Há poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019, portanto, confira uma videoaula de revisão completa de “Física ENEM” com o professor André Felipe:

 

O que mais cai em física ENEM

Conforme citado no vídeo acima, veja em resumo os temas que mais aparecem na prova do ENEM:

Física ENEM: Ondulatória

Parte da Física que estuda as ondas – que são qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio.

Entre os principais assuntos que você deverá saber, temos:

  • – Reflexão: Ocorrerá sempre que uma onda atingir determinada superfície e voltar a propagar-se no meio de origem. Essa onda manterá a velocidade, frequência e comprimento de onda iguais aos da onda incidente.
  • – Refração: Ocorre quando a onda muda seu meio de propagação. Por exemplo, a luz do Sol vem da estrela através do vácuo e sofre refração ao entrar na atmosfera da Terra. A velocidade de propagação será alterada, pois a mudança de meio gera mudança no comprimento de onda. A frequência das ondas, por depender da fonte geradora, não é alterada na refração.
  • – Difração: Trata da capacidade das ondas de contornar obstáculos. Acontece em todos os tipos de ondas e é facilmente perceptível no caso das ondas sonoras. Um exemplo é quando estamos ouvindo uma música sendo tocada do outro lado de um muro.
  • – Efeito Doppler: ocorre quando existe aproximação ou afastamento relativo entre uma fonte de ondas e um observador. O fenômeno ocorre porque a velocidade de propagação de uma onda, seja ela qual for, depende exclusivamente do meio pelo qual ela propaga-se.

 

Para finalizar, em conclusão, clique no link abaixo, cadastre-se e teste seus conhecimentos com um simulado gratuito com questões de “Física ENEM”. Comece agora mesmo!

Mais revisões para o ENEM

Veja também revisões das disciplinas de português, literatura, matemática, biologia e química em nosso blog. Clique aqui para saber mais!

Próximos assuntos da Revisão ENEM

Nesse sentido, a nossa revisão para o ENEM continua nos próximos dias, com mais disciplinas que serão cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira as datas dos temas que serão publicados em breve:

  • – Filosofia: 23/10
  • – Geografia: 24/10
  • – Sociologia:  25/10
  • – História: 28/10

Dessa maneira, as videoaulas estarão disponíveis no Youtube do Aprova e os simulados estarão disponíveis, em nossa plataforma Aprova Questões. Não só as videoaulas como também os simulados serão divulgados gratuitamente!

Saiba tudo sobre o ENEM 2019

O ENEM é utilizado como método de avaliação dos conhecimentos sobretudo antes do ingresso em uma instituição de ensino superior. Entretanto, pode fazer o ENEM quem já concluiu ou está no último ano do ensino médio.

Portanto, as provas do ENEM 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro:

03/11/19: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.
10/11/19: Ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta quarta-feira (16) o Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2019. No documento os estudantes terão acesso ao local onde farão o exame neste ano.

O Cartão deve ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download na Apple Store e Google Play. O participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.

Inegavelmente, além de avaliar o estudante, o ENEM é usado como critério de seleção para ingressar em universidades públicas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). O exame serve também para quem deseja entrar em uma universidade particular com bolsa do ProUni  (Programa Universidade Para Todos) ou para conseguir suporte financeiro através do FIES (Financiamento Estudantil).

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *