A avaliação de aprendizagem do conhecimento biológico desempenha diversas funções na prática pedagógica dos professores, tais como diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação com função formativa é aquela que
Relacione, corretamente, as organelas celulares com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considerando os processos responsáveis pela perda da biodiversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) O processo global de fragmentação de habitats causa redução na área total da floresta e fragmentação progressiva dos remanescentes de florestas naturais em pequenas manchas, isoladas por plantações ou pelo desenvolvimento agrícola, industrial ou urbano.
( ) O efeito de borda promove a diminuição da disponibilidade de luz, dessecação do habitat, menor exposição a ventos, mudanças na abundância e distribuição das espécies; além de alterações nas interações ecológicas.
( ) Devido às vantagens competitivas em relação às espécies residentes e à ausência de predadores, as espécies invasoras conseguem dominar os nichos ocupados pelos organismos nativos, podendo alterar profundamente a estrutura e a composição das populações e comunidades locais.
( ) A monocultura reduz a biodiversidade e favorece o aumento de pragas, doenças e plantas espontâneas nos cultivos, demandando menor uso de agrotóxicos, o que favorece o aumento dos inimigos naturais dos insetos pragas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:
Assinale a opção que corresponde a fatores limitantes da produtividade primária em comunidades terrestres.
Relacione, corretamente, as abordagens metodológicas apresentadas a seguir com suas respectivas características, numerando os parêntese abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1- Demonstração
2- Aula de campo
3- Desenvolvimento de projeto
( ) De modo geral acontece a partir da seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, execução do plano elaborado, análise e apresentação dos resultados.
( ) Necessita, inicialmente, do reconhecimento prévio do local, elaboração do roteiro de trabalho, organização dos grupos, autorização dos responsáveis e da direção da escola e organização do transporte.
( ) Possibilita que todos vejam o mesmo fenômeno simultaneamente. Sua utilização é justificada pela economia de tempo e disponibilidade limitada de material.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
As células são unidades da estrutura e da função biológica. Atente às seguintes afirmações sobre os tipos celulares, sua organização, estrutura e função:
I. Embora estruturalmente menos complexas do que as células eucarióticas, as células procarióticas são funcionalmente complexas, realizando milhares de transformações bioquímicas.
II. Organismos pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea possuem organização celular procariótica e isso significa que eles apresentam compartimentos internos limitados por membranas.
III. Organismos pertencentes aos reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia possuem organização celular eucariótica e possuem DNA contido em um compartimento delimitado por membrana – o núcleo.
É correto o que se afirma em
Em relação ao sistema reprodutor humano masculino e feminino, é correto afirmar que
Suponha que do cruzamento de um pato e uma pata, ambos de pelo branco, nasça um pato de pelo preto, que é a característica recessiva. Sobre essa situação, é correto afirmar que afirmar que
No ensino de biologia, têm-se utilizado modelos como recursos didáticos para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem. Em relação aos modelos como recursos didáticos analise as seguintes proposições.
I. Modelos didáticos são representações de estruturas ou partes de processos, confeccionadas a partir de material concreto, que permitem materializar uma ideia ou um conceito.
II. O uso de modelos didáticos permite a mediação entre o teórico e o empírico, aproxima o aluno de temas abstratos e insere um caráter lúdico e participativo no ensino.
III. A confecção de bons modelos didáticos é favorecida pela confluência entre conhecimentos científicos da estrutura a ser representada e habilidades artísticas.
IV. Entre as vantagens de professores e alunos confeccionarem seus próprios modelos didáticos podemos citar a possibilidade de confeccionar estruturas tridimensionais com materiais de baixo custo
É correto o que se afirma em
A avaliação institucional consiste em um processo de aperfeiçoamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Nessa perspectiva, assinale a opção que corresponde a um princípio básico da avaliação institucional.
Considerando a justificativa para a acentuação da palavra “pôde" em “... mas que nunca pôde ser totalmente esquecida" (linhas 26- 27), assinale a opção em que a acentuação do termo destacado é justificada pelo mesmo motivo.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como principal finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco situações para as quais servem os resultados do ENEM, é correto afirmar que esse exame
I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.
II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais.
III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.
Estão corretas as complementações contidas em
Em relação à fotossíntese, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) Na primeira etapa da fotossíntese ocorrem reações fotodependentes que convertem energia luminosa em energia química, formando ADP a partir de ATP.
( ) Durante a segunda etapa da fotossíntese acontecem as reações bioquímicas que ocorrem nas membranas dos tilacóides.
( ) A transferência de elétrons do fotossistema I para o fotossistema II é realizada por uma cadeia transportadora de elétrons.
( ) A reação inicial no ciclo de Calvin, catalisada pela enzima rubisco, adiciona o CO2 a um composto de cinco carbonos.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
No que diz respeito aos níveis de diversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) A diversidade filogenética considera que a diversidade é maior em uma comunidade na qual as espécies são filogeneticamente mais distintas.
( ) A diversidade funcional é a maneira com que a variação dos ecossistemas e das características das espécies influenciam no funcionamento das comunidades.
( ) Segundo a diversidade orgânica, possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie apresente características únicas, não compartilhadas com outros seres.
( ) A diversidade genética é gerada, principalmente, pela seleção natural, recombinação e mutações genéticas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: