Fepese Concursos: Conheça o perfil das provas da Fepese

Publicado em 23/06/2020
Fepese concursos

Tudo que você precisa saber sobre a Fepese concursos

 

Você sabia que conhecer a organizadora do concurso em que quer conquistar uma vaga é de suma importância para a sua aprovação. Por isso, hoje vamos falar sobre a banca Fepese concursos. Então, venha conhecer o estilo de cobrança da organizadora, os concursos que ela organiza e teste seus conhecimentos respondendo questões Fepese. Afinal, aqui no Aprova gostamos de otimizar seu tempo, indo direto ao ponto, por isso, sua preparação começa hoje mesmo!

 

Conheça mais sobre a Fapese Concursos

A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) foi fundada em 26 de outubro de 1977 por setenta professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os docentes responsáveis pelo projeto eram das áreas da economia, administração e ciências contábeis. O objetivo era executar pesquisas, ensinar e prestar serviços de interesse comunitário, assim como, aperfeiçoar professores e alunos da universidade.

A banca Fepese concursos também tem como objetivo executar as atividades necessárias para a realização de concursos públicos. Sendo assim, é responsável pela elaboração de editais, de cartazes para divulgação do evento, de material de inscrição e de logística. Além da aplicação das provas e entrega dos resultados finais.

 

UFSC Fepese

A Fepese concursos fica no campus Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

A Fepese está localizada no Campus Universitário Professor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina, no bairro de Trindade em Florianópolis.

 

Quais certames a banca Fepese concursos organiza?

 

Concursos Fepese

Alguns exemplos de concursos organizados pela Fepese

 

A Fepese concursos costuma ser a responsável por concursos de prefeituras, câmaras e demais órgão de cidades catarinenses. Nos últimos anos também organizou concursos do Departamento Estadual de Infraestrutura – DEINFRA e do SANEFRAI. Então, se você se interessa em fazer parte de uma dessas instituições, precisa focar seus estudos nessa banca.

 

Por que é importante conhecer o estilo de cobrança da banca?

Quando você responde questões Fepese não está apenas aprendendo e absorvendo conteúdo, também está conhecendo a organizadora. Então, quando estiver resolvendo as perguntas é interessante observar todos os detalhes, como: a dificuldade das questões, o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta, se são cobradas pegadinhas e todas as demais características. Dessa forma, você tem uma prévia do que estará te esperando no dia da prova, quando estiver valendo a sua vaga.

 

Questões Fepese

O que você precisa observar na hora de responder questões Fepese

 

Esses detalhes te deixam mais bem preparados para enfrentar a Fepese concursos provas, também é possível diminuir um pouco do nervosismo. Afinal, dessa forma, você já tem uma prévia do que esperar no teste. Mais pra frente, vamos trazer algumas questões Fepese de diferentes disciplinas para você testar seus conhecimentos.

 

Qual é o estilo de cobrança da Fepese concursos?

A Fepese concursos não tem um nível de dificuldade muito grande, se for comparar com outras bancas como Cebraspe e Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo. Mas, ele necessita de atenção principalmente nos conteúdos de matemática e raciocínio lógico.

 

Disciplinas Fepese concursos

Essas foram as disciplinas cobradas em um dos concursos Fepese

 

No último concurso da Prefeitura de Florianópolis foram cobradas as seguintes matérias para todos os cargos: língua portuguesa; noções de informática; aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais; noções de informática e raciocínio lógico/ matemática. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas matérias e os conteúdos que devem ter destaque nos seus estudos.

Língua portuguesa – Fepese concursos 

português concursos Fepese

Confira o que é cobrado na disciplina de língua portuguesa na Fepese concursos

Em língua portuguesa, a Fepese concursos costuma cobrar conteúdos relacionados a regras de acentuação e hífen de acordo com a reforma ortográfica. Por isso, já vamos começar com uma aula da professora Adriana Figueiredo sobre o uso da crase. Aprenda de uma vez por todas esse tema e não erre mais.

 

Mas não é só isso, concordância e regência verbal também aparecem muito nas provas. Assim como, redação oficial, assunto que foi cobrado para todos os cargos no último concurso da Prefeitura de Florianópolis. E para aprender mais sobre concordância nominal, trouxemos o vídeo da professora Carolina Santana. Então, não perca essa chance, de o play e fique mais perto de conquistar uma vaga no concurso dos seus sonhos.

 

 

Questão Fepese – Língua portuguesa

Agora, chegou a hora de testar seus conhecimentos, respondendo questão Fepese de língua portuguesa. Depois nos conte como foi o seu desempenho:

 

Concurso Prefeitura de Florianópolis – 2019

 

Na redação oficial, a norma culta é obrigatória.

Nesse sentido assinale a alternativa correta.

 

  1. a) Vossa Senhoria, com vossas promessas, há de fazer um bom trabalho.
  2. b) Poderão haver muitos outros problemas advindos da gestão anterior.
  3. c) Naquela sessão, já fazem, pelo menos, três semanas que o chefe não comparece.
  4. d) Haja visto o apagão ocorrido às três hs, foram suspensas as atividades.
  5. e) Informaremos a autoridade nominada neste ofício sobre a impossibilidade de agendarmos sua visita oficial ao Museu daquela cidade.

 

Já sabe a resposta? Então clique aqui para conferir se você acertou.

 

Concurso SAP SC – 2019

Assinale a alternativa em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuação gráfica.

  1. a) vítimas • clássica • básica • ficará • haverá
  2. b) básica • âmbito • biológico • retórica • construído
  3. c) existência • sobrevivência • ciências • âmbito • têm
  4. d) indivisíveis • também • favoráveis • além • gerações
  5. e) convivência • espécies • relevância • presídio • carcerário

 

Clique aqui para responder essa questão.

 

Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais – Fepese concursos

 

Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais Fepese

A disciplina de Aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais costuma ser cobrada em concursos da Fepese

 

Para este tema, a organizadora gosta de cobrar nome, fatos e datas históricas. Então, confira os momentos da história do estado de Santa Catarina. Mas também é possível que apareçam questões de abrangência nacional.

 

Noções de informática – Fepese concursos

 

Noções de informática Fepese

O que estudar para noções de informática em concursos Fepese

 

Já em noções de informática podem aparecer perguntas sobre Windows, Back-up, Excel, Word, teclas de atalho, navegadores e outros. Então, para te ajudar a dar o primeiro passo na preparação rumo à aprovação, trouxemos uma videoaula com a professora Kátia Quadros. É só dar o play abaixo e aprender mais sobre Excel!

 

 

Questão Fepese – Noções de Informática

Concurso Prefeitura de Florianópolis – 2019

São formas válidas de exibição do Painel de Controle do Windows 10 Pro em português.

 

  • Detalhes
  • Categoria
  • Ícones pequenos
  • Ícones grandes

 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

  1. a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  2. b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  3. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  4. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  5. e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

 

Clique aqui para responder.

 

Concurso Prefeitura de Florianópolis – 2019

Assinale a alternativa que contém uma opção válida para aferir a velocidade do processador e a quantidade de memória RAM existente no computador em um sistema operacional Windows 10 Pro em português a partir do Painel de Controle no modo de

exibição de ícones pequenos.

 

  1. a) Sistema
  2. b) Propriedades
  3. c) Segurança e Recursos
  4. d) Manutenção e Programas
  5. e) Gerenciador de Recursos

 

Clique aqui para conferir se você acertou a resposta.

 

Raciocínio Lógico – Fepese concursos

Como já falamos anteriormente, essa organizadora gosta da parte de raciocínio lógico e matemática. Então, você também precisa dar uma atenção a mais para essas matérias quando estiver se preparando. Ou seja, nada de deixar a matemática para depois, ela é essencial para a sua aprovação. 

E para deixar a disciplina de raciocínio lógico mais clara em sua mente, separamos uma videoaula com o professor Braian Azael  sobre Lógica Proposicional: Sentenças abertas e fechadas, proposições simbólicas. Você vai ver que com uma explicação direta ao ponto qualquer assunto se torna mais simples. 

 

 

Provas e gabaritos da Fepese concursos

 

Provas e gabaritos

Confira como estudar com provas e gabaritos de concursos passados

 

Além de responder questões Fepese é importante também estudar com provas e gabaritos da Fepese concursos. Pode soar similar com responder as perguntas, mas, quando você resolve provas completas pode conferir outros detalhes importantes que vão fazer a diferença na sua aprovação. Como, por exemplo, o tempo que você leva para responder todas as questões da Fepese concursos provas.

Para o treino ser bem sucedido, imprima umas das provas e gabaritos da Fepese concursos, escolha um cantinho silencioso da casa e deixe ao seu lado apenas uma garrafinha com água e um chocolate. É importante também não fazer grandes pausas e deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de resolução. Assim, você pode simular o dia da prova e deixar um pouco do nervosismo de lado.

E vale lembrar que no tempo final para resolução também está incluso o preenchimento do gabarito. Essa ação é bem importante e merece atenção. Afinal, o examinador não corrigirá suas resposta pela prova em si, mas pela folha de gabarito. Sendo assim, tome cuidado para não pular nenhuma pergunta ou fazer uma marcação errada.

 

Prepare-se para concursos

 

Curso para concurso

Prepare-se para o concurso público dos seus sonhos

 

Como já falamos anteriormente, responder questões Fepese e estudar com provas e gabaritos da Fepese concursos são essenciais para alcançar bons resultados. Mas você também precisa contar com um curso para concurso. Afinal, só um preparatório online específico vai conseguir te apontar quais são os assuntos com mais chance de cair na sua prova e como eles serão cobrados.

No Aprova Concursos, você estuda com videoaulas com 30 minutos de duração. Esse é o tempo necessário para você aprender o tema proposto pelo professor sem se tornar cansativo. Então, largue as apostilas, aposte em videoaulas e otimize o seu tempo de preparação.

Os professores do Aprova estudam os editais e provas passadas, por isso, conseguem trazer apenas o conteúdo que realmente será cobrado. Dessa forma, você não perde seu tempo estudando teorias que não aparecerão na sua prova. Além disso, nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos. Ou seja, você começa estudando pelo conteúdo que mais tem chance de ser cobrado e depois é só seguir a sequência.

 

Questões Fepese

 

questões de concurso

Estude respondendo questões aplicadas em concursos anteriores

 

E já que responder questões Fepese é tão importante para o seu sucesso, comprando qualquer preparatório do Aprova, você ganha acesso a nossa plataforma de questões. Nela, você pode fazer filtros por banca, ano, disciplina, tema, nível de escolaridade, cargo e muito mais. Dessa forma, consegue ter uma preparação ainda mais direcionada e obter melhores resultados.

Então, responda perguntas todos os dias e acompanhe o seu desempenho semana a semana. Esse também é um bom termômetro para verificar como está a sua preparação. Com base nas respostas certas e erradas, você consegue verificar quais assuntos já domina e os temas que precisam ser revisados. 

No Aprova Questões, você também encontra as provas e gabaritos da Fepese concursos, pode montar seu próprio caderno de questões e ver os gráficos do seu desempenho. Também é possível conferir como estão os demais concurseiros. Mas, lembre-se, você é o seu maior concorrente e é também a única pessoa que precisa se superar todos os dias. 

 

Exemplo de questão Fepese

Então, para fechar esse post, que tal treinar mais um pouquinho do seu conhecimento respondendo mais uma questão? Dessa vez, separamos uma pergunta sobre Políticas Públicas, Normas e Legislações Ambientais.

 

Concurso DEINFRA 2019

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à competência da Gerência de Meio Ambiente, subordinada diretamente à Diretoria de Planejamento e Projetos do DEINFRA.

( ) Implementar a política governamental de meio ambiente do DEINFRA, pela elaboração e aplicação de manuais, instruções de serviço e especificações técnicas e pela efetiva gestão ambiental de projetos, obras e serviços.

( ) Definir medidas de proteção para as zonas marginais das obras de infraestrutura, incluindo o seu tratamento paisagístico.

( ) Elaborar planos, programas e projetos de conservação e melhoria da qualidade ambiental no âmbito dos empreendimentos de infraestrutura, incluindo a eliminação de passivos ambientais e a recuperação ambiental de áreas degradadas.

( ) Fiscalizar, orientar e coordenar a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), e proceder à sua análise e avaliação, acompanhando-os até aprovação final junto aos órgãos ambientais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

 

  1. a) V • V • V • V
  2. b) V • V • F • V
  3. c) V • V • F • F
  4. d) F • V • F • V
  5. e) F • F • V • F

 

Confira a resposta certa aqui.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS