Concurso MP MG 2022: direto ao ponto no edital do Ministério Público de Minas Gerais

Atualizado em 19/10/2022 às 11:18

O concurso MP MG publicou um novo edital com 101 vagas de níveis médio e superior. Preparamos um texto especial que vai direto ao ponto, com tudo o que precisa saber sobre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais!

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Table of Contents

Tudo sobre o concurso MP MG

Primeiramente, é importante destacar que as 101 vagas imediatas, mais as oportunidades em cadastro de reserva no Ministério Público de Minas Gerais estão divididas entre as seguintes funções:

CARGOS VAGAS CADASTRO RESERVA SALÁRIO REQUISITOS
Oficial: Serviços Diversos 72 14.736 R$ 5.986,84 Nível Médio completo.
Analista: Administração Pública 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Administração ou Administração Pública + registro profissional.
Analista: Arquitetura 2 48 R$ 8.190,14 Graduação em Arquitetura e Urbanismo + registro profissional.
Analista: Biblioteconomia 48 R$ 8.190,14 Curso superior de Biblioteconomia + registro profissional.
Analista: Ciências Contábeis 4 48 R$ 8.190,14 Graduação em curso superior de Ciências Contábeis + registro profissional.
Analista: Design Gráfico 48 R$ 8.190,14 Graduação em Artes Visuais ou Artes Gráficas ou Design Gráfico ou Produção Multimídia ou Webdesigner + registro profissional.
Analista: Engenharia Civil 2 48 R$ 8.190,14 Graduação em curso superior de Engenharia Civil + registro profissional.
Analista: Engenharia de Segurança do Trabalho 48 R$ 8.190,14 Graduação em Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho + registro profissional.
Analista: Engenharia Elétrica 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Engenharia Elétrica + registro profissional.
Analista: Engenharia Mecânica 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Engenharia Mecânica + registro profissional.
Analista: Estatística 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Estatística + registro profissional.
Analista: Fisioterapeuta 48 R$ 8.190,14 Graduação em Fisioterapia + registro profissional.
Analista: História 48 R$ 8.190,14 Graduação em História + registro profissional.
Analista: Jornalista 48 R$ 8.190,14 Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo + registro profissional.
Analista: Letras 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Letras + registro profissional.
Analista: Medicina Cardiologia 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Medicina, com especialização em Cardiologia + registro profissional.
Analista: Medicina Clínica Médica 48 R$ 8.190,14 Graduação em Medicina, com especialização em Medicina Interna + registro profissional.
Analista: Medicina do Trabalho 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Medicina, com especialização em Medicina do Trabalho + registro profissional.
Analista: Medicina Psiquiatria 48 R$ 8.190,14 Graduação em Medicina, com especialização em Psiquiatria + registro profissional.
Analista: Pedagogia 48 R$ 8.190,14  Graduação em Pedagogia + registro profissional.
Analista: Psicologia 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Psicologia + registro profissional.
Analista: Relações Públicas 48 R$ 8.190,14 Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas + registro profissional.
Analista: Serviço Social 1 48 R$ 8.190,14 Graduação em Serviço Social + registro profissional.
Analista: TI – Analista de Negócios 2 48 R$ 8.190,14 Graduação em Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou outros relacionados.
Analista: TI – Gestão de Projetos de TI 3 48 R$ 8.190,14 Graduação em Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Tecnologia em Processamento de Dados, Ciência da Computação ou outros relacionados.
Analista: TI – Infraestrutura de TI 2 48 R$ 8.190,14 Graduação em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Sistemas de Informação, ou Tecnologia em Processamento de Dados ou outro curso de graduação plena em Informática.
Analista: TI – Segurança de TI 2 48 R$ 8.190,14
Analista: TI – Suporte de TI 3 48 R$ 8.190,14 Graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Computacional ou outro curso de graduação plena em Tecnologia da Informação.

 

É importante destacar que haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e para negros. Para ver a lotação das vagas por Comarca/Região acesse o link edital MP MG 2022 (a partir da pág. 36).

Salários do MP MG

É preciso destacar que as remunerações do MP MG são formadas por Vencimento Básico + Vale-lanche + Auxílio-saúde.

Portanto, para Oficial do Ministério Público os valores são de R$ 4.075,84 + R$ 1.333,00 + R$ 578,00

E para Analista do Ministério Público os valores são R$ 6.279,14 + R$ 1.333,00 + R$ 578,00.

Inscrições do concurso MP MG

As inscrições do concurso do MP MG vão de 16h do dia 1º de novembro às 16h00 do dia 5 de dezembro de 2022 (horário de Brasília) no site http://www.institutoconsulplan.org.br. As taxas custam R$ 100,00 para nível superior e R$ 90,00 para médio.

Há possibilidade de pedir isenção da taxa, para candidatos desempregados ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O prazo de validade do concurso MP MG será de um ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Etapas do concurso MP MG

Os candidatos serão avaliados com provas objetivas e provas discursivas, no dia 15 de janeiro de 2023 nos municípios de Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia, todos localizados no Estado de Minas Gerais.

A aplicação será nos seguintes horários:

  • MANHÃ: 8h00min às 12h30min – Analista do Ministério Público
  • TARDE: 14h30min às 19h00min – Oficial do Ministério Público

Já as questões serão distribuídas conforme o quadro a seguir:

Provas do concurso MP MG

Prova Objetiva do MP MG

A prova objetiva de múltipla escolha, para todos os cargos/especialidades, terá de 50 questões, cada uma com 4 opções de resposta, das quais apenas 1 correta.

O valor total será de 80 pontos, sendo atribuído 1 ponto para as disciplinas com peso 1 e 2 pontos para as disciplinas com peso 2, para cada questão cuja alternativa assinalada pelo candidato em sua folha de respostas coincida com o gabarito oficial definitivo (após recursos).

Será reprovado o candidato que não alcançar o mínimo de 50% do total de pontos atribuídos para as provas objetivas (ou seja, mínimo de 40 pontos).

Prova Discursiva do MP MG

A prova discursiva, para todos os cargos/especialidades, será aplicada na forma de desenvolvimento de uma redação do tipo dissertativo sobre tema da atualidade.

Deverá conter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas, sendo avaliada na escala de 0 a 20 pontos. Será reprovado o candidato que não obtiver o mínimo de 50% do total dos pontos distribuídos na prova discursiva.

E ainda, será penalizado o candidato que não obedecer aos limites de número de linhas, havendo desconto de 0,2 ponto por linha aquém do mínimo estipulado. E será desconsiderado, para fins de avaliação, qualquer texto que exceda o máximo de linhas estipulado ou que seja escrito fora do formulário próprio fornecido.

A prova discursiva para todos os cargos/especialidades abrangerá os seguintes itens de avaliação:

Avaliação da prova discursiva do MP MG

Requisitos para ingressar no MP MG

O edital do MP MG menciona que o candidato será investido no cargo se atender às seguintes exigências na data da posse:

  • Ter obtido classificação no concurso, na forma estabelecida no Edital.
  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou português amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.
  • Achar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis.
  • Não ter sido condenado à pena privativa de liberdade transitada em julgado ou qualquer outra condenação incompatível com a função pública.
  • Não registrar antecedentes criminais que se apresentem, a critério do MPMG, incompatíveis com a natureza do cargo.
  • Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade.
  • Apresentar laudo médico subscrito pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Procuradoria-Geral de Justiça atestando que goza de boa saúde física e mental nos termos definidos neste edital.
  • Apresentar a documentação exigida no item 18 do Edital.
  • Comprovar, até a data da posse, o preenchimento dos requisitos do cargo/especialidade para o qual se inscreveu, conforme item 2 do Edital.
  • Declarar, em formulário fornecido pela Procuradoria-Geral de Justiça, que não exerce a advocacia, nos termos da Lei Estadual nº 16.180/06.
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo/especialidade por ocasião da posse.
  • Cumprir as determinações do edital.

Atribuições dos cargos do MP MG

Abaixo você pode visualizar a descrição das atribuições de cada um dos cargos:

Oficial Serviços Diversos

  • Realizar atendimento ao público externo e interno.
  • Exercer atividades que pressuponham fé pública ou manifestação de vontade direta do órgão ministerial, além de outras de cunho administrativo, ordenadas pelo superior hierárquico, tais como: realização de citações, intimações e demais diligências determinadas.
  • Emitir certidões; lavrar termos de declarações; redigir atas, ofícios e outros documentos afins,  assegurando a tais documentos exatidão de conteúdo e fluxo adequado.
  • Conhecer, pesquisar e colocar em prática legislação, normas e rotinas que regulamentam suas atividades.
  • Assegurar a adequada tramitação de documentos e feitos extrajudiciais e judiciais, através de meios físicos e/ou digitais, assim como a execução e conferência de serviços de reprografia e digitalização, utilizando e alimentando os sistemas necessários, conforme solicitação da chefia ou previsão em atos ou regulamentos institucionais.
  • Atuar como fiscal das relações de consumo e exercer atividades de suporte às demais fiscalizações e/ou inspeções inerentes às competências ministeriais, notadamente aquelas previstas por normativos do CNMP.
  • Participar de comissões, grupos de trabalho ou equipes, conforme designação feita pela autoridade competente.
  • Realizar emissão de empenhos, liquidação e ordem de pagamento.
  • Atuar como pregoeiro e fiscal de contratos e convênios. Exercer atividades de suporte às áreas de controle interno, auditoria, finanças, engenharia, recursos humanos, contratos, compras, logística, serviços, comunicação, entre outras da área meio da instituição.
  • Atuar e colaborar em projetos, estudos e pesquisas dentro do escopo da unidade em que esteja lotado.
  • Exercer supervisão de terceirizados e estagiários quando lhe for determinada.
  • Desempenhar outras atribuições afins ou que lhe forem determinadas.

Analista Administração Pública

  • Planejar, organizar, controlar, supervisionar e assessorar nas questões atinentes às áreas de recursos humanos, materiais, serviços, patrimônio, sistemas de informações e organizações e métodos.
  • Elaborar, executar e acompanhar programas, projetos, pesquisas e estudos nas respectivas áreas acima mencionadas, de forma a promover o aprimoramento organizacional.
  • Levantar, sistematizar e interpretar dados, informações e indicadores concernentes à produtividade dos fatores empregados na administração do Ministério Público, bem como referentes a custos, resultados, preços e cotações, facilitando a utilização ótima dos recursos materiais e humanos.
  • Confeccionar e padronizar formulários.
  • Analisar, desenvolver e reformular layouts.
  • Levantar e analisar fluxos de informações e atividades, bem como a distribuição de carga de trabalho, propondo soluções que otimizem o desempenho das tarefas cotidianas.
  • Processar as contratações de bens e serviços, no âmbito da PGJ, elaborando processo de compras/serviços de todas as solicitações recebidas, para avaliação da Administração Superior.
  • Distribuição e controle de todo material permanente da PGJ, promovendo o atendimento às solicitações de bens permanentes, com o consequente controle de todas as transferências efetuadas.
  • Gestão e fiscalização de contratos, detendo conhecimento sobre a visão sistêmica do processo de contratação na Administração Pública, envolvendo todas as etapas, desde os instrumentos de planejamento (PPA, LDO, LOA, Decreto de Programação Orçamentária e Financeira), o processo licitatório, a fiscalização e o gerenciamento do contrato, observando as fases da despesa pública (empenho, liquidação e pagamento). Auxiliar nas atividades inerentes a Diretoria de Serviços Gerais e Transportes.
  • Acompanhar a legislação, doutrina e jurisprudência inerentes às respectivas áreas.
  • Proceder a pesquisas e ao processamento de gestão de informações.
  • Executar trabalhos, tais como: elaboração de despachos, pareceres, informações, relatórios, ofícios.
  • Realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática, dentre outras de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
  • Realizar atividades relacionadas ao planejamento e à elaboração da programação orçamentária anual, acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira da Instituição.
  • Descentralização de créditos; elaboração de pedidos de créditos adicionais; elaboração, alteração e acompanhamento do quadro de detalhamento da despesa e a realização de estudos técnicos que produzam alternativas à melhor utilização dos recursos dos órgãos.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Arquitetura

  • Prestar assessoramento técnico em sede de processos judiciais ou procedimentos administrativos.
  • Proceder a exame e análise de laudos, perícias e outras peças que envolvam conhecimentos de arquitetura, patrimônio histórico e cultural, emitindo laudo técnico sobre os mesmos.
  • Acompanhar a realização de perícias pelos demais órgãos públicos, quando designado pelo Ministério Público.
  • Funcionar, quando designado, como assistente do Ministério Público, em procedimentos judiciais, observadas as formalidades legais.
  • Realizar perícias na área de patrimônio histórico e cultural, de meio ambiente, notadamente sobre questões de parcelamento do solo e edificações e em outras áreas que envolvam conhecimentos de Arquitetura, emitindo laudo técnico, quando solicitado pelo Ministério Público.
  • Orientar o membro do Ministério Público em procedimentos cujo objeto envolva conhecimento de Arquitetura.
  • Redigir e digitar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Fiscalizar e gerenciar técnica e administrativamente as obras executadas pelo Ministério Público mediante contratos e convênios.
  • Elaborar orçamento de obras.
  • Realizar vistorias e/ou avaliações e elaborar respectivos laudo e parecer técnicos de imóveis destinados ao Ministério Público.
  • Elaborar projeto de arquitetura dos edifícios a serem construídos ou reformados pelo Ministério Público.
  • Utilizar o software autocad.
  • Elaborar projetos de ambientes internos de imóveis do Ministério Público.
  • Compatibilizar os projetos de estrutura, de instalações hidrossanitárias, de proteção e combate a incêndio, de instalações elétricas, luminotécnica, cabeamento estruturado, telefonia, SPDA, aterramento e de ar condicionado com o respectivo projeto de arquitetura.
  • Administrar e fiscalizar trabalhos contratados a profissionais ou empresas de arquitetura.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Biblioteconomia

  • Planejar, organizar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de pesquisa, estudo, seleção, aquisição, descarte, catalogação, classificação e indexação de livros, periódicos, pareceres do Ministério Público, legislação e documentos normativos, bem como o armazenamento, preservação, conservação, recuperação, circulação e disseminação de informações técnicas, sociais e culturais de interesse do Ministério Público.
  • Atuar na elaboração e desenvolvimento de projetos. Disponibilizar e avaliar tecnologias e suportes de informação.
  • Planejar e manter bancos de dados.
  • Manter e atualizar instrumentos de controle de vocabulário para representação de assuntos nos bancos de dados institucionais.
  • Selecionar e promover a atualização, consolidação e respectiva publicação e indexação dos atos normativos de maior interesse e relevância.
  • Promover a criação, implementação e divulgação de produtos e serviços da área de competência.
  • Realizar levantamentos estatísticos das atividades desenvolvidas e estudos de uso dos produtos e serviços oferecidos, processando e analisando as informações obtidas com vistas a respaldar a avaliação do desempenho da unidade e tomadas de decisões.
  • Elaborar relatórios técnicos e emitir pareceres na área de competência.
  • Realizar estudos administrativos para dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das diversas unidades.
  • Promover intercâmbio e colaboração técnica com bibliotecas, centros culturais e demais entidades afins.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Ciências Contábeis

  • Organização e execução de serviços de contabilidade em geral:
    • realizar a contabilidade analítica e sintética da Instituição;
    • acompanhar a execução orçamentária, comparando as variações entre as operações previstas/autorizadas e as realizadas;
    • verificar a legalidade dos documentos geradores dos fatos contábeis;
    • exercer o controle contábil e a conciliação mensal das contas bancárias;
    • elaborar balancetes e demonstrativos mensais, nos termos da legislação vigente, bem como providenciar o controle do seu encaminhamento aos órgãos competentes.
  • Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações.
  • Revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, elaboração de pareceres técnicos e de relatórios técnicos ou gerenciais de natureza contábil, financeira e orçamentária.
  • Realizar outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade, que exijam formação de nível superior.
  • Proceder ao exame e análise de procedimentos internos que envolvam conhecimento de técnicas contábeis, estabelecendo as rotinas de trabalho a serem desenvolvidas na Instituição.
  • Exercer outras atribuições correlatas que lhe forem delegadas, nas quais se incluem a elaboração de planilhas eletrônicas, gerenciais ou de custos.
  • Conhecimentos de cálculos de INSS, IRRF e contribuições para o Instituto de Previdência dentre outros cálculos relativos a processamento de folha de pagamento.
  • Verificar a legalidade dos documentos geradores dos fatos contábeis.
  • Exercer atividades de natureza técnico-contábil.
  • Realizar a contabilidade analítica.
  • Proceder ao exame e à análise de procedimentos internos que envolvam conhecimento de técnicas de Contabilidade, operando as rotinas de trabalho desenvolvidas.
  • Proceder ao exame e à análise de pareceres, perícias, laudos e outras peças que envolvam conhecimento de Contabilidade, emitindo laudo técnico sobre elas.
  • Auxiliar o membro do Ministério Público em procedimento cujo objeto envolva conhecimento de Contabilidade.
  • Realizar perícias técnicas, análise de livros fiscais, comerciais, contábeis e societários e registros das transações e documentos.
  • Realizar estudos, coleta de dados e pesquisas de natureza contábil.
  • Efetuar inspeção, indagação, investigação, arbitramento, mensuração e certificação.
  • Atuar em processos judiciais, quando indicado pelo membro do Ministério Público Estadual, bem como em projetos, convênios e programas de interesse deste, em conjunto com outras instituições.
  • Digitar e/ou datilografar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Design Gráfico

  • Criar, desenvolver e implantar projetos de design digital de interfaces voltadas para o cidadão, apoiando o desenvolvimento do sítio do Ministério Público e sua identidade visual.
  • Desenvolver peças gráficas e digitais em projetos de comunicação visual.
  • Criar sítios e aplicações para internet, intranet e extranet.
  • Desenvolver, manter e atualizar portal de acesso a serviços públicos eletrônicos, envolvendo as atividades de design, arquitetura de informação e comunicação com o usuário.
  • Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Engenharia Civil

  • Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executas pelo Ministério Público.
  • Elaborar orçamentos de obras.
  • Realizar vistorias e elaborar laudos técnicos de imóveis destinados ao Ministério Público.
  • Elaborar laudos de avaliação de imóveis de interesse do Ministério Público.
  • Planejar e programar a manutenção geral preventiva e corretiva dos prédios destinados ao Ministério Público.
  • Elaborar e/ou acompanhar projetos de instalações hidrossanitárias, de proteção e combate a incêndio, estrutural e levantamento topográfico.
  • Elaborar pareceres técnicos em processos licitatórios.
  • Proceder ao exame e à análise de laudos, perícias e outras peças que envolvam conhecimentos de Engenharia Civil, emitindo laudo técnico sobre os mesmos.
  • Acompanhar a realização de perícias pelos demais órgãos públicos, quando designado pelo Ministério Público.
  • Funcionar, quando designado, como assistente do Ministério Público, em procedimentos judiciais, observadas as formalidades legais.
  • Realizar perícias na área de meio ambiente relacionadas a obras de infra-estrutura e em outras áreas que envolvam conhecimentos de Engenharia Civil, emitindo laudo técnico, quando solicitado pelo Ministério Público.
  • Orientar o Membro do Ministério Público em procedimentos cujo objeto envolva conhecimentos de Engenharia Civil.
  • Redigir e digitar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Emitir parecer envolvendo sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pelo superior imediato.

Analista Engenharia de Segurança do Trabalho

  • Proceder a exame e análise de laudos, perícias e outras peças que envolvam conhecimentos de Engenharia de Segurança no Trabalho, emitindo laudo técnico sobre os mesmos.
  • Acompanhar realização de perícias pelos demais órgãos públicos, quando designado pelo Ministério Público.
  • Funcionar, quando designado, como assistente do Ministério Público, em procedimentos judiciais observadas as formalidades legais.
  • Realizar perícias na área de proteção ao meio ambiente relacionadas a poluentes atmosféricos, ruído ocupacional e ambiental (externo), calor, radiação em geral, pressões anormais e outros agentes e em outras áreas que envolvam conhecimento de Engenharia de Segurança do Trabalho, emitindo laudo técnico, quando solicitado pelo Ministério Público.
  • Realizar avaliação de riscos ambientais do trabalho, empregando conhecimento de Higiene Ocupacional; PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; Cadastro de Acidentes; Mapeamento de Riscos; Periculosidade e Insalubridade.
  • Realizar estudo do posto de trabalho empregando conhecimentos de Ergonomia e Arranjo Físico.
  • Empregar técnicas de análise de riscos, controle e prevenção de perdas, investigação e controle de acidentes. Apoiar a CIPA.
  • Empregar conhecimentos de Proteção e Combate a Incêndio e Pânico.
  • Sugerir medidas de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC). Trabalhar em prol da Segurança, Medicina e Saúde (SMS), prevenindo a instalação de doenças do trabalho.
  • Orientar membro do Ministério Público em procedimentos cujo objeto envolva conhecimentos de Engenharia de Segurança no Trabalho.
  • Digitar matéria relacionada à sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Engenharia Elétrica

  • Realizar atividades de acompanhamento de equipes em serviços na área de engenharia elétrica, bem como a manutenção de instalações prediais.
  • Planejamento e elaboração de projetos e especificações técnicas, assessoramento para contratação dos serviços, acompanhamento e fiscalização da execução de serviços relacionados à área de engenharia elétrica.
  • Realização de atividades de assessoramento aos Membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na forma de perícia técnica na área de engenharia elétrica, quando necessário.
  • Realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos de informática e Autocad.
  • Elaborar projetos de instalações elétricas, dimensionamento dos alimentadores de entrada, dimensionamento de subestações, dentro das normas 5410, NR-10 (segurança em instalação e serviços elétricos) e das normas de instalações elétricas das concessionárias de Minas Gerais ND 5.1, ND 5.2 e ND 5.3.
  • Elaborar projetos de cabeamento estruturado, telefonia, alarme e CFTV. (Equipamentos de
    rede e de comunicação de dados) (Topologias de rede) (Centrais telefônicas virtuais, redes telefônicas internas, centrais privadas de comutação telefônica).
  • Elaborar projetos de SPDA e Aterramento. (Normas 5419, 5410). (Sistemas de aterramento da rede elétrica, elementos de uma malha de aterramento, tipos de para raios, proteção contra contatos indiretos e sistemas de proteção contra transientes).
  • Elaborar projetos de Luminotécnica (Tipos de lâmpadas, reatores e ignitores, características das luminárias, cálculo do nível de iluminação); Utilizar o software autocad. Elaborar orçamento dos projetos elaborados.
  • Fiscalizar e gerenciar técnica e administrativamente as obras executadas pelo Ministério Público. Funcionar, quando designado, como assistente do Ministério Público, em procedimentos judiciais, observadas as formalidades legais. Emitir parecer envolvendo sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pelo superior imediato.

Analista Engenharia Mecânica

  • Proceder a exame e análise de laudos, perícias e outras peças que envolvam conhecimentos de Engenharia Mecânica, emitindo laudo técnico sobre os mesmos.
  • Funcionar, quando designado, como assistente do Ministério Público em procedimentos judiciais, observadas as formalidades legais.
  • Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de sistemas de climatização e especificação de equipamentos mecânicos e eletromecânicos como elevadores, bombas e portões automatizados, a serem instalados nas edificações destinadas ao MPMG.
  • Acompanhar manutenções de sistemas de climatização e especificação de equipamentos mecânicos e eletromecânicos como elevadores, bombas e portões automatizados, instalados nas edificações destinadas ao MPMG.
  • Fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos.
  • Prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação e orçamentos para execução de obras, prestação de serviços e aquisição de bens, relacionados com sua área de atuação.
  • Analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo MPMG.
  • Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico.
  • Participar de comissões e grupos de trabalho.
  • Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação.
  • Elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação.
  • Executar outras atividades afins identificadas pelo superior imediato.

Analista Estatística

  • Elaborar métodos de amostragem e de coleta de dados para pesquisas ou levantamentos estatísticos.
  • Planejar e executar investigações estatísticas.
  • Organizar e realizar análises descritivas e exploratórias de dados.
  • Auxiliar na definição de cruzamentos estatísticos de variáveis a partir de dados de pesquisas.
  • Participar das definições de soluções para diferentes problemas que envolvem tratamento estatístico, utilizando ferramentas estatísticas para apoiar o processo decisório e o aprimoramento organizacional.
  • Construir indicadores.
  • Proceder à associação e relação de causa e efeito entre variáveis socioeconômicas utilizando análise de correlação e regressão, bem como realizar análise de séries temporais.
  • Auxiliar na interpretação de dados estatísticos.
  • Atualizar bancos de dados estatísticos.
  • Elaborar e construir tabelas e gráficos com base nas normas da ABNT e IBGE.
  • Emitir pareceres no campo da estatística.
  • Processar as contratações de bens e serviços, no âmbito da PGJ, elaborando processo de compras/serviços de todas as solicitações recebidas, para avaliação da Administração Superior.
  • Distribuição e controle de todo material permanente da PGJ, promovendo o atendimento às solicitações de bens permanentes, com o consequente controle de todas as transferências efetuadas.
  • Prever e prover os materiais de consumo necessários à operacionalização dos serviços da PGJ, atendendo as solicitações de material de consumo.
  • Funcionar com assistente em processos judiciais.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Fisioterapia

  • Realizar atendimento integrado com equipe multiprofissional.
  • Atuar em fisioterapia na área de saúde ocupacional, incluindo avaliações e intervenções ergonômicas e prática de ginástica laboral.
  • Realizar avaliações fisioterápicas, prescrevendo e realizando conduta terapêutica apropriada.
  • Realizar perícias na área de atenção a crianças, idosos, pessoas com deficiência, em instituições e em outras áreas que envolvam conhecimentos de Fisioterapia, emitindo laudo técnico, quando solicitado pelo Ministério Público.
  • Digitar e/ou datilografar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Funcionar como assistente em processos judiciais.
  • Orientar Membros do Ministério Público em questões que envolvam matéria de sua competência.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista História

  • Elaborar relatórios técnicos e emitir pareceres na área de competência.
  • Executar serviços de natureza técnico-administrativa determinados pelo superior imediato.
  • Realizar vistorias e emitir laudos técnicos na área de sua especialidade.
  • Elaborar roteiros, estudos e emitir pareceres na área de sua especialidade.
  • Prestar assessoramento técnico em sede de processos judiciais ou procedimentos administrativos.
  • Colaborar no planejamento das atividades de gerenciamento da informação institucional.
  • Colaborar no planejamento e organização dos serviços de documentação e arquivo.
  • Atuar na equipe de elaboração de planos de trabalho e projetos.
  • Participar do desenvolvimento de sistemas de informação documental.
  • Contribuir para a disseminação dos procedimentos arquivísticos nas diversas unidades da Instituição.
  • Realizar pesquisas bibliográficas e documentais para subsidiar a execução das atividades.
  • Integrar grupos de trabalho para promoção de ações relativas ao serviço de referência e difusão da informação.
  • Realizar levantamentos estatísticos das atividades desenvolvidas e estudos de uso dos produtos e serviços oferecidos, processando e analisando as informações obtidas com vistas a respaldar a avaliação do desempenho da unidade e tomadas de decisões.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pela chefia imediata.

Analista Jornalismo

  • Redigir matérias – texto informativo, notas, artigos e sugestões de pauta para a imprensa sobre temas relacionados ao Ministério Público.
  • Organizar e conduzir entrevistas individuais e coletivas.
  • Preparar e atualizar conjunto de material informativo para a imprensa e para esclarecimento da sociedade em geral.
  • Fazer contato com jornalistas para prestar ou complementar informações.
  • Identificar temas e fatos que possam ser de interesse jornalístico, com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade.
  • Elaborar o jornal interno da Instituição.
  • Controlar a veiculação do clipping eletrônico diário na Intranet do Ministério Público.
  • Fazer a cobertura jornalística de eventos, decisões e fatos relevantes do Ministério Público.
  • Apoiar os membros do Ministério Público prestando informações e orientações sobre o relacionamento com os meios de comunicação.
  • Elaborar e implementar o conteúdo da mídia eletrônica.
  • Participar do planejamento, elaboração e distribuição de folderes, folhetos e jornais sobre o Ministério Público.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pela chefia imediata.

Analista Letras

  • Realizar trabalhos de conferência e correção em textos destinados à impressão, em confronto com os respectivos originais.
  • Exercer atividades relacionadas com a composição, conferência e revisão de textos, especialmente de pareceres de Membros do Ministério Público e atos processuais e administrativos, retificando os erros porventura identificados.
  • Localizar e corrigir, nos textos a serem publicados, enganos de transcrição, erros tipográficos, ortográficos e outras divergências acaso existentes, assinalando-os com símbolos convencionais de revisão gráfica.
  • Minutar informações, avisos, editais, atos, ofícios, exposições de motivos, projetos, relatórios, ordens de serviço, portarias, resoluções e outros expedientes relacionados com assuntos administrativos ou judiciários, quando determinado pela chefia imediata.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pela chefia imediata.

Analista Medicina Cardiologia

  • Realizar atendimento médico ambulatorial e emergencial.
  • Participar de exame admissional, demissional, periódico e de mudança de função.
  • Realizar inspeção de saúde para concessão de licença para tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, readaptação e outros, emitindo laudo médico e pareceres.
  • Participar de perícias médicas, com emissão de laudo técnico.
  • Participar de atividades relacionadas à prevenção de doenças e à promoção e preservação da saúde, integrado com a equipe multiprofissional.
  • Participar de programas de controle médico e saúde ocupacional (PCMSO), integrado com a equipe multiprofissional.
  • Funcionar como assistente em processo judicial.
  • Digitar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pelo superior imediato.

Analista Medicina Clínica Médica

  • Realizar atendimento médico ambulatorial e emergencial.
  • Participar de exame admissional, demissional, periódico e de mudança de função.
  • Realizar inspeção de saúde para concessão de licença para tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, readaptação e outros, emitindo laudo médico e pareceres.
  • Participar de perícias médicas, com emissão de laudo técnico.
  • Participar de atividades relacionadas à prevenção de doenças e à promoção e preservação da saúde, integrado com a equipe multiprofissional.
  • Participar de programas de controle médico e saúde ocupacional (PCMSO), integrado com a equipe multiprofissional.
  • Funcionar como assistente em processo judicial.
  • Digitar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pelo superior imediato

Analista Medicina do Trabalho

  • Realizar atendimento médico assistencial e emergencial.
  • Participar de perícias médicas, com emissão de laudo técnico.
  • Realizar exames admissional, demissional, periódico e de mudança de função.
  • Realizar inspeção de saúde para concessão de licença para tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, readaptação e outros, emitindo laudo médico e pareceres.
  • Promover programas de controle médico e saúde ocupacional (PCMSO), integrado com a equipe multiprofissional.
  • Avaliar questões relacionadas ao ambiente e à segurança do trabalho, à ergonomia e à saúde ocupacional.
  • Atuar visando à prevenção de doenças e à promoção e preservação da saúde, conhecendo, para tanto, os ambientes e condições de trabalho dos Membros e servidores do MP.
  • Avaliar as condições de saúde dos integrantes da Instituição para determinadas funções e/ou ambientes, indicando sua alocação para trabalhos compatíveis com as suas condições de saúde, orientando-o, se necessário, no processo de adaptação.
  • Comunicar, formalmente, o superior competente quando houver suspeita ou comprovação de transtornos da saúde atribuíveis ao trabalho, bem como recomendar ao superior a adoção dos procedimentos cabíveis, independentemente da necessidade de afastar o servidor do trabalho.
  • Compatibilizar a aptidão do candidato, no exame admissional, do ponto de vista médico com o local de trabalho, e com as atribuições pertinentes ao cargo.
  • Funcionar como assistente em processos judiciais.
  • Digitar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pelo superior imediato.

Analista Medicina Psiquiatria

  • Realizar atendimento médico psiquiátrico assistencial.
  • Participar de perícias médicas, com emissão de laudo técnico.
  • Participar de exame admissional, demissional, periódico e de mudança de função.
  • Realizar inspeção de saúde para concessão de licença para tratamento de saúde, aposentadoria por invalidez, readaptação e outros, emitindo laudo médico e pareceres.
  • Participar de programas de controle médico e saúde ocupacional (PCMSO), integrado com a equipe multiprofissional.
  • Participar de campanhas de prevenção de doenças e promoção e preservação da saúde físico-mental com a equipe multiprofissional.
  • Integrar comissão de exame psicotécnico.
  • Funcionar como assistente em processos judiciais.
  • Digitar matéria relacionada a sua área de atuação.
  • Desenvolver outras atividades afins, determinadas pelo superior imediato.

Analista Pedagogia

  • Auxiliar na promoção da convivência familiar e comunitária.
  • Fiscalizar e acompanhar das medidas socioeducativas.
  • Trabalhar na erradicação do trabalho infantil, combate à violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
  • Fiscalizar e propor programas de inclusão e permanência de crianças e adolescentes na escola.
  • Fiscalização de abrigos.
  • Estudo de casos de crianças e adolescentes.
  • Participação nas reuniões dos CMDC’AS.
  • Articulação com a rede de atenção à criança e ao adolescente, junto às entidades governamentais e não-governamentais.
  • Acompanhamento das políticas e programas destinados à promoção da adoção de crianças e adolescentes sem possibilidade de retorno familiar.
  • Acompanhamento e fiscalização, juntamente com os demais técnicos dos Centros de Apoio, das políticas públicas de proteção necessárias para assegurar a convivência familiar e comunitária.
  • Levantamento diagnóstico e tratamento das infrações cometidas por adolescentes por região.
  • Participação e organização de fóruns regionais.
  • Orientação e capacitação dos técnicos e oficiais das comarcas.
  • Acompanhamento de programas.
  • Fiscalização das verbas públicas e verbas do FIA, PETI, SENTINELA etc destinadas à infância e juventude.
  • Demais atribuições exigidas pelas particularidades da região a ser atendida.
  • Elaborar, acompanhar e avaliar projetos de treinamento.
  • Elaborar projetos e programas de especialização e de ensino superior.
  • Interpretar leis relativas aos cursos de especialização, ensino superior, mestrado e doutorado.
  • Coordenar equipes multidisciplinares de ensino superior, especialização, mestrado e doutorado.
  • Emitir pareceres.
  • Funcionar como assistente em processos judiciais.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Psicologia

  • Elaborar, pesquisar e aplicar técnicas de dinâmicas de grupo direcionadas ao treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • Executar o programa de integração e ambientação dos servidores recém-admitidos.
  • Diagnosticar as necessidades de treinamento e desenvolvimento de servidores.
  • Analisar as informações sobre treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • Participar da logística necessária para realização de eventos de treinamento, desenvolvimento de pessoal e afins, bem como oferecer o apoio necessário para a sua realização.
  • Assessorar, quando necessário, as diversas áreas da Instituição nas decisões e ações pertinentes à gestão de pessoas: lotação, remanejamentos e promoções.
  • Apoiar a chefia em assuntos relacionados a sua área de atuação, apresentando propostas de ações e procedimentos a serem adotados.
  • Analisar os processos e metodologias inerentes a sua área de atuação, propondo e implantando melhorias para maximização dos resultados.
  • Realizar, quando designado, testes, entrevistas e estudos psicológicos nos casos que lhe forem apresentados.
  • Realizar perícias, emitindo laudo técnico, quando solicitado pelo Ministério Público.
  • Fazer acompanhamento psicológico de membros e servidores.
  • Orientar e acompanhar o ajustamento de membros e servidores.
  • Fazer diagnóstico psicológico de membros e servidores.
  • Planejar, participar e proceder a treinamentos e dinâmicas visando ao aprimoramento profissional e à saúde mental dos membros e servidores na capital e comarcas do interior.
  • Elaborar correspondências e controles, digitar textos e organizar material necessário à rotina de sua área.
  • Auxiliar na promoção da convivência familiar e comunitária.
  • Fiscalizar e acompanhar medidas socioeducativas.
  • Trabalhar na erradicação do trabalho infantil, combate à violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
  • Fiscalizar e propor programas de inclusão e permanência de crianças e adolescentes na escola.
  • Fiscalização de abrigos.
  • Estudo de casos de crianças e adolescentes.
  • Participação nas reuniões dos CMDC’AS.
  • Articulação com a rede de atenção à criança e ao adolescente, junto às entidades governamentais e não-governamentais.
  • Acompanhamento das políticas e programas destinados à promoção da adoção de crianças e adolescentes sem possibilidade de retorno familiar.
  • Acompanhamento e fiscalização, juntamente com os demais técnicos dos Centros de Apoio, das
    políticas públicas de proteção necessárias para assegurar a convivência familiar e comunitária.
  • Levantamento diagnóstico e tratamento das infrações cometidas por adolescentes por região.
  • Emitir parecer.
  • Funcionar como assistente em processos judiciais.
  • Desenvolver outras atividades afins identificadas pela chefia imediata.

Analista Relações Públicas

  • Planejar, executar e avaliar as atividades de relações públicas no âmbito do Ministério Público.
  • Atender, assessorar e apoiar os órgãos de execução e administrativos, nos assuntos relativos às relações públicas e cerimonial.
  • Manter atualizado banco de dados oficial e de outros segmentos de interesse da área de Relações Públicas e Cerimonial.
  • Coordenar a expedição de correspondência, mensagens sociais e acompanhamento de calendário comemorativo.
  • Manter cadastro de informações sobre o Ministério Público, tais como datas, atos históricos, principais medalhas recebidas pelos Membros da instituição e medalhas concedidas.
  • Executar os programas de comunicação interna da instituição.
  • Desenvolver outras atividades afins determinadas pelo superior imediato.

Analista Serviço Social

  • Realizar o acompanhamento pessoal de funcionários que apresentam problemas de ordem social e diagnosticar situações sociais, bem como daqueles licenciados por motivo de saúde.
  • Relatar e diagnosticar situações sociais que interferem no desempenho do servidor ou grupo de servidores.
  • Propor soluções para os casos diagnosticados.
  • Desenvolver, em conjunto com profissionais das áreas médico-odontológica, psicológica e outras, estudo e acompanhamento de casos sociais.
  • Realizar em conjunto projetos socioeducativos.
  • Projetar e executar pesquisas sobre a realidade social da instituição para subsidiar ações profissionais na sua área de atuação.
  • Elaborar relatórios técnicos e sistematizados, através de dados estatísticos, das atividades do Serviço Social.
  • Apoiar a chefia em assuntos relacionados a sua área de atuação, apresentando propostas de ações e procedimentos a serem adotados.
  • Analisar os processos e metodologias inerentes a sua área de atuação, propondo e implantando melhorias para maximização dos resultados.
  • Planejar, participar e proceder treinamentos e dinâmicas visando ao aprimoramento profissional e à saúde mental dos Membros e servidores na capital e comarcas do interior.
  • Elaborar correspondências e controles, digitar textos e organizar material necessário à rotina de sua área.
  • Promoção da convivência familiar e comunitária.
  • Fiscalização e acompanhamento das medidas socioeducativas.
  • Fiscalização de abrigos.
  • Estudo de casos de crianças e adolescentes.
  • Participação nas reuniões dos CMDC’AS.
  • Articulação com a rede de atenção à criança e ao adolescente, junto às entidades governamentais e não-governamentais.
  • Acompanhamento das políticas e programas destinados à promoção da adoção de crianças e adolescentes sem possibilidade de retorno familiar.
  • Acompanhamento e fiscalização juntamente com os demais técnicos dos Centros de Apoio, das políticas públicas de proteção necessárias para assegurar a convivência familiar e comunitária.
  • Levantamento diagnóstico e tratamento das infrações cometidas por adolescentes por região.
  • Participação e organização de fóruns regionais.
  • Orientação e capacitação dos técnicos e oficiais das comarcas.
  • Acompanhamento de programas.
  • Fiscalização das verbas públicas e verbas do FIA, PETI, SENTINELA etc destinadas à infância e juventude.
  • Demais atribuições exigidas pelas particularidades da região a ser atendida.
  • Emitir parecer.
  • Funcionar como assistente em processos judiciais.
  • Desenvolver outras atividades afins identificadas pela chefia imediata.

Analista Análise de Negócio TI

  • Atuar em atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, a implantação, racionalização e redesenho de processos e a integração entre sistemas, com utilização de alta tecnologia.
  • Analisar as demandas e necessidades dos usuários/clientes de TI e realizar o levantamento de requisitos, sejam eles funcionais ou não-funcionais, e a especificação de projetos de TI, mapeando e definindo o escopo de processos das áreas de negócios.
  • Elaborar a documentação técnica de especificação de requisitos de softwares e status report para gestão de projetos e/ou produtos de TI.
  • Realizar a governança de TI.
  • Propor priorização de projetos de TI e gerenciar as equipes e os projetos sob a sua responsabilidade.
  • Elaborar relatórios e prestar contas às instâncias superiores.
  • Desenvolver novas estratégias junto a outros gestores do MPMG.
  • Analisar e implementar novas tecnologias.
  • Promover a segurança de informações.
  • Entender as tarefas envolvidas no processo do negócio para apoiar, orientar e organizar as soluções de tecnologia.
  • Compreender as necessidades do usuário com intuito de auxiliá-lo em suas demandas de tecnologia.
  • Facilitar a tomada de decisões das áreas correlatas e órgãos superiores por meio do uso da tecnologia.
  • Analisar e documentar as necessidades do negócio.
  • Coordenar a validação e verificação das necessidades do negócio.
  • Gerenciar as mudanças nas necessidades do negócio.
  • Apoiar a análise e levantamento de requisitos quando da construção da solução de tecnologia.
  • Elaborar documentação técnica relativa aos procedimentos e controles dentro da sua área de atuação.
  • Elaborar especificações técnicas, termos técnicos de referência, estudos técnicos preliminares de contratações, mapeamento de riscos, entre outras documentações que se façam necessárias, no âmbito da área de atuação.
  • Emitir pareceres técnicos.
  • Gerenciar e fiscalizar contratos sob a sua responsabilidade.
  • Desenvolver outras atividades afins.

Analista Gestão de Projetos TI

  • Atuar em atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, a implantação, racionalização e redesenho de processos e o desenvolvimento e integração de sistemas, com utilização de alta tecnologia.
  • Realizar a governança de TI.
  • Propor priorização de projetos de TI e gerenciar as equipes e os projetos sob a sua responsabilidade.
  • Elaborar relatórios e prestar contas.
  • Desenvolver novas estratégias junto a outros gestores do MPMG.
  • Analisar e implementar novas tecnologias.
  • Promover a segurança de informações.
  • Elaborar termos técnicos de referência.
  • Gerenciar e fiscalizar contratos sob a sua responsabilidade.
  • Desenvolver outras atividades afins.

Analista Infraestrutura TI

  • Atuar em atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, a implantação, racionalização e redesenho de processos e a integração entre sistemas, com utilização de alta tecnologia.
  • Realizar a governança de TI.
  • Propor instâncias superiores.
  • Desenvolver novas estratégias junto a outros gestores do MPMG.
  • Analisar e implementar novas tecnologias.
  • Promover a segurança de informações.
  • Elaborar documentação técnica relativa aos procedimentos e controles dentro da área de atuação.
  • Elaborar especificações técnicas, termos técnicos de referência, estudos técnicos preliminares de contratações, mapeamento de riscos, entre outras documentações que se façam necessárias, no âmbito da área de atuação.
  • Emitir pareceres técnicos.
  • Gerenciar e fiscalizar contratos sob a sua responsabilidade.
  • Planejar, projetar e instalar redes de transmissão de dados que suportem sistemas de processamento de dados.
  • Definir e documentar as configurações adequadas à infraestrutura necessária para os serviços em desenvolvimento, homologação e em produção, incluindo suas modificações e evoluções.
  • Analisar a utilização de redes de comunicação em uso ou planejadas e desenvolver estudos para melhorar o seu desempenho.
  • Planejar topologias de rede, aquisição, instalação e manutenção de software e equipamentos de telecomunicação.
  • Manter em perfeito funcionamento sistemas de segurança de acesso.
  • Analisar, configurar, instalar e manter programas e sistemas operacionais, gerenciar contas e discos, acompanhar a evolução de software, analisando o seu impacto nos sistemas, projetos, padrões e procedimentos existentes.
  • Instalar e manter a comunicação digital, incluindo o acesso à Internet, Intranet, correio eletrônico, comunicação de voz e vídeo, implementando mecanismos que garantam sua correta utilização.
  • Promover a resolução de problemas da instalação e de suporte às demandas de usuários que envolvam aspectos de configuração e administração dos servidores.
  • Pesquisar, definir e operacionalizar sistemas de segurança, com o objetivo de preservar a integridade e o sigilo das informações armazenadas nos servidores.
  • Efetuar a atualização dos softwares.
  • Realizar o monitoramento, auditoria e manutenção da rede de computadores.
  • Realizar, validar, armazenar e restaurar cópias de segurança das informações contidas nos sistemas.
  • Administrar as licenças de software em uso.
  • Pesquisar e avaliar novas tecnologias, de forma a aprimorar os recursos tecnológicos utilizados.
  • Promover o assessoramento na especificação de equipamentos relacionados à rede a serem adquiridos.
  • Orientar na elaboração de projetos de cabeamentos lógico e elétrico, bem como realizar testes de conectividade em redes locais.
  • Prestar suporte técnico a usuários e desenvolvedores.
  • Atuar no gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação segundo preceitos do ITIL.
  • Auxiliar, quando necessário, em perícias e processos judiciais.
  • Desenvolver outras atividades afins.

Analista Segurança TI

  • Atuar em atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, a implantação, racionalização e redesenho de processos e a integração entre sistemas, com utilização de alta tecnologia.
  • Realizar a governança de TI.
  • Propor priorização de projetos de TI e gerenciar as equipes e os projetos sob a sua responsabilidade.
  • Elaborar relatórios e prestar contas às instâncias superiores.
  • Desenvolver novas estratégias junto a outros gestores do MPMG.
  • Analisar e implementar novas tecnologias.
  • Promover a segurança de informações.
  • Gerenciar e fiscalizar contratos sob a sua responsabilidade.
  • Conhecer e saber aplicar a gestão de riscos (ISO 31000), a gestão de continuidade de negócios (ISO 22301), as políticas de segurança de informação, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados.
  • Orientar e documentar as configurações adequadas à segurança necessária para os serviços em desenvolvimento, homologação e produção, incluindo suas modificações e evoluções.
  • Conduzir a análise e monitoramento das redes de comunicação em uso ou planejadas e desenvolver estudos para aprimorar sua segurança.
  • Orientar com as melhores práticas a implementação de sistemas de segurança de acesso.
  • Elaborar documentação técnica relativa aos procedimentos e controles de segurança da informação.
  • Elaborar especificações técnicas, termos técnicos de referência, estudos técnicos preliminares de contratações, mapeamento de riscos, entre outras documentações que se façam necessárias, no âmbito da área de atuação.
  • Emitir pareceres técnicos.
  • Atuar no gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação segundo preceitos do ITIL.
  • Auxiliar, quando necessário, em perícias e processos judiciais.
  • Definir e implementar, juntamente com as demais áreas técnicas correlatas, sistemas de detecção de ameaças e vulnerabilidades em serviços de TI que comprometam a informação corporativa.
  • Identificar e definir os objetivos de proteção à informação.
  • Orientar e definir as políticas de segurança da informação (juntamente com as partes interessadas, tais como administração superior e áreas técnicas correlatas).
  • Implementar normas e procedimentos aderentes à(s) política(s) de segurança.
  • Realizar procedimentos de auditoria e controle de processos para identificar se estão adequados às medidas e políticas de segurança da informação.
  • Fazer o alinhamento das políticas de segurança de TI às políticas institucionais.
  • Garantir a implementação de medidas que protejam a informação, minimizando os riscos de segurança a um nível aceitável.
  • Definir, monitorar e reportar as métricas de segurança da informação.
  • Realizar testes de invasão.
  • Desenvolver outras atividades afins.

Analista Suporte TI

  • Atuar em atividades da área de Tecnologia da Informação, envolvendo a elaboração de projetos, a implantação, racionalização e redesenho de processos e a integração entre sistemas, com utilização de alta tecnologia.
  • Realizar a governança de TI.
  • Propor priorização de projetos de TI e gerenciar as equipes e os projetos sob a sua responsabilidade.
  • Elaborar relatórios e prestar contas às instâncias superiores.
  • Desenvolver novas estratégias junto a outros gestores do MPMG.
  • Analisar e implementar novas tecnologias.
  • Promover a segurança de informações.
  • Elaborar documentação técnica relativa aos procedimentos e controles dentro da área de atuação.
  • Elaborar especificações técnicas, termos técnicos de referência, estudos técnicos preliminares de contratações, mapeamento de riscos, entre outras documentações que se façam necessárias, no âmbito da área de atuação.
  • Emitir pareceres técnicos.
  • Gerenciar e fiscalizar contratos sob a sua responsabilidade.
  • Conhecer e saber aplicar a gestão de riscos (ISO 31000), a gestão de continuidade de negócios (ISO 22301), as políticas de segurança de informação, a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados.
  • Implantar, configurar e gerenciar sistemas operacionais, softwares e equipamentos de TI.
  • Avaliar a qualidade e validação de hardware e software.
  • Planejar e gerir os processos baseados no Framework ITIL.
  • Elaborar orçamentos, cronogramas e análise de viabilidade técnica e econômica para contratação de novos serviços ou aquisição de novos produtos de tecnologia da informação.
  • Desenvolver outras atividades afins.

Evolução funcional do concurso MP MG

Os futuros servidores do Ministério Público de Minas Gerais estarão sob a Resolução PGJ Nº 50, de 24 de setembro de 2009 que regulamenta o Plano de Carreira no órgão.

No MP MG é possível progredir na carreira, com o aumento da remuneração. O crescimento é de um padrão de vencimento e o servidor deverá atender aos seguintes requisitos:

  • ter estado em efetivo exercício no cargo;
  • não ter sofrido punição de natureza disciplinar decorrente de decisão administrativa definitiva;
  • não ter mais de três faltas não justificadas;
  • ter alcançado o mínimo de 70% (setenta por cento) do total de pontos na última avaliação de desempenho individual.

A progressão na carreira se dá conforme o quadro a seguir:

AGENTE DO MP Jornada de 30 horas Jornada de 35 horas Promoção vertical Promoção vertical
Classe Padrão Padrão 35 horas 30 horas
E MP-26 ao MP-36 MP-21 ao MP-30 _____ _____
D MP-37 ao MP-50 MP-31 ao MP-44 MP-34 MP-28
C MP-51 ao MP-66 MP-45 ao MP-60 MP-48 MP-42
B MP-67 ao MP-85 MP-61 ao MP-79 MP-63 MP-57
A MP-86 ao MP-98 MP-80 ao MP-92 MP-82 MP-76
OFICIAL DO MP
Classe Padrão Padrão 35 horas 30 horas
D MP-34 ao MP-50 MP-28 ao MP-44 _____ _____
C MP-51 ao MP-66 MP-45 ao MP-60 MP-48 MP-42
B MP-67 ao MP-85 MP-61 ao MP-79 MP-63 MP-57
A MP-86 ao MP-98 MP-80 ao MP-92 MP-82 MP-76
ANALISTA DO MP 
Classe Padrão Padrão 35 horas 30 horas
C MP-48 ao MP-66 MP-42 ao MP-60 _____ _____
B MP-67 ao MP-85 MP-61 ao MP-79 MP-63 MP-57
A MP-86 ao MP-98 MP-80 ao MP-92 MP-82 MP-76

Resumo do concurso MP MG

  •     Banca: Consulplan
  •     Inscrições: 16h 01/11 a 05/12/22
  •     Cargos: diversos
  •     Nível: médio e superior
  •     Vagas: x + CR
  •     Salário: até R$ 8,1 mil
  •     Prova: 15/01/23

Estude para o concurso MP MG

Para conquistar uma das futuras vagas no MP MG, você precisa de um bom curso para concurso.  Deixe as apostilas de lado e aprenda com videoaulas! Aqui no Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, com o curso para concurso MP MG  você saberá o que estudar e aprenderá os temas propostos pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Videoaulas de Língua Portuguesa para concursos

A disciplina de Língua Portuguesa está presente no conteúdo programático. Então, que tal assistir a uma playlist com videoaulas grátis que apresentam alguns dos temas que certamente terão questões cobradas na prova?

Videoaulas de Direito para concursos

No programa “Direito Que Cai na Prova” a Prof.ª Daiane Soares traz dicas fundamentais sobre leis e direito, que podem aparecer nas próximas provas! Confira abaixo:

Videoaulas de Atualidades para concursos

Para ajudar na prova discursiva (redação), sugerimos o programa Notícias da Semana: toda segunda-feira a Prof.ª Cleuza Cecato comenta os principais fatos do Brasil e do mundo, e explica como eles podem aparecer nas questões de prova. Assista:

Materiais gratuitos para o concurso MP MG

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com o que cai na prova do concurso. Você verá quais são os temas mais cobrados e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Em especial, para este concurso, separamos abaixo os seguintes conteúdos:

  • O que cai na prova: nos temas mais cobrados, após uma minuciosa análise da banca e também com base no edital e nas estatísticas de incidência de questões, você ficará por dentro dos principais assuntos a serem cobrados em cada disciplina.
  • Edital verticalizado: o documento traz a relação das disciplinas cobradas no conteúdo programático e seus referidos assuntos, de forma ordenada.

Materiais grátis concurso MP MG

Simulados do concurso MP MG

E por fim, o simulado traz questões sobre os conteúdos mais relevantes que estarão presentes na sua prova.

Simulados Express

Questões MP MG

Estudar resolvendo questões é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento ao mesmo tempo em que revisa os conteúdos já aprendidos. A prática ainda te possibilita simular um dia de prova e ajuda a manter os níveis de ansiedade sob controle. Pensando nisso, o Aprova também separou um link com as questões anteriores já aplicadas em provas do MP MG.

Questões concurso MP MG 

Concurso MP MG para Promotor

Em meados de 2021, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MP MG ofereceu 60 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, sendo:

42 (quarenta e duas) vagas destinadas à ampla concorrência;
06 (seis) vagas reservadas aos candidatos com deficiência;
12 (doze) vagas reservadas aos candidatos negros.

A remuneração inicial para o cargo foi de R$ 30.404,42, em valores brutos.

As inscrições deviam ser efetivadas, exclusivamente, no portal da Gestão de Concursos da Fundep, no período de 28 de maio a 26 de junho de 2021. O valor da taxa de inscrição era de R$ 304,00.

Requisitos e atribuições do cargo

De acordo com o edital, para participar, os candidatos deveriam seguir a lista de requisitos abaixo:

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou português amparado pela reciprocidade de direitos consignada na legislação específica, preenchidos os requisitos do art. 15 do Tratado da Amizade, promulgado pelo Decreto n. 3.927/2001.
  • ter concluído curso de bacharelado em Direito;
  • possuir, no ato da inscrição definitiva, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso de bacharelado em Direito;
  • estar quite com o serviço militar e obrigações eleitorais;
  • estar no exercício dos direitos políticos;
  • apresentar comprovada idoneidade moral, no âmbito pessoal, profissional e familiar;
  • ser detentor de aptidão física e mental para o exercício do cargo, comprovada por laudo médico oficial;

Já com relação as atribuições do cargo de Promotor de Justiça Substituto, elas podem ser consultadas nas Leis Complementares Estaduais nº 34, de 12 de setembro de 1994, e nº 61, de 12 de julho de 2001, bem como na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, na Constituição do Estado de Minas Gerais e em outros diplomas legais.

Tabela de remuneração MP MG para Promotores

Conforme divulgado no site do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a remuneração líquida dos dos Promotores Substitutos acontece conforme a tabela abaixo:

tabela remuneração mp mg

Avaliação dos candidatos no concurso MP MG 2021

Para conquistar uma vaga no concurso MP MG, os participantes precisaram concluir 5 etapas de avaliação:

  • 1ª etapa – Prova Preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa – Provas Especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3ª etapa – Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
  • 4ª etapa – Provas Orais, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 5ª etapa – Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Prova preambular MP MG

A prova preambular foi aplicada no dia 1º de agosto de 2021, de 9h às 13h.

Ela era composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha ou do tipo certo ou errado. A cada questão correta seria atribuído 0,5 (meio) ponto. Eram 20 questões para cada Grupo Temático, conforme:

Grupo Temático I – 20 questões

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Eleitoral
  • Direito Tributário e Financeiro
  • Teoria Geral do Ministério Público

Grupo Temático II – 20 questões

  • Direito Penal e Criminologia
  • Direito Processual Penal

Grupo Temático III – 20 questões

  • Direito Civil
  • Direito Processual Civil

Grupo Temático IV – 20 questões

  • Direito Material Coletivo
  • Direito Processual Coletivo

Provas especializadas MP MG

As provas escritas especializadas aconteceram nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

A segunda etapa do concurso seria composta de 4 provas escritas especializadas, podendo haver, a critério da Comissão do Concurso, consulta à legislação desacompanhada de anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial.

As provas escritas especializadas, envolvendo temas jurídicos relacionados aos Grupos Temáticos I, II, III e IV, consistiram em:

  • na elaboração de peça processual ou dissertação sobre tema abrangido pelo programa, valendo 4 (quatro) pontos;
  • na redação de 3 (três) questões dissertativas, valendo 2 (dois) pontos cada.

Resumo do concurso MP MG para Promotor

  • Banca: Gestão de Concursos da Fundep
  • Inscrições: 28/05 a 26/06
  • Cargos: Promotor de Justiça Substituto
  • Níveis: Superior
  • Vagas: 60
  • Remuneração: R$ 30.404,42
  • Prova: 01/08/21

Último concurso MP MG

O último concurso do MP MG aconteceu em 2012, com organização feita pelo próprio órgão. Foram oferecidas 54 vagas de níveis Médio e Superior, além da formação de cadastro de reserva.

A distribuição de vagas foi de 33 oportunidades para Oficial de Serviços Diversos e 21 para cargos de nível superior, que englobou as áreas como Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Jornalismo, Geologia, História, Letras, Medicina do Trabalho e Pedagogia.

Ao fim do certame, foram nomeados 824 servidores, sendo 382 para Oficial do MP – Serviços Diretos e 442 para Analista do MP – nas diversas especialidades.

Já o último concurso para Promotor de Justiça Substituto aconteceu em 2018 e ofertou 40 vagas imediatas. Ao todo, 57 candidatos foram aprovados e empossados.

Sobre o MP MG

O Ministério Público é uma instituição responsável pela defesa de direitos dos cidadãos e dos interesses da sociedade. A finalidade de sua existência se concentra em três pilares: na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Para tanto, possui autonomia funcional, administrativa e financeira, não fazendo parte nem estando subordinado aos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

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