Concurso Eletrobras: inscrições abertas com 137 vagas

Atualizado em 03/03/2022 às 08:55

Com 137 vagas, o edital do Concurso Eletrobras 2022 foi divulgado. As oportunidades são para contratação e formação de cadastro de reserva, para os cargos de Profissional de Nível Superior e de Profissional de Nível Médio.

Concurso Eletrobras 2022

Tudo sobre o Concurso Eletrobras

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso Eletrobras 2022. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na SED MS, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

Estude para o concurso SED MS

Para mais informações, ligue: 0800 727 6282

Table of Contents

Tudo sobre o concurso da Eletrobras

O concurso Eletrobras 2022 acaba de ser aberto, a oferta é de 137 vagas para cargos de nível médio e superior. Os profissionais selecionados serão contratos sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. A distribuição de vagas foi feita conforme quadro abaixo:

Inscrições para o Concurso Eletrobras

As inscrições para o Concurso Eletrobras podem ser realizadas através do site da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio.
O prazo inicia no dia 25 de fevereiro e vai até 21 de março.
Após efetuar o cadastro, o candidato deve pagar uma taxa de inscrição, no valor de R$100 (nível médio/técnico) ou R$150 (nível superior).

Etapas do concurso Eletrobras

Todos os candidatos serão avaliados através de uma prova objetiva, que será realizada no dia 15/05.
Para os candidatos ao cargo de Especialista em Segurança de Área Protegida de Nuclear, haverá uma etapa de Avaliação Física, de caráter eliminatório.

Cargos de nível médio operacional:

  • Conhecimentos Básicos:
    Língua Portuguesa I: 15 questões
    Língua Inglesa I: 10 questões
  • Conhecimentos Específicos: 25 questões de conhecimentos relacionados ao cargo/formação.

Cargos de nível superior:

  • Conhecimentos Básicos:
    Língua Portuguesa I: 15 questões
    Língua Inglesa I: 10 questões
  • Conhecimentos Específicos: 35 questões de conhecimentos relacionados ao cargo/formação.

Requisitos e Atribuições

Cargos de nível médio/técnico

Especialista em Proteção Radiológica

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletrônica ou Eletromecânica ou Eletrotécnica ou Mecânica ou Química.

Atribuições: Realizar levantamentos radiométricos em áreas da Central Nuclear; promover a descontaminação de pessoal, monitorar materiais, ferramentas e o manuseio de fontes radioativas; coletar e analisar amostras radioativas; controlar os rejeitos radioativos; realizar o controle de dose e acesso de pessoal a Áreas Controladas; elaborar procedimentos; testar e operar instrumentos de medição de radioatividade e desempenhar tarefas correlatas.

Especialista em Segurança de Área Protegida de Nuclear

Requisitos: Diploma ou Certificado de conclusão do Ensino Médio e Curso de Formação de Vigilante realizado por instituição credenciada junto aos órgãos competentes, com certificado devidamente registrado na Polícia Federal, conforme Lei Federal nº 7.102/83 e Portaria nº 3.233/12 da Polícia Federal do Ministério da Justiça.

Atribuições: Efetuar a vigilância do patrimônio e bens da Eletronuclear. Monitorar os dispositivos de segurança, efetuar rondas, controlar acessos de pessoas e viaturas. Desempenhar tarefas correlatas.

Técnico de Segurança do Trabalho

Requisitos: Nível Médio Completo de Técnico de Segurança do Trabalho, reconhecido pelo MEC, e registro na DRT.

Atribuições:  Supervisionar, coordenar, orientar e/ou executar atividades inerentes à Segurança e Higiene do Trabalho, realizar análises dos riscos das tarefas executadas, participar de DDS e treinamentos observando as normas, instruções e legislação pertinentes. Desempenhar tarefas correlatas.

Técnico Eletricista

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Elétrica.

Atribuições: Dar apoio técnico para acompanhamento em sua área de especialidade, análise de processos executivos, verificação do atendimento às especificações técnicas, projetos, normas e procedimentos executivos, prazos e requisitos de qualidade.

Técnico em Construção Civil

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Construção Civil.

Atribuições: Inspecionar serviços de construção civil, verificando se equipamentos e materiais estão corretamente dimensionados para atingir prazos e custos definidos; avaliar, juntamente com os responsáveis técnicos pelos projetos, se as especificações estabelecidas estão sendo atendidas de forma a garantir a qualidade; acompanhar o desenvolvimento da obra, observando os prazos e a qualidade dos serviços executados, para que o cronograma definido seja atendido e desempenhar tarefas correlatas. Apoio Técnico para acompanhamento em sua área de especialidade, interfaces entre atividades de construção civil e montagem eletromecânica, análise de processos executivos, verificação do atendimento às especificações técnicas, projetos, normas e procedimentos executivos, prazos e requisitos de qualidade.

Técnico em Eletromecânica

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletromecânica ou Mecatrônica.

Atribuições: Desenvolver o detalhamento de instalação para projetos de I&C. Especificar equipamentos de I&C (Sensores, transmissores, etc.). Projetar rotas de cabos de comando e sinal (I&C).

Técnico em Eletrônica

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletrônica.

Atribuições: Atuar em atividades de manutenção (calibração, aferição, reparo e testes de malhas instrumentação e controle) de sensores, transdutores, transmissores de sinal, conversores, controladores, atuadores elétricos, pneumáticos, analisadores de processo. Executar inspeções de material; executar normatização e padronização de material; executar avaliação industrial e de qualificação de fornecedores; desenvolvimento de estudos sobre aplicabilidade de material nos diversos componentes e sistemas; efetuar análises técnicas de processo de aquisição e avaliação de desvios; executar especificação técnica de materiais e desempenhar tarefas correlatas.

Técnico em Eletrotécnica

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Eletrotécnica ou Eletromecânica,.

Atribuições: Operar equipamentos (motores elétricos e a diesel, bombas, caldeiras, sistemas de usinas nucleares, etc.). Manutenção de válvulas motorizadas, motores elétricos de indução; disjuntores eletromecânicos;  CCMs de 480 Vac, gerador elétrico/ excitatriz; transformadores a seco/óleo; pontes rolantes; sistema de ar condicionado; carregadores de baterias; retificadores; inversores estáticos, aferição/calibração de relés de proteção. Manutenção (calibração, aferição, reparo e testes de malhas de instrumentação e controle) de sensores, transdutores, transmissores de sinal, conversores, controladores, atuadores elétricos, pneumáticos, analisadores de processo. Elaboração de especificações e processos na área de licitações para aquisição de materiais e serviços. Qualificar EPI. Executar inspeções de material; executar normatização e padronização de material; executar avaliação industrial e de qualificação de fornecedores; desenvolvimento de estudos sobre aplicabilidade de material nos diversos componentes e sistemas; efetuar análises técnica de processo de aquisição e avaliação de desvios; executar especificação técnica de materiais. Desempenhar tarefas correlatas.

Técnico em Mecânica

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Mecânica ou Eletromecânica.

Atribuições: Planejar ou executar a manutenção corretiva, eletiva, preventiva ou preditiva de motor gerador Diesel, motores elétricos verticais (4,16 Kv), válvulas, bombas centrífugas e de deslocamento positivo, purgadores, ventiladores, exaustores, sistemas de refrigeração de médio e grande portes, amortecedores hidráulicos e outros equipamentos e componentes mecânicos e desempenhar tarefas correlatas. Apoio Técnico para acompanhamento em sua área de especialidade, interfaces entre atividades de construção civil e montagem eletromecânica, análise de processos executivos, verificação do atendimento às especificações técnicas, projetos, normas e procedimentos executivos, prazos e requisitos de qualidade.

Técnico em Meio Ambiente

Requisitos: Nível Médio completo e Curso Técnico em Meio Ambiente.

Atribuições: Realizar levantamentos de campo e interpretação de dados de controle ambiental, auditorias e laudos, analisar o desempenho do tratamento de efluentes do empreendimento e controle de resíduos, apoiar o Programa de Educação Ambiental e a Monitoração Ambiental da CNAAA.

Técnico em Química

Requisitos: Nível Médio Completo e Curso Técnico em Química.

Atribuições: Realizar a calibração de equipamentos do laboratório de química e dos instrumentos de medida de radiação ionizante; análises químicas e radioquímicas, levantamentos radiométricos em áreas da Usina Nuclear; descontaminação de pessoal; monitoração de materiais, ferramentas e manuseio de fontes radioativas; coleta e análise de amostras radioativas; controle de rejeitos radioativos; controle de dose e acesso de pessoal, elaboração de procedimentos. Realizar as coletas e as análises de amostras ambientais, no entorno da CNAAA, em atendimento aos programas de monitoração das áreas de Química e Radioquímica, incluindo o uso de espectrofotômetro, analisador de carbono total, analisador multicanal, cintilador líquido, contador alfa e beta total e espectrometria gama. Desempenhar tarefas correlatas.

Cargos de Nível Superior

Administrador

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em nível superior em Administração.

