-se com o Aprova Concursos 

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no Youtube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *