A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é um dos benefícios mais significativos oferecidos e um grande atrativo para os candidatos que almejam uma vaga no próximo concurso da Petrobras. O valor, que varia anualmente, pode representar um acréscimo considerável na remuneração dos empregados.
Diferente de um bônus fixo, a PLR está diretamente ligada ao lucro líquido da companhia e a indicadores de segurança e operacionais. A seguir, o Aprova Concursos detalha como funciona o cálculo e quais foram os valores pagos recentemente.
A PLR da Petrobras é definida por meio de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e sua distribuição é dividida em duas parcelas, geralmente pagas no meio e no final do ano. O cálculo considera o lucro da empresa e o cumprimento de metas, sendo distribuído de forma híbrida:
Parcela Linear: Uma parte do montante é dividida igualmente entre todos os empregados.
Parcela Proporcional: A outra parte é distribuída de forma proporcional à remuneração de cada funcionário.
O valor final pode ter um teto, que nos últimos acordos foi limitado a até três remunerações.
Valores Recentes da PLR
Para se ter uma ideia dos valores, o pagamento da PLR referente ao exercício de 2024, pago em 2025, teve uma média de R$ 36 mil por empregado, com o teto chegando a R$ 49,7 mil.
Esses valores variam a cada ano e não são garantia de resultados futuros, mas servem como um forte indicativo do potencial financeiro da carreira na estatal.
Você prefere estudar tudo ou só o que cai na prova? Chegou a hora de focar nos estudos para alcançar sua vaga no serviço público. E contar com um curso preparatório para concurso é o principal método para você conquistar a aprovação em 2025. Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na resposta certa. Com videoaulas objetivas e de curta duração, você poderá assimilar os temas importantes de forma eficiente. Além disso, nossa metodologia é baseada em um plano de estudos que irá te guiar em sua jornada rumo à aprovação. Quem conhece, aprova! Clique no banner abaixo e saiba mais!