Atribuições: Áreas de atuação: em todas as diretorias da empresa, em diversas áreas como RH (Folha de Pagamento e Previdência); Compliance; Gerenciamento de riscos e controles internos; Responsabilidade Socioambiental; área de Suprimentos. Planejar, implantar, acompanhar e avaliar processos administrativos nas diversas áreas da Empresa; elaborar projetos, orçamentos, pareceres e relatórios nos quais se exija a aplicação de conhecimentos de Administração; atuar na elaboração de convênios, gestão e fiscalização; acompanhar projetos sociais em Angra dos Reis e avaliar outras parcerias; avaliações de controvérsias à luz da Lei n° 13.303/2016; análise de matérias relacionadas à Compliance, a Riscos e a Controles Internos; gerenciamento de riscos de fraude e corrupção; acompanhamento de sindicâncias/processos administrativos; análise de auditoria de contratos de obras de Engenharia; gestão de riscos com base na identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação do portfólio de riscos corporativos e estratégicos da empresa, enfatizando a mitigação desses riscos e a melhoria contínua dos processos de negócio; gerenciar e executar os processos nacionais referentes à licitação para contratação de bens, serviços e obras, conforme a Lei n° 13.303/16, competências fixadas pela IN 11.01 e procedimento complementar, contemplando todas as atividades requeridas nesse processo como elaboração de editais, análise de documentação, entre outras; Gerenciar e desenvolver processos licitatórios internacionais. Desempenhar tarefas correlatas.

Advogado

Requisitos: Certificado ou diploma de conclusão no curso de graduação de nível superior – bacharelado – em Direito. Registro definitivo na Ordem dos Advogados do Brasil.

Atribuições: Representar a empresa judicial e extrajudicialmente, defendendo seus direitos e interesses, elaborar petições, contestações, réplicas, memoriais, razões e minutas; analisar editais, contratos e instrumentos jurídicos congêneres; executar a fiscalização técnica de contratos.

Analista – Comunicação Social

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Atribuições: Produzir conteúdo jornalístico para veiculação interna e externa nos meios de divulgação da empresa; Gestão do relacionamento entre companhia e os veículos de comunicação (regional, estadual, nacional e internacional), criando oportunidades de pautas e atendendo à mídia em suas demandas por informações, fotos e imagens; Elaboração de releases, artigos e notas; Articulação e acompanhamento de entrevistas, individuais ou coletivas, com executivos da empresa, de forma remota ou presencial, em ambiente interno ou externo à instituição (dentro do Estado do Rio de Janeiro); Gestão do clipping e análise da mídia, sugerindo oportunidades e antevendo possíveis crises.

Analista em Proteção Radiológica

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia (Química, de Produção, Elétrica, Civil ou Mecânica), em Física, em Ciências Biológicas, em Química ou Química Industrial.

Atribuições: Realizar levantamentos radiométricos em áreas da Central Nuclear; promover a descontaminação de pessoal, monitorar materiais, ferramentas e o manuseio de fontes radioativas; coletar e analisar amostras radioativas; controlar os rejeitos radioativos; realizar o controle de dose e acesso de pessoal a Áreas Controladas; elaborar procedimentos; testar e operar instrumentos de medição de radioatividade e desempenhar tarefas correlatas.

Analista de Sistemas – Aplicações e Segurança de TIC

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma de bacharelado, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Atribuições: Atuar em todo ciclo de vida de desenvolvimento de software, manutenção de sistemas com Banco de Dados SQLSERVER; Visual Studio; Sharepoint; conhecimentos básicos de Project/PSI; atuar na implementação e customização de soluções de Tecnologia da Informação, infraestrutura, rede e segurança da informação, visando a otimizar os processos, atender às necessidades da companhia e garantir a operacionalidade dos sistemas; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.

 Analista de Sistemas – Gestão e Governança de TIC

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma de bacharelado, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Atribuições: Atuar nos processos de gestão e governança de Tecnologia da Informação, assim como prestar suporte técnico, consultorias e estudos, visando a otimizar os processos, atender às necessidades da companhia e garantir a operacionalidade dos sistemas; Atuar em auditoria de sistemas de gestão (SAP e outros); Auditoria de segurança física e lógica de redes corporativas Auditoria de qualidade em segurança da informação; Auditoria de  conformidade às ISOs de qualidade, segurança da informação, segurança de redes e de proteção de dados; Uso de ferramentas de análise de dados; Executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.

Arquivista

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Arquivologia.

Atribuições: Atuar no planejamento da gestão documental corporativa, orientando a organização, normatização e uso dos arquivos na fase corrente, elaborando documentos de gestão documental corporativa, como o Plano de Classificação de Documentos e as Tabelas de Temporalidade de Documentos, atuando junto ao Arquivo Nacional para sua aprovação. Atuar na gestão dos arquivos institucionais nas idades intermediária e permanente, mantendo seus registros de tombo, controles de empréstimo, condições de preservação e procedimentos de eliminação. Atuar na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, conforme Decreto n° 10.148/2019. Atuar na conversão digital de documentos analógicos. Atuar junto à TI, no desenvolvimento, normatização e controle de sistemas para organização, controle e preservação da documentação digital. Zelar pela privacidade e confidencialidade dos documentos, definindo procedimentos e ações para seu tratamento. Executar a fiscalização técnica de contratos de bens e serviços correlatos à atividade exercida.

Assistente Social

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Serviço Social.

Atribuições: Prestar atendimento e orientação social aos empregados e familiares. Realizar avaliações socioeconômicas. Desempenhar tarefas correlatas.

Biólogo

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Ciências Biológicas.

Atribuições: Planejar, implantar, acompanhar e avaliar processos administrativos na divisão. Elaborar projetos, pareceres e relatórios nos quais se exija a aplicação de conhecimentos de Administração. Desempenhar tarefas correlatas. Avaliar a dimensão ambiental do empreendimento de Angra 3, acompanhar auditorias e certificações, rondas ambientais, planejar e viabilizar a recuperação de áreas degradadas e indicar o destino final de resíduos. Avaliar ambientalmente as áreas de influência da Usina de Angra 3, segundo a ISO 14001 e demais certificações. Monitorar os possíveis impactos ambientais provocados pela operação da Usina de Angra 3 nas comunidades de algas e peixes marinhos, através da obtenção de parâmetros ecológicos como riqueza, equitabilidade, diversidade, taxonomia e herborização histologia e organização ictiológica. Realizar coleta de dados em campo, análise e elaboração de relatórios técnicos. Realizar mergulhos livres e autônomos para o exercício das atividades.

Contador

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Ciências Contábeis, e registro profissional atualizado junto ao CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Atribuições: Atuar em diversas áreas da empresa como RH, Jurídico e Financeira. Efetuar cálculos judiciais em geral. Elaborar e acompanhar o orçamento de despesas e investimentos da empresa, reportando aos órgãos internos e externos de controle, acompanhar a execução dos custos, promover a manutenção das atividades de custos e controladoria, realizar o acompanhamento do resultado empresarial da Eletronuclear. Elaborar e acompanhar o orçamento de despesas e investimentos da empresa, reportando aos órgãos internos e externos de controle, acompanhar a execução dos custos, promover a manutenção das atividades de custos e controladoria, realizar o acompanhamento do resultado empresarial da Eletronuclear. Acompanhar a legislação tributária vigente e cumprir com as obrigações tributárias principais e acessórias nas esferas federal, estadual e municipal às quais a Companhia está sujeita; além de atender fiscalizações tributárias dos órgãos competentes. Planejar, avaliar e implementar atividades nas áreas de contas a receber bem como o conjunto de atividades inerentes às funções. Avaliação de faturamento, elaboração de relatório executivo, análise de dados, gerenciamento e priorização de tarefas. Acompanhar as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), e as editadas por necessidades locais, sem equivalentes internacionais; proceder com os registros contábeis, análises e preparação das demonstrações financeiras da Companhia. Acompanhar e cumprir as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; e atender fiscalizações de demais órgãos competentes e regulatórios do Setor Elétrico. Atividades do RH em geral como Folha de pagamento, admissões e demissões, rotinas previdenciárias, Acordo Coletivo, Obrigações trabalhistas: RAIS, DIRF, Informe de Rendimentos; Encargos Sociais (FGTS e INSS): Conceitos e cálculos; eSocial: Decreto nº 8.373/2014, entre outras.

Designer

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Design Gráfico.

Atribuições: Atuar na concepção, criação, desenvolvimento de conceitos de campanhas institucionais, projetos e peças de comunicação visual relacionados a temas presentes na agenda da empresa, exercendo a função da criação à finalização gráfica; Produção de material para o meio digital: e-mails-marketings, header de e-mails; banners digitais; cards; animações, vinhetas etc; Criação de identidades visuais (logotipos e marcas); Diagramação de periódicos e boletins informativos (definição de cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel); Confecção de materiais off-line, como folders, cartilhas, panfletos e cartazes; Confecção de infográficos e infomapas.

Economista

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Ciências Econômicas.

Atribuições: Planejar, avaliar e implementar atividades nas áreas de Administração e Finanças, bem como o conjunto de atividades inerentes às funções. Avaliações de riscos, elaboração de relatório executivo, análise estatísticas, análise de dados, gerenciamento e priorização de tarefas. Elaborar estudos de viabilidade econômico-financeira. Analisar normas e portarias. Elaborar orçamento empresarial ou de projetos, preparando e acompanhando a realização do programa de dispêndio global. Realizar o acompanhamento, a revisão e a atualização do orçamento de Projetos, atuar no  acompanhamento e na atualização de premissas macroeconômicas dos Projetos, atuar na avaliação econômico/financeira de Projetos de interesse da empresa, atuar no gerenciamento de Projetos.

Engenheiro Ambiental

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Ambiental.

Atribuições: Acompanhar o desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de implantação de unidades de conservação, bem como no atendimento de condicionantes das licenças ambientais, nas diversas fases de atividades e empreendimentos nucleares (pré-operacional, operacional e descomissionamento). Elaboração de relatórios técnicos e pareceres na área de segurança radiológica e ambiental, com ênfase nos processos de licenciamento ambiental e nuclear das atividades e empreendimentos nucleares; acompanhar e analisar o desenvolvimento dos estudos ambientais (EIA/RIMA/PCA); segurança nuclear (RAS – Relatório de Análise de Segurança); elaboração e implantação de projetos básicos  ambientais; efetuar análise de segurança e risco ambiental, análise de segurança radiológica, estudos de blindagem, estudos e cálculos de dose de radiação no meio ambiente, análise dos resultados do programa de monitoração ambiental radiológico e desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro Auditor

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia de Produção, ou Engenharia Civil, ou Engenharia Mecânica, ou Engenharia Elétrica.

Atribuições: Auditoria de contratação de Obras e Serviços de Engenharia no setor público; Lei 13.303/16; Análise de planilha orçamentária; Análise de execução Física – Financeira de Obras e Serviços de Engenharia.

Engenheiro Civil

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Civil.

Atribuições: Coordenar, orientar, realizar e/ou avaliar projetos; realizar cálculos; planejar, coordenar e executar tarefas de projetos civis complementares de Engenharia. Elaborar pareceres e notas técnicas relacionadas à área de atuação, bem como emitir Anotações de Responsabilidades Técnicas. Fiscalizar obras ou serviços sob sua responsabilidade. Elaborar orçamentos e cronogramas de obras e serviços de Engenharia. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro de Análise Probabilística de Segurança

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma de bacharelado, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia.

Atribuições: Executar análises utilizando a metodologia de análise probabilística de Segurança para apoio às atividades de operação, de modificações de projeto e de licenciamento das Usinas. Essas atividades envolvem, entre outras,  levantamento de dados no campo e manutenção de bancos de dados, realização das avaliações de risco associadas ao programa de manutenção das Usinas, familiarização, uso e manutenção dos programas dos cálculos pertinentes, realização de analises de confiabilidade de equipamento e humana e desenvolvimento de novas análises e desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro de Produção

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia de Produção.

Atribuições: Atuar no acompanhamento e planejamento dos processos de manutenção de projetos para Angra 1 e 2. Elaborar orçamentos de obras e serviços de Engenharia; emissão de critérios de pagamento para contratações de serviços. Elaborar Termos de Referência para processos licitatórios. Atuar no gerenciamento de Projetos. Atuar na aplicação de processos de planejamento de projetos de modificações das Usinas; planejamento e controle orçamentário; elaboração e gestão de contratos de serviços e materiais, por meio de utilização de ferramentas corporativas de gestão, planejamento e controle, além da emissão de relatórios e desenvolvimento/revisão de procedimentos de trabalho e outras atividades inerentes ao cargo. Gerenciar contratos de médio e grande portes. Planejamento Estratégico da Empresa; Indicadores de desempenho, suas métricas e protocolos; Gerenciamento de Projetos e monitoramento de cronogramas; Sustentabilidade e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos; Propor soluções para melhoria contínua, desenvolvendo os planos para implementar e monitorar mudanças (melhorias), coletando e analisando os dados de desempenho para que as metas sejam alcançadas, bem como fazendo ajustes para manter as operações eficientes. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia (todas as habilitações), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Atribuições: Implementar sistemas de gestão de segurança do trabalho; supervisionar trabalhos sob aspectos de segurança industrial, coordenar a elaboração de Programas de Segurança do Trabalho; analisar implementações de projeto e riscos na execução de tarefas, analisar causas e efeitos de acidentes, elaborar e revisar procedimentos, qualificar EPI. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro de Telecomunicações

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações ou Engenharia Eletrônica.

Atribuições: Coordenar, orientar, realizar e/ou avaliar projetos de sistema de comunicação analógicos e digitais (telefonia, alta voz e rádio comunicação (ponto a ponto e ponto multiponto)); sistema de eletrônicos digitais de segurança (CFTV, controle de acesso, controle de perímetro), sistema de rede de dados, avaliar cybersecurity dos sistemas de comunicações e sistemas eletrônicos de segurança. Acompanhar a fabricação e testes de equipamentos de sistemas acima descritos. Planejar, coordenar e executar tarefas de tarefas de projeto, suprimento (aquisição), montagem, comissionamento, de manutenção e operação dos sistemas acima descritos e desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro de Treinamento

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia (todas as habilitações, exceto Engenharia Operacional).

Atribuições: Atuar como instrutor e desempenhar tarefas correlatas, após período de formação interna, nos cursos de formação, retreinamento e aperfeiçoamento de operadores e de pessoal técnico das Usinas. Os treinamentos poderão ser ministrados em sala de aula, laboratório, nas Usinas ou em Simulador. Os programas de treinamento são voltados para as áreas de operação, Engenharia de Sistemas, manutenção, proteção radiológica e química das Usinas.

Engenheiro Eletricista

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Elétrica.

Atribuições: Coordenar, orientar, realizar e/ou avaliar projetos; especificar e dimensionar sistemas e equipamentos elétricos e de comunicação; dimensionar circuitos; realizar cálculos e estudos elétricos; acompanhar a fabricação e testes de equipamentos; planejar, coordenar e executar tarefas de projeto, suprimento, montagem, comissionamento, de manutenção e operação de sistemas eletromecânicos. Elaborar pareceres e notas técnicas relacionadas à área de atuação, bem como emitir Anotações de Responsabilidades Técnicas. Fiscalizar obras ou serviços sob sua responsabilidade. Elaborar orçamentos e cronogramas de obras e serviços de Engenharia. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro Eletrônico

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Eletrônica.

Atribuições: Coordenar, orientar, realizar e/ou avaliar projetos; realizar cálculos; planejar, coordenar e executar tarefas de implantação e manutenção de sistemas de automação, de sinalização e controle. Elaborar pareceres e notas técnicas relacionadas à área de atuação, bem como emitir Anotações de Responsabilidades Técnicas. Fiscalizar obras ou serviços sob sua responsabilidade. Elaborar orçamentos e cronogramas de obras e serviços de Engenharia. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro Mecânico A

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Mecânica.

Atribuições: Coordenar, orientar e/ou realizar projetos; realizar cálculos; especificar equipamentos mecânicos; acompanhar a fabricação de equipamentos; planejar, coordenar e executar tarefas de manutenção mecânica em geral. Participar de projetos de sistemas mecânicos em geral. Elaborar pareceres e notas técnicas relacionadas à área de atuação, bem como emitir Anotações de Responsabilidades Técnicas. Fiscalizar obras ou serviços sob sua responsabilidade. Elaborar orçamentos e cronogramas de obras e serviços de Engenharia. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro Mecânico B

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Mecânica, especialização em Engenharia Nuclear.

Atribuições: Determinação do esquema otimizado de recargas de Angra 1, Angra 2 e Angra 3, atendendo aos requisitos de segurança na operação do reator. Dar suporte à operação das usinas através de cálculos neutrônicos. Realizar cálculos de criticalidade de sistemas nucleares como núcleo do reator, armazenamento de combustível. Acompanhar a fabricação de componentes mecânicos em geral (equipamentos, tubulação e ventilação); realizar análise de segurança em usinas nucleares, análise de acidentes e transientes em usinas nucleares, cálculo de cargas fluidodinâmicas, projetar sistemas de refrigeração, projeto de blindagem. Atuar no projeto de layout de usinas nucleares, fazendo a interface do projeto civil com o projeto eletromecânico. Acompanhar e fiscalizar serviços de campo referentes à execução da montagem eletromecânica, resolvendo interfaces entre projeto e obra. Coordenar, orientar, verificar, aprovar e/ou realizar projetos de equipamentos mecânicos, tubulação e ventilação, incluindo cálculos (hidráulicos, térmicos e estruturas) e especificação de materiais.

Engenheiro Metalúrgico

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Metalúrgica.

Atribuições: Elaborar especificações de materiais. Elaborar procedimentos relativos a ensaios de materiais. Participar na qualificação de fabricantes de semiacabados. Acompanhar ensaios de materiais requeridos nas especificações. Elaborar planos de tratamento térmico. Elaborar especificações de procedimentos de soldagem. Aprovar os relatórios de qualificação de procedimentos de soldagem. Elaborar planos de soldagem de equipamentos. Supervisionar execução de soldagem. Analisar defeitos em cordões de solda estabelecendo medidas corretivas necessárias. Estabelecer ensaios não destrutivos necessários para garantir a integridade da junta soldada. Elaborar pareceres e notas técnicas relacionadas à área de atuação, bem como emitir Anotações de Responsabilidades Técnicas. Fiscalizar obras ou serviços sob sua responsabilidade. Elaborar orçamentos e cronogramas de obras e serviços de Engenharia. Desempenhar tarefas correlatas.

Engenheiro Nuclear

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Nuclear.

Atribuições: Física De Reatores: Atuar na determinação do esquema otimizado de recargas de Angra 1, Angra 2 e Angra 3, atendendo aos requisitos de segurança na operação do reator. Dar suporte à operação das usinas através de cálculos neutrônicos. Realizar cálculos de criticalidade de sistemas nucleares como núcleo do reator, armazenamento de combustível e desempenhar tarefas correlatas, projeto de sistema de monitoração de radiação.

Blindagem: Especificar espessuras mínimas de blindagem radiológica para atender às especificações de segurança das instalações. Verificar plantas de projeto de instalações nucleares/radioativas sob o ponto de vista de proteção radiológica. Utilizar programas de computador para determinação de fluxos de nêutrons e de radiação gama através de estruturas de porte. Estimar as consequências radiológicas decorrentes da liberação de substâncias radioativas para o meio ambiente durante a operação normal e em caso de acidentes postulados. Elaborar as partes dos relatórios de análise de segurança e EIA/RIMA, relativas a esta área de atuação, necessárias ao licenciamento junto ao CNEN e/ou ao IBAMA. Elaborar e adaptar requisitos técnicos de proteção radiológica relativos ao projeto e operação de instalações nucleares/radioativas no país. Elaborar relatórios técnicos e de reunião. Elaborar especificações técnicas, procedimentos de comissionamento, manutenção e operação. Elaborar apresentações técnicas. Analisar e responder às exigências dos órgãos de licenciamento

Análise De Acidentes: Executar cálculos com códigos computacionais para determinação do comportamento termohidráulico das usinas em casos de transitórios operacionais e acidentes postulados. Analisar do ponto de vista de segurança nuclear experiências operacionais e eventos ocorridos em outras usinas e verificar a sua aplicabilidade nas usinas em operação. Avaliar modificações de projeto e procedimentos das usinas relacionados com a segurança nuclear. Elaborar as partes dos relatórios de análise de segurança e EIA/RIMA, relativas a esta área de atuação, necessárias ao licenciamento junto à CNEN e/ou IBAMA. Elaborar relatórios técnicos e de reunião. Elaborar especificações técnicas, procedimentos de comissionamento, manutenção e operação. Elaborar apresentações técnicas. Analisar e responder as exigências dos órgãos de licenciamento.

Engenheiro Químico

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia Química.

Atribuições: Realizar e coordenar trabalhos relativos ao contexto de Engenharia Química com ênfase em tratamento de água e esgoto. Desenvolver e coordenar atividades associadas a controle químico de componentes operacionais, incluindo as relacionadas a laboratórios; orientar e/ou realizar e dar suporte em projetos de sistemas químicos; realizar cálculos estequiométricos; balanços de massa e de energia; especificar equipamentos mecânicos, funções de controle e intertravamento; elaborar diagramas lógicos e de proteção de equipamentos; elaborar procedimentos para testes pré-operacionais e funcionais de equipamentos de laboratórios e de sistemas associados ao controle químico; elaborar procedimentos administrativos e de práticas analíticas, manuais de operação e testes de sistemas. Projetos de Sistemas químicos em geral. Elaborar pareceres e notas técnicas relacionadas à área de atuação, bem como emitir Anotações de Responsabilidades Técnicas. Fiscalizar obras ou serviços sob sua responsabilidade. Elaborar orçamentos e cronogramas de obras e serviços de Engenharia. Desempenhar tarefas correlatas.

Físico A

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Física.

Atribuições: Coordenar, orientar realizar e/ou avaliar projetos pertinentes ao campo da Física de Reatores Nucleares desenvolvendo estudos para adequar o funcionamento das Usinas Nucleares aos requisitos operacionais e de segurança preestabelecidos. Determinação do esquema otimizado de recargas das Usinas atendendo aos requisitos de segurança na operação do reator. Dar suporte à operação das usinas através de cálculos neutrônicos. Realizar cálculos de criticalidade de sistemas nucleares como núcleo do reator, armazenamento de combustível. Executar tarefas e desempenhar tarefas correlatas.

Físico B

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Física.

Atribuições: Física De Reatores: Determinação do esquema otimizado de recargas de Angra 1, Angra 2 e Angra 3, atendendo aos requisitos de segurança na operação do reator. Dar suporte à operação das usinas através de cálculos neutrônicos. Realizar cálculos de criticalidade de sistemas nucleares como núcleo do reator, armazenamento de combustível e desempenhar tarefas correlatas, projeto de sistema de monitoração de radiação.

Blindagem: Especificar espessuras mínimas de blindagem radiológica para atender às especificações de segurança das instalações. Verificar plantas de projeto de instalações nucleares/radioativas sob o ponto de vista de proteção radiológica. Utilizar programas de computador para determinação de fluxos de nêutrons e de radiação gama através de estruturas de porte. Estimar as consequências radiológicas decorrentes da liberação de substâncias radioativas para o meio ambiente durante a operação normal e em caso de acidentes postulados. Elaborar as partes dos relatórios de análise de segurança e EIA/RIMA, relativas a esta área de atuação, necessárias ao licenciamento junto à CNEN e/ou IBAMA. Elaborar e adaptar requisitos técnicos de proteção radiológica relativos ao projeto e operação de instalações nucleares/radioativas no país. Elaborar relatórios técnicos e de reunião. Elaborar especificações técnicas, procedimentos de comissionamento, manutenção e operação. Elaborar apresentações técnicas. Analisar e responder as exigências dos órgãos de licenciamento.

Análise De Acidentes: Executar cálculos com códigos computacionais para determinação do comportamento termohidráulico das usinas em casos de transitórios operacionais e acidentes postulados. Analisar do ponto de vista de segurança nuclear experiências operacionais e eventos ocorridos em outras usinas e verificar a sua aplicabilidade nas usinas em operação. Avaliar modificações de projeto e procedimentos das usinas relacionados com a segurança nuclear. Elaborar as partes dos relatórios de análise de segurança e EIA/RIMA, relativas a esta área de atuação, necessárias ao licenciamento junto à CNEN e/ou IBAMA. Elaborar relatórios técnicos e de reunião. Elaborar especificações técnicas, procedimentos de comissionamento, manutenção e operação. Elaborar apresentações técnicas. Analisar e responder as exigências dos órgãos de licenciamento.

Pedagogo

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Pedagogia.

Atribuições: Conceituar e elaborar projetos de capacitação e desenvolvimento. Participar de processos de aquisição de produtos ou programas educacionais, estabelecendo metas e parâmetros para avaliação dos resultados esperados. Desenvolver e implementar ações voltadas ao desenvolvimento de lideranças e à gestão de conhecimento. Implementar avaliações de programas educacionais. Realizar avaliação de instrutores. Elaborar e implementar planos de ação para pesquisa de clima. Desempenhar tarefas correlatas.

Químico

Requisitos: Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Química ou Química Industrial.

Atribuições: Supervisionar laboratório, realizar controle de análises químicas e radioquímicas, comissionamento de equipamentos e elaboração e controle de procedimentos. Realizar o programa de monitoramento ambiental na área de radiometria. Desempenhar tarefas correlatas.

Como estudar para o concurso da Eletrobras?

Estudar para um concurso público requer muito foco e dedicação. Para tanto, a nossa sugestão é de que você conte com o auxílio profissional de um curso para concurso.

Isso porque, contando com a experiência de professores especialistas em aprovação, você terá acesso somente ao conteúdo que poderá ser cobrado na sua prova, sem perda de tempo.

Prova disso é que no curso para concurso Eletrobras 2022 você estudará de forma otimizada, com videoaulas de, no máximo, 30 minutos de duração, em uma metodologia em formato de plano de estudos, que facilita a assimilação dos conteúdos mais relevantes.

Videoaulas de língua portuguesa

Por aqui gostamos de otimizar o seu tempo de preparação. Por isso, trouxemos algumas videoaulas gratuitas para você dar o start nos estudos agora mesmo. Para começar, se você quer saber como aprender português para concurso Recomendamos que comece com a nossa playlist de língua portuguesa, que apresenta alguns dos temas mais cobrados em concurso público. Aprenda com a professora Carolina Santana e não erre mais!

Videoaulas de língua inglesa

E para saber como a língua inglesa pode ser cobrada na prova, você precisa conferir o programa Inglês para Concursos. Toda semana, o professor Renato Baggio traz resoluções de questões e ensina os conteúdos na prática.

Questões concurso SED MS

Conhecer o estilo de cobrança da banca faz parte da sua preparação, por isso, responder questões de concursos anteriores, também é uma ótima forma de se preparar e simular o grande dia.

Com o Aprova Questões, você tem acesso a questões não só da banca Cesgranrio que é a organizadora do concurso, como de milhares de outras bancas. Além disso, nós atualizamos o banco de perguntas diariamente, para que fiquem só questões com conteúdo atual e válido.

Desta forma, combinando o método de videoaulas com a resolução de questões, sua preparação fica ainda mais poderosa.

Questões da banca Eletrobras

Resumo do concurso Eletrobras

  • Banca: Cesgranrio
  • Inscrições:  25/02 a 21/3
  • Cargo: Diversos
  • Nível: médio e superior
  • Vagas: 137 + CR
  • Remuneração: até R$ 7,3 mil
  • Prova: 15/05/22

Sobre a Eletrobras

A Eletrobras é maior companhia do setor elétrico​ da América Latina, uma empresa de capital aberto, que tem como acionista majoritário o governo federal.

Último concurso da Eletrobras

O último concurso Eletrobras foi realizado no ano de 2010. Na ocasião, a banca organizadora foi Fundação Cesgranrio e ofertou 483 vagas em cadastro de reserva, todas de nível superior.

No certame de 2010, as vagas eram para os cargos de: Administrador, Analista de Sistemas (diversas áreas), Engenheiro Eletricista e Economista. Os candidatos aprovados contaram com salários iniciais de R$ 3.975,10 e a contratação também foi em regime CLT.

Além da remuneração, os candidatos aprovados receberam auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-creche, cobertura parcial de despesas com assistência à saúde (médicas, hospitalares e odontológicas), seguro de vida em grupo (opcional) e plano de previdência privada (opcional).

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS