Início » Notícias » 2ª fase do Exame de Ordem da OAB: como interpor recurso?
A segunda fase do Exame de Ordem da OAB aconteceu no domingo (19/05) e, caso você não consiga nota para aprovação, é importante analisar sua prova com cuidado e verificar a correção realizada. Por isso, veja abaixo como interpor recursos na 2ª fase do Exame de Ordem da OAB!
Caso não seja aprovado, você poderá entrar com um recurso a partir do dia 13/06/2024. O prazo para a interposição de recursos se encerrará no dia 16/06/2024. Para recorrer, é fundamental que os bacharéis analisem detalhadamente as Provas e Gabaritos da 2ª Fase, identificando os pontos que não foram corretamente atribuídos. A interposição do recurso deve ser feita exclusivamente através do sistema eletrônico da FGV, acessível pelo link disponível no site oficial
Cada candidato pode interpor apenas um recurso por questão discursiva e peça profissional, com um limite de até 5 mil caracteres cada um. É importante que o recurso seja claro e objetivo, sem a necessidade de termos jurídicos ou pesquisas do assunto.
Ao interpor o recurso, não insira seu nome ou qualquer outra informação que possa levar à identificação. O recurso deve ser realizado exclusivamente pelo site da OAB, e não serão aceitos recursos enviados por fax, correio eletrônico ou pelos Correios, tampouco fora do prazo.
O que diz o edital sobre os recursos para a 2ª fase do 40º Exame de Ordem da OAB?
No momento da interposição de cada recurso, o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos gerará um número de protocolo único, que deverá ser anotado pelo Examinando. Somente serão considerados interpostos os recursos aos quais tenha sido atribuído o respectivo número de protocolo.
O examinando, ao interpor recurso, deverá apontar expressamente para qual item do espelho de correção está pleiteando a pontuação, bem como deverá indicar em qual linha ou intervalo de linhas do caderno de resposta encontra-se o texto que sustenta a sua argumentação.
Cada examinando poderá interpor um recurso por questão objetiva, por questão discursiva e acerca da peça profissional, limitado a até 5.000 caracteres cada um. Portanto, o examinando deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.
A partir da data de divulgação dos resultados da prova prático-profissional será possível ao examinando, por meio de consulta individual no endereço eletrônico oab.fgv.br, acessar a imagem digitalizada de suas folhas de textos definitivos, assim como o padrão de respostas esperado para as questões discursivas/peça profissional e o espelho de correção de sua prova, especificando a pontuação obtida em cada um dos critérios de correção da prova, de modo a conferir ao examinando todos os elementos necessários para a formulação de seu recurso, se assim entender necessário.
Com o Aprova estudar para OAB não é complicado
O exame da OAB é conhecido por impor grandes dificuldades aos candidatos. Sem uma preparação adequada, seu sonho de se tornar Advogado se torna distante. Porém, com um curso preparatório elaborado por especialistas especialmente para este exame, a aprovação se torna mais próxima de você.