Devem ser oferecidas vagas em cargos de níveis médio e superior

A Polícia Civil de Rondônia (PC RO) pretende realizar um novo concurso público ainda em 2019. O prazo de validade do último certame, que aconteceu em 2014, já expirou e isso faz com que uma nova seleção se torne necessária. Apesar de o governo ainda não se pronunciar sobre o assunto, a expectativa é grande de que realmente aconteça.

Deverão ser disponibilizadas vagas para candidatos que possuam níveis médio e superior, em funções como Técnico, Agente, Perito e Delegado. Em breve podemos ter novidades sobre autorização, formação de comissão, e claro, escolha da banca organizadora.

 

Requisitos e atribuições das funções

Se tivermos os mesmos cargos oferecidos no último concurso, as exigências e atribuições serão as seguintes:

Nível Superior

  • Delegado – Executar a atividade de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle e administração policial estadual, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais a administrativos.
  • Perito Criminal – Executar atividades de nível superior, envolvendo planejamento, coordenação, controle e elaboração de perícia criminalística, atendimento em locais de crimes de qualquer natureza, elaboração de laudos, relatórios, pareceres técnicos e outras atividades afins.

Nível Médio

  • Agente – Atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades legais necessárias aos inquéritos, investigações e demais serviços relacionados à apuração de delitos, infrações penais e processos administrativos.
  • Escrivão – Atividades relacionadas ao cumprimentos das formalidades legais necessárias aos inquéritos, aos processos administrativos e aos demais serviços cartorários.
  • Datiloscopista – Atividades envolvendo a coleta, a análise, a classificação, a pesquisa e o arquivamento de impressões digitais, bem como procedimentos relacionados à expedição de carteiras de identidade.
  • Técnico em Necropsia – Auxiliar nas necropsias, exumações, operações e dissecações, recomposição, sutura e pesagens de cadáveres, sob orientação imediata para exames de laboratório, registrar a entrada e saída dos cadáveres no Instituto Médico Legal, bem como desempenhar outras atividades de interesse do órgão.
  • Agente de Criminalística – Auxiliar o perito criminal no levantamento de perícias externas e internas, de âmbito geral, visando subsidiar os estudos referentes ao trabalho policial, executar serviços de fotografia para ilustração de laudos periciais, bem como desempenhar atividades administrativas e outras atividades de interesse do órgão.
  • Técnico de Laboratório – Auxiliar o perito criminal nas atividades realizadas no Laboratório Central de Polícia Técnica, bem como desempenhar atividades administrativas e outras atividades de interesse do órgão.

 

Último concurso PC RO

Aconteceu em 2014 e ofereceu um total de 144 vagas de níveis médio e superior, divididas da seguinte forma: Delegado (10), Perito Criminal (8), Agente (40), Escrivão (70), Datiloscopista (5), Técnico em Necropsia (7), Agente de Criminalística (2) e Técnico de Laboratório (2). Para os cargos de nível médio o salário era de R$ 3.332,46 e para os de nível superior a remuneração inicial era de R$ 11.213,14. Foram 28.975 inscritos, sendo que mais da metade (15.019) apenas para a função de Agente.

O concurso PC RO de 2014 foi realizado em três etapas para os candidatos aos cargos de nível superior, sendo a primeira composta por prova objetiva, prova discursiva, teste de aptidão física e prova de títulos; a segunda com uma prova oral; e a terceira sendo um Curso de Formação Profissional, onde também se realizaram a investigação social e a avaliação psicológica.

Já para aqueles que concorreram aos cargos de nível médio, foram três etapas. A primeira contendo prova objetiva, redação, teste de capacidade física e prova prática de digitação (apenas para o cargo de Escrivão); e a segunda com o Curso de Formação Profissional, onde também houve investigação social e avaliação psicológica.

Nas provas objetivas foram cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Conhecimento Regional, além é claro, de conhecimentos específicos.

Para ver o edital do concurso da PC RO 2014 clique aqui.

 

Aprovada na prova objetiva foi aluna do Aprova

A aluna Laíse Soares se preparou com um dos cursos online oferecidos pelo Aprova e teve sucesso na prova objetiva do concurso da PC RO em 2014. Veja na íntegra o depoimento de Laíse e saiba como ela conquistou um ótimo desempenho, clicando aqui.

 

Antecipe a preparação para o concurso PC RO

Iniciar a preparação antes mesmo da divulgação do edital faz toda diferença na hora de disputar uma das vagas. No Aprova você encontra cursos online pré-edital que vão te mostrar como ser aprovado no concurso da Polícia Civil de Rondônia.

Não se preocupe em criar um plano de estudos, pois nós já fizemos isso por você, basta assistir as videoaulas na ordem que sugerimos e você automaticamente está se preparando da maneira mais eficaz.

E tem mais… Você não vai mais perder tempo com assuntos desnecessários, aqueles que sequer serão cobrados no concurso. Aqui você tem conteúdo que realmente cairá na prova, assim ganha tempo e sai na frente da concorrência. Só o Aprova faz isso!

 

ANTECIPE SEUS ESTUDOS PARA O CONCURSO DA PC RO COM O APROVA

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 606 8889

 

Como dito anteriormente, uma das disciplinas cobradas no último concurso da PC RO e que certamente também estará no conteúdo programático do próximo certame é Língua Portuguesa. E ninguém melhor que a Prof.ª Carolina Santana, fera no assunto, para te dar dicas preciosas e que serão muito úteis durante sua preparação. Assista!

 

 

Aprova Questões – A prática que te leva à perfeição!

É extremamente importante praticar com questões e provas anteriores, assim você reforça o conteúdo estudado, testa seus conhecimentos e avalia quais assuntos merecem maior atenção. Desta forma, quando chegar o grande dia da prova, você estará preparado para responder com convicção e sem nervosismo.

Comprando o curso online para o concurso PC RO ou qualquer outro disponível no site do Aprova, você terá à disposição o “Aprova Questões”, uma plataforma com milhares de questões para praticar, inclusive contendo resoluções em vídeo.

 

Sobre o concurso PC RO 2019

  • Banca: a definir
  • Cargos: Vários
  • Vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Níveis: Médio e Superior
  • Situação: PREVISTO PARA 2019

 

Concursos em 2019:  O que mais está por vir na área Policial

Além do concurso PC RO, muitos outros na área policial já estão autorizados ou previstos para acontecerem no decorrer deste ano. Milhares de vagas serão oferecidas. Confira alguns destaques:

Concurso PC RN que oferecerá mais de 300 vagas de nível superior.

Concurso PM AM com mais de 680 vagas de níveis médio e superior.

Concurso PC CE autorizado a oferecer quase 1.500 vagas de nível superior.

Concurso PM PR com previsão de 2.400 vagas na função de Soldado.

Concurso PC RJ que terá 1.000 vagas para todos os níveis de escolaridade.

E muitos outros, que você pode conferir aqui mesmo, no blog do Aprova Concursos.

Escolha aquele onde está a vaga dos seus sonhos e inicie agora mesmo sua preparação!

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Uma resposta para “Concurso PC RO pode acontecer AINDA EM 2019”

  1. laiz cristina disse:

    muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *