Seja a matriz , qual o valor do determinante da matriz M?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
Na educação escolar, o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula e que está diretamente relacionado ao aspecto didático, pode ser denominado:
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando, nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é incorreto o que se afirma na alternativa:
Analise cada afirmativa abaixo e preencha os parênteses com V, se for verdadeira, e com F, se for falsa.
( ) O jogo simbólico ou o faz de conta possibilita que a criança desenvolva a capacidade de imaginar e representar, além de abrir caminho para a autonomia, a criatividade e a exploração de significados e sentidos.
( ) O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotarem outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.
( ) As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais, entre outros, limitam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
( ) Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos; dessa forma, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), a avaliação na Educação Infantil é concebida de acordo com os seguintes itens: I. Um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e a ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. II. Momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. III. Um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. Está (estão) correto(s):
Trabalhando 8 horas por dia, 5 funcionários conseguem fazer 16 tarefas. Admitindo que todos os funcionários têm a mesma capacidade de trabalho e que todas as tarefas são idênticas, quantas tarefas serão realizadas por 6 funcionários durante 10 horas?
A educação do futuro lança muitos desafios. Torna-se necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá atender ao disposto na alternativa:
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e, consequentemente, muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta corretamente de acordo com a alternativa:
Considere as concepções a seguir relacionadas ao cuidar na instituição de Educação Infantil:
I. Embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, é necessário compreendê-lo como parte integrante da educação.
II. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
III. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
IV. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
Na Educação Infantil o cuidado com o corpo, os ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que elas possam ficar sozinhas se assim o desejarem, dentre outras atividades, são classificadas corretamente de acordo com o item da alternativa: